Pesquisa e Extensão

Pesquisa

O mundo de hoje exige profissionais atentos, atualizados, titulados, criativos, conscientes, preparados para romper as barreiras, os paradigmas e enfrentar as mudanças, buscando sempre a ascensão do empírico para o científico, que é obtida pela pesquisa.

O desenvolvimento da pesquisa realimenta o ensino, promove o aperfeiçoamento de docente, atualiza, aprofunda e amplia a formação de alunos, incitando sua criatividade e pensamento reflexivo, preparando-os para ascensão como pesquisadores e cidadãos, estimulando a inovação e a busca por transformações social.

Pesquisa e Extensão

A Multivix, em sua trajetória, seguindo a sua missão de formar profissionais com consciência cidadã para o mercado de trabalho, com elevado padrão de qualidade, sempre mantendo a credibilidade, segurança e modernidade, pensando sempre na satisfação dos clientes e colaboradores, vem priorizando ações na busca pela inovação e excelência no ensino, visando à produção e a extensão do conhecimento nas diferentes áreas do saber.A instituição, reconhece que por meio da pesquisa científica associada a um ensino de excelência é possível desenvolver pessoas e alcançar o verdadeiro conhecimento. Assim, estudos científicos são essenciais na geração de conhecimentos, entendimento dos aspectos da tecnologia, realidade social, do potencial ambiental e humano.

Espera-se que os resultados da pesquisa, sobretudo, as aplicadas, trabalhadas em parceria em forma de redes, seguindo as demandas regionais, se bem aproveitados, podem promover melhoria da qualidade de vida das pessoas, contribuindo para a transformações da sociedade, como também, do ambiente.

Programa de Gestão da Pesquisa Científica da Multivix

Pensando no Espírito Santo como um todo, nas suas potencialidades, diversidades ambiental e social, nos problemas regionais com carência de respostas, nos recursos humanos e estruturas das oito unidades da Multivix, localizadas em macro ambientes representativos do Estado, foi desenvolvido o Programa de Gestão da Pesquisa Científica da Instituição.

Objetivo Geral

Fortalecer a pesquisa científica da Multivix, pelo aprimoramento do planejamento, organização, incentivos, captação de recursos, elaboração e acompanhamentos de projetos, capacitação dos recursos humanos, uniformização de procedimentos nas unidades, publicações, eventos, tendo como base as demandas regionais aplicadas, levantadas e priorizadas pelas suas diferentes unidades.

Gestão da Pesquisa Multivix

A gestão da pesquisa da Multivix é realizada por uma coordenação geral, localizada em Vitória, sete coordenações locais de pesquisa (Vitória, Serra, Cariacica e Vila Velha, Nova Venécia, São Mateus, Castelo e Cachoeiro de Itapemirim), com o compartilhamento de atividades e ações, envolvendo as coordenações acadêmicas e de cursos e, dos grupos de pesquisa, representado pelo fluxograma abaixo.
A diferente unidade da instituição atua em projetos de Iniciação Científica, Trabalhos de Conclusões de Cursos, projetos de pesquisa financiados por agentes externos (editais), publicações.

Fluxograma

Fluxograma

Descrição do organograma

Coordenações locais de pesquisa

A coordenação de pesquisa de cada unidade da Multivix, formada pelas Coordenações Acadêmica e de pesquisa, tem as seguintes atribuições:

  • Definição da política de pesquisa de cada unidade;
  • Organização, levantamento e priorização de problemas/demandas de pesquisa levando em consideração os aspectos regionais;
  • Criação, organização e acompanhamento dos trabalhos de grupos de pesquisas.
  • Organização de capacitações para professores e profissionais que atuam em orientações de Iniciação Científica, Trabalho de Conclusão de Curso, coordenação de projetos em grupo de pesquisa;
  • Realização do monitoramento de editais de pesquisa;
  • Mobilização e capacitação de professores/pesquisadores de cada unidade a participar de editais de pesquisa.
  • Elaboração de editais interno de Iniciação científica;
  • Acompanhamento técnico e financeiro de projetos de iniciação científica e de editais externo de pesquisa;
  • Organização das Jornadas de Pesquisa;
  • Buscar parcerias locais e regionais visando fortalecimento da pesquisa.
  • Oferecer o supor na divulgação de resultados de pesquisa em publicações técnicos-científica.

Comitê geral de pesquisa

O comitê geral de pesquisa Multivix, formada pelas Coordenações Acadêmica, geral e de pesquisa de cada unidade tem as seguintes atribuições:

  • Definir e buscar os meios que foram necessários para operacionalização da política geral de pesquisa da Multivix.
  • Contribui para as decisões técnicas, administrativas, de divulgações e publicações, para fortalecimento, operacionalização e gestão da pesquisa.
  • Direcionar esforços para captação de recursos.
  • Fortalecer as parcerias interinstitucionais da pesquisa.
  • Avaliar os resultados geral de pesquisa da instituição e direcioná-los a sociedade.

Coordenação geral da pesquisa

A coordenação geral da pesquisa atua com uma visão holística, direcionando os esforços para trabalhar de forma compartilhada, envolvendo as unidades da instituição.
Essa coordenação atua na orientação, organização, articulação, interação, acompanhamento e como facilitador dos trabalhos associados a pesquisa das diferentes unidades da instituição, visando a integração de esforços para promoção de desenvolvimento regional e todas as unidades da Instituição.

Gestores da pesquisa da Multivix

Coordenação Geral da Pesquisa: Romário Gava Ferrão, Eng. Agr., D.Sc Genética e Melhoramento Plantas, pesquisador.

Coordenação de Pesquisa – Assessoria Acadêmica: Cecília Montibeller Oliveira, Eng. Civil., M.Sc Engenharia Urbana Ambiental.

Coordenação Pesquisa – Cachoeiro Itapemirim

Laureanny Madeira

Nelson Coimbra Ribeiro Neto

Coordenação Pesquisa – Cariacica

Larissa Jaretta Souza

Cecília Montibeller Oliveira

Coordenação Pesquisa – Castelo

Laureanny Madeira

Nelson Coimbra Ribeiro Neto

Coordenação Pesquisa – Nova Venécia

Ana Paula Machado

Josete Pertel

Coordenação Pesquisa – São Mateus

Mariana de Jesus Lima

Josete Pertel

Coordenação Pesquisa – Serra

Daiana Valt Nepomuceno

Mariana Ferrão Bittencourt

Coordenação Pesquisa – Vila Velha

Livia Caroline Souza Gonçalves Ferrão

Thaisa Helena Fonseca Medeiros

Coordenação Pesquisa Multivix Vitória

Michelle Moreira

Ana Cristina de Oliveira Soares

Regimentos internos ligadas à Pesquisa

Editais de Iniciação Científica e Tecnológica

Resultado de Editais

Formulários

SIAPPE Sistema Acompanhamento de Projetos de Pesquisa e Extensão

Os registros e instruções para inscrição deverão ser efetuados exclusivamente online através do preenchimento dos formulários eletrônicos disponíveis no SIAPPE – Sistema Acompanhamento de Projetos de Pesquisa e Extensão.

Programa de Pesquisa nas diferentes Unidades da Multivix

Olá, eu sou a Malu, consultora virtual da Multivix.

Estou aqui para te ajudar!