• Blog
  • O poder da colaboração no trabalho

O poder da colaboração no trabalho

O poder da colaboração no trabalho

Colaborar. Explorando a origem etimológica do termo, temos duas palavras: co (junto) e laborar (trabalhar). Ou seja, trabalhar junto. Mas o que é colaborar, na prática?

Dividir a mesma sala com outras dez pessoas é trabalhar junto? De certo ponto de vista, sim. Mas não significa que essas pessoas estão colaborando.

Trabalhar com outras pessoas no mesmo projeto é trabalhar junto? Muitas pessoas dirão que sim, afinal, você está junto de outras pessoas. Mas será que existe colaboração ali?

Continue a leitura e entenda o que é colaboração no trabalho e como esse super-poder pode transformar as coisas para você, sua equipe e a empresa na qual você trabalha!

O que é colaboração no trabalho?

Colaboração no trabalho é o ato de unir esforços com outras pessoas para alcançar um objetivo comum. Essa união de esforços vai muito além de cada um fazer a sua parte, pois considera que uns podem se apoiar nos outros para atingirem seus objetivos individuais também.

Ou seja, não basta entrar em uma equipe, fazer a sua parte e ir embora. Você precisa literalmente vestir a camisa e se dispor a sair da sua zona de conforto para auxiliar seus colegas quando e se eles precisarem.

Sabe aquela frase “estou contigo para o que der e vier”? É disso que estamos falando. E, embora pareça simples, nem sempre é fácil colocar em prática.

Por que colaborar, afinal?

Vivemos em um momento histórico no qual a individualidade está em foco. Desde muito pequenos aprendemos que precisamos competir, seja pelas melhores notas na escola ou por aquela vaga no concurso público.

Dentro das empresas, somos constantemente instigados a ter uma performance maior do que os nossos colegas. Afinal, só mostrando que somos melhores é que conseguiremos aquela promoção.

Mas a verdade não poderia estar mais distante disso. O verdadeiro poder não está em uma única pessoa. Está na combinação de conhecimentos, expertises e visões de mundo. Está na capacidade de integrar saberes para dar saltos inovativos.

Confira algumas vantagens de se entregar à colaboração no trabalho:

Traz mais oportunidades de aprendizagem

Você sabia que 59% das pessoas acreditam que melhoram de performance quando aprendem algo novo?

Esse aprendizado não precisa ser formal, em uma sala de aula — seja presencial ou online. Ela pode ser no dia a dia, quando você colabora com seu colega de outro setor ou quando alguém te ajuda a solucionar um problema.

A colaboração no trabalho tem esse poder de nos ensinar o tempo todo, contribuindo para o nosso desenvolvimento profissional.

Facilita a resolução de problemas

Para quê ficar quebrando a cabeça com um problema quando você pode pedir a colaboração de outras pessoas para resolvê-lo?

Pode até haver uma questão de provar que você é capaz de solucionar, mas a verdade é que tempo é vida. E quanto mais tempo você gasta sem resolver uma questão, mais vida está desperdiçando.

Portanto, sempre que tiver a oportunidade, use o poder da colaboração no trabalho. Peça ajuda e ajude aos demais. Todos os problemas ficarão mais simples de resolver.

Melhora a produtividade

Se nos voltarmos rapidamente para a engenharia de produção, descobriremos que produtividade é calculada dividindo-se o total de inputs (esforços/recursos despendidos) pelo total de outputs (resultados efetivos).

Você pode ser um único recurso levando horas para produzir um resultado ou pode formar parte de um time produzindo um resultado. O que vai definir a produtividade final é o quanto você ou a equipe conseguiu gerar de resultados.

Adivinha quem ganha? Todo mundo, afinal, você terá feito parte da equipe =)

Reduz níveis hierárquicos

Em determinados contextos, níveis hierárquicos são necessários. Mas, quanto mais complexos e verticais eles se tornam, mais difícil é a tomada de decisão dentro da empresa.

Por outro lado, níveis hierárquicos horizontalizados, que priorizam a colaboração no trabalho, tendem a ser mais fluidos e ágeis nas decisões. Algo que pode ser um grande diferencial, já que a dinâmica do mercado está cada vez mais acelerada.

Melhora o engajamento das pessoas

Um ambiente de trabalho colaborativo tende a despertar mais engajamento por parte das pessoas. O senso de pertencimento gerado pela colaboração também influencia no desejo das pessoas de permanecerem na empresa.

Dessa maneira, você percebe uma menor taxa de rotatividade de funcionários, o que se traduz em menos despesas em processos de contratação e demissão.

Como colaborar com o seu time?

Uma das maiores dificuldades das pessoas no ambiente de trabalho é adotar essa postura colaborativa de forma autônoma, sem que isso seja pedido ou demandado por uma liderança.

Pensando nisso, selecionamos algumas dicas que podem te ajudar a despertar esse senso de colaboração na sua empresa:

Ofereça ajuda

Simples, não é? A melhor forma de exercitar a colaboração é oferecer ajuda aos seus colegas de trabalho. Pode até ser que ninguém aceite de primeira, mas deixe claro que você está disponível para dar auxílio sempre que necessário.

Exercite a escuta ativa

Quando alguém for falar com você sobre uma dificuldade, escute-a. Contenha seu desejo de responder a toda hora ou de elaborar suas ideias antes que a pessoa tenha concluído sua fala. Esse exercício simples de escuta ativa desperta mais confiança nas relações, um dos pontos vitais para a colaboração no trabalho.

Dê as ferramentas adequadas

Se você está em posição de liderança, é fundamental que proporcione as ferramentas adequadas para que a sua equipe trabalhe de forma colaborativa. Um bom exemplo é usar plataformas na nuvem que permitam o trabalho simultâneo em qualquer lugar do mundo.

Dê o exemplo

Se você quer que seus colegas, liderados ou lideranças sejam mais colaborativos no trabalho, dê o exemplo. Não existe nada mais poderoso do que o exemplo para inspirar outras pessoas a mudarem comportamentos e atitudes.

Agora que você já conhece o poder da colaboração no trabalho, que tal descobrir o que uma atitude proativa pode fazer por você?

Olá, eu sou a Malu, consultora virtual da Multivix.

Estou aqui para te ajudar!