FIES - Fundo de Financiamento Estudantil

O que é o FIES?

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do Ministério da Educação (MEC) destinado à concessão de financiamento a estudantes regularmente matriculados em cursos superiores presenciais não gratuitos e com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC.

Cronograma do FIES?

  • Inscrições: 12 a 15 de março de 2024
  • Resultado FIES: 21 a 26 de março de 2024
  • Complementação das informações da inscrição: 22 a 26 de março de 2024
  • Lista de espera FIES: 28 de março a 30 de abril de 2024

Baixe o checklist exclusivo para organizar sua documentação!

Preencha o formulário para ser lembrado da abertura da inscrição e receber o checklist completo da documentação.


Como participar do FIES?

Para conseguir o crédito do FIES – Fundo de Financiamento Estudantil, basta querer estudar ou estar estudando em uma instituição credenciada e seguir os seguintes passos:

1

Inscrever-se no FIES pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

2

Concluir a inscrição no SisFies (acessounico.mec.gov.br) e validar as informações na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição de ensino;

3

Dirigir-se à instituição bancária para contratar o financiamento.

FIES é um programa do Ministério da Educação que tem por objetivo oferecer oportunidade de formação acadêmica para ingressantes e matriculados em Instituições do Ensino Superior de qualquer período. Portanto, se você não se encaixa em nenhum dos programas de bolsas de estudo, esta é uma excelente oportunidade de cursar a faculdade utilizando crédito educativo. Você pode financiar até 100% do valor do seu curso e pagar só depois da formatura!

Como escolher a Multivix?

Na inscrição do programa será necessário escolher a instituição de ensino na qual pretende estudar. Por critérios do Ministério da Educação, as instituições não são apresentadas por seu nome fantasia, portanto, vale ficar atento aos nomes das unidades Multivix inscritas:

  • Unidade de Cachoeiro de Itapemirim: UNES – Faculdade do Espírito Santo
  • Unidade de Cariacica: Faculdade São Geraldo – FSG, Multivix Cariacica – Faculdade Integrada de Cariacica e Multivix Cariacica – Faculdade Capixaba de Cariacica
  • Unidade de Nova Venécia: Multivix Nova Venécia – Faculdade Capixaba de Nova Venécia
  • Unidade de São Mateus: Multivix São Mateus – Faculdade Norte Capixaba de São Mateus
  • Unidade de Serra: Multivix Serra – Faculdade Capixaba da Serra
  • Unidade de Vila Velha: Multivix Vila Velha – Faculdade Integrada de Vila Velha e Multivix Vila Velha – Faculdade Capixaba de Vila Velha
  • Unidade de Vitória: Multivix Vitória – Faculdade Brasileira e Faculdade Brasileira de Cachoeiro (Medicina)

Veja as Vantagens do FIES

01 Valor do crédito

O percentual de financiamento dos encargos educacionais será definido de acordo com o comprometimento da renda familiar mensal bruta per capita em reais e o encargo educacional cobrado pela instituição de ensino superior (IES) em reais.

02 Juros

O FIES tem taxa zero.

03Notas mínimas do ENEM

Alunos precisam de 450 pontos na média do Enem e nota diferente de zero na redação.

04 Agentes financeiros

O agente do crédito será a Caixa Econômica Federal (CEF).

Veja as dúvidas mais frequentes

01 É exigido o ENEM para o FIES?

Poderá se inscrever no processo seletivo o candidato que participou do ENEM, a partir da edição de 2010 e tenha obtido média aritmética das notas nas provas igual ou superior a 450 (quatrocentos e cinquenta) pontos e nota superior a 0 (zero) na redação. Também é necessário possuir renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até 3 (três) salários mínimos.

Lembramos que compete, exclusivamente, ao candidato certificar–se de que cumpre os requisitos estabelecidos para concorrer ao referido processo seletivo, observadas as vedações previstas no Edital do processo seletivo vigente.

02Quem pode solicitar o FIES?

Podem solicitar o financiamento os estudantes de cursos presenciais de graduação não gratuitos com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), oferecidos por instituições de ensino superior participantes do Programa, e que atendam as demais exigências estabelecidas nas normas do FIES para essa finalidade.

03Quem não pode solicitar o FIES?

É vedada a inscrição no FIES a estudante:

  • que não tenha sido pré-selecionado no processo conduzido pelo MEC;
  • cuja matrícula acadêmica esteja em situação de trancamento geral de disciplinas no momento da inscrição;
  • que já tenha sido beneficiado com financiamento do FIES, exceto o estudante financiado pelo programa que mediante requerimento ao Agente Operador do Fundo comprovar o não usufruto do financiamento e o encerramento antecipado do contrato;
  • inadimplente com o Programa de Crédito Educativo (PCE/CREDUC);
  • beneficiário de bolsa integral do ProUni;
  • beneficiário de bolsa parcial do ProUni em curso ou IES distintos da inscrição no FIES;
  • que tenha participado do Exame Nacional do Ensino Médio Enem – a partir da edição de 2010 e obtido média aritmética das notas nas provas inferior a 450 (quatrocentos e cinquenta) pontos e/ou nota na redação igual a 0 (zero);
  • cuja renda familiar mensal bruta per capita seja superior a 3,0 (três) salários mínimos.

04O FIES financia todos os cursos? Existe algum limite financeiro para os cursos?

Poderão ser financiados os cursos de graduação com conceito maior ou igual a 04 (quatro) no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), das instituições de ensino superior participantes do FIES.

Os cursos que ainda não possuam avaliação no SINAES e que estejam autorizados para funcionamento, segundo cadastro do MEC, também poderão participar do Programa.

05O que é Aditamento do FIES?

O Aditamento de Contrato do FIES é a confirmação de continuidade do financiamento que deve ser realizada a cada novo semestre letivo.

06 Como fazer o aditamento do FIES?

O aditamento é feito diretamente no site www.sifiesweb.caixa.gov.br. Basta informar CPF e senha no sistema e acessar a página pessoal do aluno.

Existem dois tipos de aditamento:

Simplificado: Basta imprimir o Comprovante de Conclusão da Solicitação de Aditamento.

Não simplificado: você deverá comparecer à CPSA para retirada do documento de DRM assinado e, em seguida, dirigir-se ao Agente Financeiro (banco), acompanhado dos fiadores e do seu representante legal, se aplicável.

07 Qual o prazo para realização do Aditamento do FIES?

O prazo para o aditamento é de 20 dias a partir da solicitação feita pela Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição, que acontece no início do semestre letivo. O não aditamento implica o cancelamento do contrato e a cobrança dos valores pagos.

Olá, eu sou a Malu, consultora virtual da Multivix.

Estou aqui para te ajudar!