• Blog
  • Fisioterapia integrativa: o que é?

Fisioterapia integrativa: o que é?

Fisioterapia integrativa: o que é?

Fazendo um breve retrospecto da história da medicina, podemos perceber o desenvolvimento de diversos sistemas e abordagens de cura.

Do Antigo Egito à Índia Ancestral, chegando à medicina Hipocrática e ao modelo biomédico atual, podemos perceber o quanto o conceito de práticas de cura se modificou com o tempo.

Não resta dúvida de que o modelo biomédico se tornou a regra, dando ênfase à especialização e ao reducionismo para dar conta da complexidade do corpo humano.

Porém, desde meados da década de 1960, passa a ocorrer um movimento de resgate e valorização dos chamados sistemas de medicina alternativos e complementares.

Movimento este que ganha ainda mais força a partir do reconhecimento da importância desses sistemas de medicina pela OMS – Organização Mundial de Saúde.

É aí que surge o termo “integrativo”, de forma a ressaltar a importância da atuação conjunta de todos os saberes médicos em prol da saúde da população. E é claro que a fisioterapia não poderia ficar de fora.

Continue a leitura e entenda o que é fisioterapia integrativa, como ela funciona e qual a importância dessa abordagem na sua prática profissional!

O que é fisioterapia integrativa?

A fisioterapia integrativa é uma abordagem que considera o ser humano como um todo. Portanto, ela sai do modelo exclusivo de atenção fisioterapêutica e busca apoio de outras áreas do saber para promover tratamentos mais eficazes.

Exemplo disso é a união da fisioterapia com a acupuntura, com a quiropraxia ou mesmo com a psicologia, quando a reabilitação do paciente envolve processos emocionais profundos.

Em outras palavras, o fisioterapeuta deixa de atuar sozinho para formar parte de uma equipe multidisciplinar de profissionais focados no restabelecimento da saúde do paciente.

Qual a importância da fisioterapia integrativa no contexto atual?

O conceito de medicina integrativa surgiu com o reconhecimento de que a saúde ou a doença é reflexo de um conjunto de fatores. Muitas vezes, esse conjunto de fatores é explicado por meio da metáfora de uma árvore.

Nessa metáfora, o tronco é o estado de saúde da pessoa, as raízes são fatores profundos que influenciam em seu estado de saúde e os galhos e folhas são resultado das condições gerais de saúde do paciente. Além dos fatores internos, existem os fatores externos. Isto é, o ambiente no qual o paciente está inserido.

Transportando para um exemplo mais concreto, os hábitos alimentares, o estilo de vida, as interações sociais, os estados mentais, tudo isso influencia na saúde de uma pessoa. Consequentemente, a cura também depende do tratamento de todos esses elementos.

Por essa razão, a fisioterapia integrativa deve levar em consideração quatro fatores fundamentais no tratamento de uma pessoa: corpo, mente, espírito e comunidade.

Perceba que essa não é uma abordagem nova. Sistemas de medicina tradicionais, como a Medicina Tradicional Andina e o Ayurveda, já tinham essa visão há mais de 5 mil anos.

O que estamos fazendo é resgatar essa visão dos povos tradicionais e trazê-los para o modelo biomédico, a fim de oferecer uma abordagem terapêutica mais completa e humana.

Quais são os benefícios da fisioterapia integrativa?

A abordagem integral do ser humano na fisioterapia leva à otimização do tratamento do paciente, já que todos os fatores internos e externos à doença são levados em consideração e tratados da forma adequada.

Esse enfoque também contribui para uma maior adesão do paciente ao tratamento, especialmente em casos mais complexos. Isso porque leva a uma maior compreensão sobre o seu estado de saúde e sua evolução a cada nova sessão.

O suporte dado ao paciente também se torna uma peça fundamental na recuperação, uma vez que ele se sente verdadeiramente acompanhado em seu processo de cura. Além disso, a fisioterapia integrativa contribui para um estado de saúde mais equilibrado, o que se reflete em resultados mais perenes.

Até aqui, você viu os benefícios que a fisioterapia integrativa pode gerar para o paciente. Mas e você, fisioterapeuta, o que ganha ao integrar seu conhecimento a outras áreas do saber?

Mais efetividade nos seus diagnósticos

A fisioterapia integrativa incentiva uma anamnese completa. Desse modo, você obtém um perfil detalhado de cada paciente e pode expandir sua visão com relação às causas da doença. Logo, tem mais dados e insumos para realizar diagnósticos mais precisos.

Com a experiência, você também ganha maior capacidade de conectar sintomas aparentemente desconexos, encontrando a causa raiz das disfunções com maior eficácia.

Maior percepção sobre a resposta dos pacientes

Outra vantagem da fisioterapia integrativa é que você desenvolve um olhar mais apurado sobre a resposta de cada paciente ao tratamento. Dessa maneira, pode desenvolver estratégias e ferramentas mais efetivas com relação ao gerenciamento da dor, do estresse e da frustração, por exemplo.

Essa percepção mais apurada pode contribuir para um maior engajamento do paciente, fortalecer o vínculo entre ele e o fisioterapeuta e ainda pode acelerar o processo de recuperação.

Maior personalização nos tratamentos

Medicina de precisão é outro termo que vem sendo amplamente estudado e citado no setor de saúde. De forma simples, ele se refere à personalização do tratamento a partir de diagnósticos exclusivos de cada paciente.

Com a fisioterapia integrativa, não é diferente. Se você conhece seus pacientes a fundo, sabe quais são os fatores internos e externos que influenciam em sua condição de saúde, pode promover tratamentos mais personalizados.

Métodos de prevenção mais eficazes

Sabemos que a fisioterapia não se limita ao tratamento de condições de saúde, mas também atua diretamente na prevenção de doenças. E aqui, os recursos da fisioterapia integrativa podem ser ainda mais aproveitados.

De posse de mais recursos, como outros profissionais ou técnicas terapêuticas, você pode oferecer mais ferramentas para que os seus pacientes mantenham a saúde equilibrada. Isso se reflete em mais satisfação para os pacientes e para você, que vê os frutos do seu trabalho com mais frequência.

Gostou de conhecer mais a respeito da fisioterapia integrativa? Então talvez você se interesse também por fisioterapia neurofuncional!

Olá, eu sou a Malu, consultora virtual da Multivix.

Estou aqui para te ajudar!