PROUNI - Bolsa de Estudo

Mais de 2.500 bolsas de estudos para graduação na modalidade EAD e Presencial.

Como participar do Prouni?

Para participar do PROUNI – Programa Universidade para Todos, é necessário atender à alguns pré-requisitos, entre eles, escolher uma instituição credenciada e ter feito o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). Para concorrer à bolsa, cadastre-se no Portal de Inscrição do PROUNI e acompanhe os resultados para saber se foi beneficiado.
Fique atento aos prazos do programa para 2024/1.

Período de Inscrição do Prouni:

de 29/01 e 02/02/2024

Resultado da 1ª chamada do Prouni:

Divulgação: 06/02/2024
Entrega da documentação: 06 a 20/02/2024

Resultado da 2ª chamada do Prouni:

Divulgação: 01/03/2024
Entrega da documentação: 01 a 12/03/2024

Manifestar interesse na lista de espera do Prouni:

Período para manifestar interesse: 18 a 19/03/2024
Resultado: 22/03/2024
Entrega da documentação: 23 a 04/04/2024

O que é PROUNI?

É um programa do Ministério da Educação, criado pelo Governo Federal em 2004, que oferece bolsas de estudo de até 100% em instituições de educação superior privadas, a estudantes brasileiros de baixa renda sem diploma de nível superior. O PROUNI é o maior programa de concessão de bolsas de estudo da história da educação brasileira.

Como escolher a Multivix?

Na inscrição do programa será necessário escolher a instituição de ensino na qual pretende estudar. Por critérios do Ministério da Educação, as instituições não são apresentadas por seu nome fantasia, portanto, vale ficar atento aos nomes das unidades Multivix inscritas:

  • Polos EAD: Multivix Serra – Faculdade Capixaba da Serra ou Multivix Nova Venécia – Faculdade Capixaba de Nova Venécia (Selecione instituição e depois o polo de interesse)
  • Unidade de Cachoeiro de Itapemirim: UNES – Faculdade do Espírito Santo
  • Unidade de Cariacica: Faculdade São Geraldo – FSG, Multivix Cariacica – Faculdade Integrada de Cariacica e Multivix Cariacica – Faculdade Capixaba de Cariacica
  • Unidade de Nova Venécia: Multivix Nova Venécia – Faculdade Capixaba de Nova Venécia
  • Unidade de São Mateus: Multivix São Mateus – Faculdade Norte Capixaba de São Mateus
  • Unidade de Serra: Multivix Serra – Faculdade Capixaba da Serra
  • Unidade de Vila Velha: Multivix Vila Velha – Faculdade Integrada de Vila Velha e Multivix Vila Velha – Faculdade Capixaba de Vila Velha
  • Unidade de Vitória: Multivix Vitória – Faculdade Brasileira e Faculdade Brasileira de Cachoeiro (Medicina)

Como participar?

1

Processo de seleção através da prova do ENEM

2

Cadastro através do site do PROUNI solicitando bolsas de 50% ou 100% de acordo com a renda familiar

3

Acompanhar seleção na 1ª chamada, 2ª chamada e lista de espera até preencher todas as vagas

4

Providenciar documentos comprobatórios tais como renda familiar e outros – Não ter diploma de nível superior

Baixe o checklist exclusivo para organizar sua documentação!

Preencha o formulário para ser lembrado da abertura da inscrição e receber o checklist completo da documentação.


A documentação deverá ser enviada digitalizada por e-mail ou entregue presencialmente.

  • Polos EAD: A entrega da documentação será presencial no polo da vaga preiteada.

Tipos de bolsas oferecidas

Bolsa Integral

100% – Para estudantes que possuam renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio.

Divisor Vertical

Bolsa Parcial

50% – para estudantes que possuam renda familiar, por pessoa, de até três salários mínimos.

CONDIÇÕES PARA PARTICIPAR

  • Ter concluído o ensino médio completo em escolas da rede pública de ensino ou em instituição privada desde que na condição de bolsista integral ou parcial ou sem a condição de bolsista;
  • Ter obtido média mínima de 450 pontos nas provas objetivas do ENEM 2022 e 2023 e não ter zerado a redação.
  • Pessoa com Deficiência;
  • Professor em exercício da rede pública de ensino de educação básica;
  •  Não possuir curso superior, exceto em casos de complementaridade entre bacharelado/licenciatura para o mesmo curso.

OUTRAS INFORMAÇÕES

1

O PROUNI não cobre ou ressarce mensalidades pagas pelo estudante em semestres anteriores ao da concessão da bolsa. O estudante que já está matriculado na instituição de ensino e é beneficiado por uma bolsa no processo seletivo regular do PROUNI, terá devolvido pela respectiva instituição, o valor das parcelas por ele já pagas apenas no semestre em que foi contemplado. No caso de bolsa integral, será devolvida a totalidade das semestralidades ou anuidades escolares, e no caso de bolsa parcial, caberá devolver 50% do valor pago. O estudante contemplado com bolsa remanescente não tem direito ao ressarcimento das parcelas já pagas.

2

O candidato que se inscreveu no SISU também pode se inscrever no PROUNI, desde que se enquadrem nas regras específicas do Programa.

3

A nota mínima estabelecida pelo MEC para participar no processo seletivo do PROUNI é de 450 (quatrocentos e cinquenta) pontos na média do ENEM sem ter zerado a redação.

4

Os resultados do processo seletivo do PROUNI são disponibilizados na internet, por meio do Portal do MEC (acessounico.mec.gov.br/prouni), pelo telefone 0800-616161 e também pelas instituições participantes do Programa. É de inteira responsabilidade dos candidatos pré-selecionados observarem o cumprimento dos prazos estabelecidos, bem como o acompanhamento de eventuais alterações.

5

No caso de transferência de bolsa de uma instituição para outra instituição é necessário que:

  • As instituições de origem e de destino estejam de acordo com a transferência;
  • A instituição e o respectivo curso para o qual o estudante deseja se transferir estejam regularmente credenciados no Programa;
  • Exista vaga de bolsa no curso para o qual o estudante deseja se transferir.

Veja as dúvidas mais frequentes

Comprovação de Renda

01 Como calcular a renda familiar bruta mensal por pessoa?

A renda é calculada somando-se a renda bruta mensal dos componentes do grupo familiar e dividindo-se pelo número de pessoas que formam este grupo familiar. Se o resultado for até um salário mínimo e meio, o estudante poderá concorrer a uma bolsa integral. Se o resultado for maior que um salário mínimo e meio e menor ou igual a três salários mínimos, o estudante poderá concorrer a uma bolsa parcial de 50%. Entende-se como grupo familiar a unidade nuclear composta por uma ou mais pessoas, eventualmente ampliada por outras pessoas que contribuam para o rendimento ou tenham suas despesas atendidas por aquela unidade familiar, todas moradoras em um mesmo domicílio.

Inscrições

01 Qual o período de inscrições para o processo seletivo do PROUNI?

O processo seletivo do Prouni do primeiro semestre de 2024 terá uma única etapa de inscrição: de 29 de janeiro até às 23h59 de 01 de fevereiro de 2024. As inscrições, gratuitas, serão feitas exclusivamente pela internet, na página do PROUNI (acessounico.mec.gov.br/prouni).

02Como fazer a inscrição no PROUNI?

Para fazer a inscrição, o candidato deve informar o número de inscrição e a senha usadas no ENEM.

Caso não se recorde do número de inscrição ou da senha do ENEM, o candidato pode recuperá-los na página do ENEM (https://enem.inep.gov.br/participante/#!/).

Ao efetuar a inscrição, o candidato escolhe, em ordem de preferência, até duas opções de instituição, curso e turno dentre as bolsas disponíveis, de acordo com seu perfil.

O candidato com deficiência ou que se autodeclarar indígena, preto ou pardo pode optar por concorrer a bolsas destinadas a políticas de ações afirmativas.

Durante o período de inscrição, o candidato pode alterar as opções. Será considerada válida a última inscrição confirmada.

Uma vez por dia, o sistema do Prouni calcula a nota de corte (menor nota para ficar entre os potencialmente pré-selecionados) de cada curso, com base no número de bolsas disponíveis e no total de candidatos inscritos no curso, por modalidade de concorrência.

A nota de corte é apenas uma referência para auxiliar o candidato no monitoramento da inscrição. Ela não é garantia de pré-seleção para a bolsa ofertada. O sistema do Prouni não faz o cálculo em tempo real. A nota de corte é modificada de acordo com a nota dos inscritos. Ela só será informada pelo sistema a partir do segundo dia de inscrição.

03 Como fazer a inscrição caso o candidato não possua computador?

Todas as instituições participantes do PROUNI devem oferecer acesso gratuito à internet para os candidatos que desejarem se inscrever.

04 É possível escolher qualquer curso em qualquer instituição?

Sim, desde que a instituição seja participante do PROUNI e o curso tenha bolsa disponível. Ao fazer sua inscrição, o candidato escolhe até duas opções de curso, turno e instituição de ensino superior, dentre as bolsas disponíveis conforme seu perfil.

Há cursos que exigem requisitos específicos para matrícula. Em alguns cursos de Ciências Aeronáuticas, por exemplo, o estudante deve ter, dentre outras exigências, licença de piloto privado e um número específico de horas de vôo para poder se matricular. Assim, é necessária muita atenção ao efetuar as opções de curso no momento da inscrição no PROUNI, pois caso o estudante não comprove os requisitos dessa natureza, perderá o direito à bolsa.

05O PROUNI reserva cotas?

Sim, o PROUNI reserva bolsas a pessoas com deficiência e aos autodeclarados indígenas, pardos ou pretos. O percentual de bolsas destinadas a cotistas é igual àquele de cidadãos pretos, pardos e indígenas, em cada unidade da Federação, segundo o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Vale lembrar que o candidato cotista também deve se enquadrar nos demais critérios de seleção do Prouni.

PROUNI e ENEM

01 Qual é a relação entre o PROUNI e o ENEM?

Pode ser candidato ao PROUNI do primeiro semestre de 2024 o estudante que participou do ENEM de 2022 ou 2023 e obteve no mínimo 450 pontos na média das notas do Exame, além de nota na redação que não tenha sido zero. Não são consideradas as notas obtidas nos exames anteriores. Os resultados do Enem são usados como critério na distribuição das bolsas de estudo. Isto é, as bolsas são concedidas conforme as notas obtidas pelos estudantes no exame.

02 Basta fazer o ENEM para se candidatar a uma bolsa do PROUNI?

Além de ter feito o ENEM de 2022 ou 2024 e obtido no mínimo 450 pontos na média das provas e nota na redação que não seja zero, o candidato deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo (bolsa integral) ou de até três salários mínimos (bolsa parcial 50%) e satisfazer a pelo menos uma das condições abaixo:

  • ter concluído o ensino médio completo em escolas da rede pública de ensino ou em instituição privada desde que na condição de bolsista integral ou parcial ou sem a condição de bolsista;
  • tenha cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
  • seja pessoa com deficiência;
  • seja professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente da instituição pública, conforme disposto no art. 3ºdo Decreto nº5.493, de 18 de julho de 2005.

03 Há uma nota mínima para participar do processo seletivo do PROUNI?

Além de ter obtido, na prova de redação, nota que não seja zero, o candidato deve obter 450 pontos na média das notas das provas do ENEM de 2022 ou 2023.

Essa nota é calculada com a soma de todas as notas obtidas nas provas do ENEM de 2021 ou 2022 (ciências da natureza e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias e redação) e a divisão do total por cinco.

Bolsas

01 Quais os tipos de bolsa oferecidos pelo PROUNI?

Bolsa integral de 100%: para estudantes que possuam renda familiar bruta, por pessoa, de até um salário mínimo e meio.

Bolsa parcial de 50%: para estudantes que possuam renda familiar bruta, por pessoa, de até três salários mínimos.

02 Quais as instituições e cursos participantes do PROUNI?

Consulte as instituições e cursos com oferta de bolsa.

03 É preciso fazer o vestibular para concorrer a uma bolsa do PROUNI?

Não, o candidato à bolsa do PROUNI não precisa fazer vestibular nem estar matriculado na instituição em que pretende se inscrever. Entretanto, é permitido às instituições participantes do Programa submeterem os candidatos pré-selecionados a um processo seletivo específico e isento de cobrança de taxa. Essa informação estará disponível ao candidato, no momento da inscrição.

Conhecendo o PROUNI

01O que é o Programa Universidade para Todos (PROUNI)?

É um programa do Ministério da Educação, criado pelo Governo Federal em 2004, que concede bolsas de estudo integrais e parciais (50%) em instituições privadas de ensino superior, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, a estudantes brasileiros sem diploma de nível superior.

02 Como funciona o PROUNI?

Para concorrer a bolsa integral, o candidato deve comprovar renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa. Para a bolsa parcial (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa. Além disso, o candidato deve satisfazer a pelo menos uma das condições abaixo:

  •  Ter concluído o ensino médio completo em escolas da rede pública de ensino ou em instituição privada desde que na condição de bolsista integral ou parcial ou sem a condição de bolsista.
  • Ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em escola da rede particular, na condição de bolsista integral da própria escola privada.
  • Ser pessoa com deficiência.
  • Ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica, integrante de quadro de pessoal permanente de instituição pública e concorrer a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura. Nesses casos, não há requisitos de renda.

O processo seletivo do Prouni tem uma única etapa de inscrição. A inscrição, gratuita, é feita exclusivamente pela internet, na página do PROUNI (acessounico.mec.gov.br/prouni).

No momento da inscrição, o candidato faz, em ordem de preferência, até duas opções de instituição, curso e turno dentre as bolsas disponíveis, de acordo com seu perfil.

O candidato com deficiência ou que se autodeclarar indígena, preto ou pardo pode optar por concorrer a bolsas destinadas a políticas de ações afirmativas.

Durante o período de inscrição, o candidato pode alterar as opções. Será considerada válida a última inscrição confirmada.

Encerrado o prazo de inscrição, o sistema do PROUNI classifica os estudantes de acordo com as opções e as notas obtidas no ENEM de 2022. Os estudantes são pré-selecionados em apenas uma das opções de curso, observada a ordem escolhida no momento da inscrição e o limite de bolsas disponíveis.

Serão realizadas duas chamadas. A cada chamada, os candidatos pré-selecionados têm um prazo para comparecer à instituição de ensino e apresentar os documentos que comprovem as informações prestadas na ficha de inscrição.

03 Há uma nota mínima para participar do processo seletivo do PROUNI?

Além de ter obtido, na prova de redação, nota que não seja zero, o candidato deve obter 450 pontos na média das notas das provas do ENEM de 2022 ou 2023.
Essa nota é calculada com a soma de todas as notas obtidas nas provas do ENEM de 2022 ou 2023 (ciências da natureza e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias e redação) e a divisão do total por cinco.

Olá, eu sou a Malu, consultora virtual da Multivix.

Estou aqui para te ajudar!