• Blog
  • 8 carreiras em alta para quem quer trabalhar na área de saúde

8 carreiras em alta para quem quer trabalhar na área de saúde

8 carreiras em alta para quem quer trabalhar na área de saúde

A área da saúde é uma das mais importantes e em constante evolução no mundo. Contudo, ainda faltam profissionais qualificados para atender a esta crescente demanda.

Só para você ter uma ideia, o mundo sofre uma escassez de 5,9 milhões de profissionais de enfermagem. Além disso, estudos indicam que até 2030 deve haver uma falta de 18 milhões de profissionais de saúde a nível global.

Dentro desta perspectiva, fica claro que desenvolver uma carreira na área de saúde pode elevar as suas chances de ter sucesso profissional. Mas quais carreiras têm mais oportunidades? Quais são os profissionais que o mercado de trabalho em saúde tem demandado?

É o que você confere neste artigo. Continue a leitura!

1. Biomedicina

A biomedicina é uma área da saúde que se dedica ao estudo do corpo humano, suas funções e disfunções, e busca desenvolver soluções para prevenir, diagnosticar e tratar doenças. É uma disciplina multidisciplinar que integra conhecimentos de biologia, química, física e outras áreas da ciência.

Para atuar na área, você deve fazer a graduação em biomedicina, com duração de quatro anos. Ao longo do curso, você vai se aprofundar em temas como histologia, embriologia, bioquímica, biofísica, patologia e microbiologia, dentre outros.

2. Enfermagem

Como você viu logo acima, o mundo precisa de mais profissionais de enfermagem.

Os enfermeiros são responsáveis ​​por fornecer cuidados diretos aos pacientes, trabalhando em hospitais, clínicas, consultórios e outras instituições de saúde.

Com o aumento da complexidade dos cuidados em saúde e ao envelhecimento da população, a demanda por enfermeiros está aumentando como nunca e abrindo espaço tanto para jovens profissionais quanto para os mais experientes.

Para se tornar enfermeiro ou enfermeira, você precisa cursar uma graduação em enfermagem, com duração de cinco anos, em média. Ao longo do curso, você se prepara tanto na teoria quanto na prática para realizar desde procedimentos simples, como suturas, até os mais complexos.

Além disso, você pode se especializar em áreas em que a demanda por profissionais de enfermagem é maior, como enfermagem intensivista ou cuidados paliativos.

3. Farmácia

Os farmacêuticos são responsáveis ​​por preparar e dispensar medicamentos e aconselhar os pacientes sobre seu uso correto. Com o aumento das doenças crônicas, há uma grande demanda por farmacêuticos em hospitais e clínicas.

Além disso, quem se forma em farmácia pode atuar em laboratórios e indústrias, pesquisando e desenvolvendo medicamentos. Muitos profissionais migram para a indústria cosmética e desenvolvem suas carreiras na descoberta e produção de novos produtos comercialmente interessantes para este mercado.

Quer saber mais sobre este curso? Acesse a página da graduação em farmácia.

4. Fisioterapia

A fisioterapia é a ciência que estuda o movimento humano e ajuda as pessoas a recuperar a função física após lesões, cirurgias ou doenças. Trata-se de uma área pouco explorada, mas que tem muito a contribuir para a qualidade de vida das pessoas.

O fisioterapeuta pode atuar em hospitais, clínicas particulares e públicas. Pode, ainda, ser autônomo e realizar trabalhos individuais diretamente na casa dos pacientes. Outra oportunidade está nos spas e clínicas de recuperação, onde o fisioterapeuta tem a chance de trabalhar com grupos.

Clubes esportivos também demandam profissionais de fisioterapia, assim como academias e espaços recreativos.

Para se tornar fisioterapeuta, você deve cursar a graduação em fisioterapia e, posteriormente, buscar especializações que permitam um aprofundamento teórico-prático na sua profissão.

5. Nutrição

Com a crescente preocupação por hábitos alimentares mais saudáveis, o papel do nutricionista se torna cada dia mais importante na promoção da saúde humana.

O papel do profissional de nutrição é orientar seus pacientes quanto aos melhores hábitos alimentares de acordo com a sua constituição física e condição de saúde, buscando sempre a nutrição adequada do organismo e a correção de possíveis problemas decorrentes de uma alimentação inadequada, como anemia ou falta de ferro no organismo, por exemplo.

Mais do que prescrever dietas, a função do nutricionista é promover a saúde integral por meio da alimentação. Portanto, ocupa um papel de extrema importância na área de saúde atualmente.

6. Psicologia

A psicologia é uma ciência que estuda a mente humana e ajuda as pessoas a lidar com problemas emocionais, psicológicos e comportamentais.

Com a crescente preocupação com a saúde mental, devido ao aumento de casos de estresse crônico, síndrome de burnout, ansiedade e depressão, dentre outros, o papel do psicólogo vem se tornando essencial em equipes multidisciplinares em saúde.

Para se tornar psicólogo, é preciso cursar a graduação em psicologia e, posteriormente, buscar especializações que agreguem valor ao seu serviço.

7. Odontologia

Embora seja o país com maior quantidade de dentistas do mundo, o Brasil ainda carece de profissionais desta área de saúde.

As melhores oportunidades para cirurgiões-dentistas se encontram especialmente em cidades menores, já que a maioria dos profissionais se concentra nas capitais.

Existem vagas tanto em empresas privadas quanto públicas, sendo que o SUS – Sistema Único de Saúde também oferece esse tipo de atendimento.

Clínicas particulares são a primeira opção dos profissionais de odontologia, mas é importante saber que hospitais, casas de repouso e clínicas multiprofissionais também demandam profissionais de odontologia.

8. Terapia ocupacional

A terapia ocupacional é uma área que se ocupa de promover melhor qualidade de vida para pessoas de todas as faixas etárias e que possuem qualquer tipo de dificuldade cognitiva, psicomotora ou afetiva.

Nesse sentido, o profissional pode atuar tanto com crianças quanto adultos, promovendo mais autonomia e independência através de atividades que sejam adequadas a cada pessoa. Muitas vezes, a terapia ocupacional lança mão de atividades lúdicas para atingir este objetivo, tornando este tipo de terapia bastante interessante.

A demanda por estes profissionais têm aumentado à medida que cresce a população da terceira idade e a exigência por formas lúdicas de realizar tratamentos.

Como você pode ver, as possibilidades para quem deseja atuar na área de saúde são inúmeras, tanto para quem está começando uma carreira quanto para quem deseja migrar de área.

Inclusive, muitas pessoas optam por cursar uma segunda graduação na área de saúde porque entendem que desta forma poderão contribuir ainda mais para a sociedade. E elas estão completamente certas.

Sentiu o chamado para se tornar profissional de saúde? Então conheça os cursos de graduação da área de saúde da Multivix e dê início à sua nova missão de vida!

Olá, eu sou a Malu, consultora virtual da Multivix.

Estou aqui para te ajudar!