AVISOS

NOTA TÉCNICA - Divulgado edital do vestibular para Medicina e demais cursos. CONFIRA

Sarau poético e leitura de literatura infantil

Foi realizado nos dias 04 e 11 de junho, o sarau poético e leitura de obras de Literatura Infantil com o curso de Pedagogia.

O Sarau poético e leitura de literatura infantil foi realizada na Faculdade Multivix unidade de Cariacica com os alunos do curso de Pedagogia e foi desenvolvida dentro da disciplina de Literatura Infanto-Juvenil, ministrada pela professora Lorena Vieira.

A atividade envolveu todos os alunos da turma e cada grupo apresentou possibilidades de trabalho com a literatura infantil dentro dos espaços escolares e com objetivo na formação de leitores. Foram realizadas dramatizações, leituras poéticas e contação de histórias, a partir de textos de autores como Ruth Rocha, Ziraldo, Marcos Bagno e Ana Maria Machado. O foco principal da atividade foi refletir sobre a importância da leitura de literatura infantil e o papel docente na mediação e formação de leitores. Vale ressaltar que um doa maiores desafios da escola é formar leitores que saibam ler as palavras e também o mundo a sua volta. O professor é peça fundamental nesse processo, mas para que o trabalho seja bem-sucedido é importante que ele seja bem planejado e que o professor conheça as obras com as quais pretende trabalhar.

Apesar de ter sido realizada dentro da disciplina semestral, a atividade proposta dialogou com outras áreas do conhecimento e resultou em um trabalho interdisciplinar, fundamental na formação dos leitores! A atividade foi pensada para dialogar a prática com a teoria, pois em cada trabalho foram destacados aspectos importantes do trabalho docente, dentre eles: ilustrações,  fonte do texto, gêneros textuais, autoria e objetivos do trabalho com a leitura em sala de aula.