• Blog
  • Qual a importância da avaliação nutricional na sua prática clínica?

Qual a importância da avaliação nutricional na sua prática clínica?

Qual a importância da avaliação nutricional na sua prática clínica?

A nutrição está na base de uma vida saudável. Sem uma alimentação adequada não temos o “combustível” necessário para o desempenho de nossas atividades diárias.

Além disso, quando uma pessoa está bem nutrida, tem um sistema imune mais forte, se torna mais resistente a doenças e esbanja vitalidade.

Por outro lado, quando a alimentação é deficitária, observamos cansaço crônico, queda da vitalidade, falta de memória e indisposição para os afazeres diários.

Se dermos uma rápida olhada nos dados mais recentes, descobriremos que apesar dos recordes anuais de produção de alimentos em todo o mundo, estamos cada vez mais carentes de nutrientes de verdade.

Dados da OMS – Organização Mundial de Saúde revelam que, em 2022, 2,5 bilhões de adultos apresentavam sobrepeso.

Ao mesmo tempo, cerca de 149 milhões de crianças em todo o mundo sofrem atraso de crescimento devido à falta de nutrição adequada e outras 45 milhões estão subnutridas.

Ou seja, vivemos em um verdadeiro paradoxo, no qual uma parte da população adoece pelo excesso e outra pela falta de nutrição.

Diante deste cenário, a avaliação nutricional cumpre um papel de suma importância não só para os nutricionistas e nutrólogos, mas para todos os profissionais de saúde.

Continue a leitura e entenda como a avaliação nutricional pode contribuir para a sua prática clínica!

O que é avaliação nutricional?

Avaliação nutricional é a análise de estudos e exames dietéticos, laboratoriais, antropométricos e clínicos para determinar o estado nutricional de uma pessoa.

Esse estado nutricional é a representação do quanto o organismo do paciente está suprido dos nutrientes necessários para a manutenção da sua saúde.

Ele pode ser verificado não só pelo resultado dos exames, mas também pela observação das características físicas da pessoa, como excesso de tecido adiposo ou fraqueza muscular, por exemplo.

Por que fazer uma avaliação nutricional?

Para os profissionais de nutrição, pode parecer redundante falarmos da importância da avaliação nutricional. Mas para outros profissionais de saúde, essa relevância pode passar despercebida.

Imagine que uma pessoa chega ao seu consultório apresentando cansaço, falta de libido e irritabilidade constantes.

Uma avaliação superficial pode levar a diagnósticos psicológicos, quando a razão para esses desequilíbrios pode estar na alimentação do paciente.

A falta de nutrição adequada afeta não só a saúde física, mas também a mental. Quando nos sentimos enfraquecidos, sem energia para realizar nossas atividades, sofremos variações de humor.

Essas mudanças também podem impactar na vida social, levando ao isolamento, à tristeza e até à depressão.

A queda de desempenho pode afetar as relações de trabalho, impactando significativamente em outras áreas da vida, como a saúde financeira, a segurança e a estabilidade.

O excesso ou falta de nutrição também impactam em outros processos biológicos, como a qualidade do sono, por exemplo. E quando não dormimos adequadamente, sofremos outros desequilíbrios, como as variações hormonais.

Em resumo, a avaliação nutricional pode ser o ponto de partida para entendermos uma série de problemas secundários, que vão se agravando com o tempo e a falta de diagnóstico adequado. Mas, mais do que isso, ela é o fator mais importante para a prevenção às doenças.

Quais são os benefícios de uma avaliação nutricional bem feita?

Como você viu, a avaliação nutricional é fundamental tanto para a prevenção quanto para o tratamento de inúmeras doenças.

Nesse sentido, ao passar por uma avaliação nutricional adequada, o paciente tem mais chances de evitar ou mitigar desequilíbrios de saúde que possam estar se formando ou mesmo se manifestando em seu organismo.

Mas e para o profissional de saúde, quais são os benefícios de fazer essa investigação?

Maior conhecimento sobre o paciente

Nos últimos anos temos ouvido falar cada vez mais sobre medicina de precisão. Esse termo corresponde a uma realidade em que todas as características únicas de cada paciente são levadas em consideração no momento de propor planos de tratamento.

Como você deve imaginar, essa abordagem não é nova. Sistemas de medicina ancestrais, como o Ayurveda e a Medicina Tradicional Chinesa, já falavam da importância de considerar cada pessoa em sua individualidade para a aplicação de tratamentos mais eficazes.

Mas com a tecnologia que temos hoje, essa abordagem pode ser ainda mais profunda, investigando até mesmo a genética de cada paciente.

Com acesso a esse tipo de recursos, você pode propor tratamentos exclusivos para cada pessoa, considerando todos os fatores que impactam em sua saúde.

Maior eficácia nos tratamentos

Outro benefício que a avaliação nutricional pode trazer para a sua prática clínica é o aumento da eficácia das suas propostas de tratamento. Quer um exemplo?

Imagine um paciente com diabetes mellitus. Você pode simplesmente prescrever medicamentos, visando o controle da doença. Mas também pode indicar mudanças alimentares e de estilo de vida que potencializem os resultados desse tratamento.

Em muitos casos, as mudanças alimentares e de estilo de vida se tornam tão eficazes que os medicamentos são dispensados. Percebe a diferença?

Redução de efeitos adversos

Sabemos que os medicamentos podem causar efeitos adversos e que o uso contínuo de alguns deles podem trazer prejuízos à saúde das pessoas, certo?

Fazendo uma avaliação nutricional adequada e encontrando métodos mais simples e eficazes de tratamento para os seus pacientes, você reduz a dependência de medicamentos. Logo, contribui para que os seus pacientes conquistem mais saúde e qualidade de vida de forma mais natural e integrada à realidade deles.

Maior adesão aos protocolos de tratamento

Por fim e não menos importante, ao fazer uma avaliação nutricional dos seus pacientes e indicar métodos de tratamento mais simples e eficazes, você garante maior adesão às suas orientações.

Em outras palavras, os pacientes se engajam mais com a manutenção da própria saúde e passam a aderir a uma alimentação e um estilo de vida mais saudáveis.

Assim, seu trabalho fica muito mais fácil e o reconhecimento pelos resultados chega sem que você sequer perceba.

Agora que você já sabe a importância de uma avaliação nutricional na sua prática clínica, que tal se aprofundar no assunto?

Acesse a página da especialização em Avaliação Nutricional e conheça todos os detalhes desta pós-graduação!

Olá, eu sou a Malu, consultora virtual da Multivix.

Estou aqui para te ajudar!