• Blog
  • Como desenvolver uma gestão estratégica de recursos humanos?

Como desenvolver uma gestão estratégica de recursos humanos?

Como desenvolver uma gestão estratégica de recursos humanos?

A gestão estratégica de recursos humanos é o processo de planejamento, organização, direção e controle das atividades relacionadas aos funcionários de uma empresa. Ela tem o objetivo de maximizar o desempenho e contribuição dos colaboradores para alcançar os objetivos estratégicos da organização.

Essa abordagem de gestão considera os recursos humanos como um ativo estratégico e procura alinhar os objetivos dos funcionários com os objetivos da empresa.

Isso inclui a gestão de processos como recrutamento, seleção, treinamento e desenvolvimento, remuneração, avaliação de desempenho e gerenciamento de carreira, por exemplo.

Além disso, envolve uma análise detalhada dos recursos humanos disponíveis e como eles podem ser usados de maneira mais eficaz para ajudar a organização a alcançar seus objetivos.

Nesse sentido, a gestão de recursos humanos deve trabalhar em estreita colaboração com outras áreas da empresa, como finanças, marketing e operações, para garantir que a estratégia de recursos humanos esteja alinhada com a estratégia geral da organização.

Mas como você pode desenvolver uma gestão estratégica de recursos humanos na sua empresa? É o que veremos neste artigo. Continue a leitura!

Qual a importância de uma gestão estratégica de recursos humanos?

Toda organização tem por base a relação humana. Sem pessoas, elas não existiriam. Portanto, gerir os recursos humanos da sua empresa de forma estratégica é garantir a sua sobrevivência ao longo do tempo, fortalecendo o pilar central do seu sucesso.

Mesmo sendo o eixo central da sustentabilidade empresarial, os recursos humanos nem sempre são valorizados tanto quanto deveriam.

Só para você ter uma ideia, 30% das pessoas contratadas saem de seus empregos em três meses. Destes, 43% optam por deixar o emprego porque estão exercendo atividades para as quais não foram contratados. Outros 13% saem porque não veem possibilidade de crescimento.

Essas são apenas algumas das estatísticas que mostram a importância de se ter uma gestão estratégica de pessoas, pensada e planejada para atrair e reter os melhores talentos.

E, caso você seja uma das poucas empresas que já perceberam isso, também vai colher os frutos dessa decisão, como:

  • maior engajamento por parte dos funcionários;
  • redução da taxa de absenteísmo e rotatividade;
  • maior IFT (Índice de Felicidade no trabalho);
  • melhor clima organizacional;
  • cultura organizacional mais coesa e coerente;
  • menos conflitos internos;
  • maior produtividade e eficiência;
  • melhores resultados.

Com os benefícios de uma gestão estratégica de recursos humanos mais claros, vamos à proposta deste artigo: como desenvolver essa visão na sua empresa?

Como implementar uma gestão estratégica de pessoas na sua empresa?

O ponto de partida para realizar essa transformação, você já deu. Está em busca de informações de qualidade para dar os primeiros passos. Agora, é só seguir o nosso checklist:

1. Revise os objetivos estratégicos da organização

A gestão estratégica de pessoas deve estar perfeitamente alinhada aos objetivos estratégicos da organização, já que ela é um meio para que a empresa conquiste os resultados que almeja.

Portanto, converse com a sua diretoria para revisitar os objetivos estratégicos de curto, médio e longo prazo, e compreender como a gestão de recursos humanos pode contribuir para que eles sejam atingidos.

2. Estabeleça metas

Depois de compreender o que as pessoas precisam alcançar dentro da organização, o segundo passo é estabelecer metas para a gestão estratégica de pessoas.

Defina indicadores de performance para acompanhar cada meta de forma que a sua equipe também possa avaliar seu próprio desempenho. Quanto mais claras as metas forem, assim como os resultados, melhor vocês poderão trabalhar rumo aos objetivos da organização.

3. Avalie as qualificações da equipe

O terceiro passo para criar uma gestão estratégica de recursos humanos é conhecer o seu time. Isso implica em avaliar potencialidades e dificuldades, identificando quais competências cada pessoa deve desenvolver para se usar todo o seu potencial em prol da empresa.

Esta etapa pode ser conduzida internamente ou você pode contratar uma consultoria para realizar essa avaliação, a fim de garantir maior transparência e imparcialidade nas avaliações.

4. Desenvolva seu time

Sabendo quais são as potencialidades e dificuldades de cada pessoa, o próximo passo é criar um planejamento de treinamento e desenvolvimento para cada uma.

Leve em consideração o cargo ocupado, a formação, as tarefas realizadas e como cada pessoa pode fortalecer seu potencial. Então, defina quais cursos, formações, atualizações ou outros tipos de treinamento a pessoa precisa fazer.

Em seguida, determine quais desses treinamentos ficarão a cargo da empresa e quais qualificações serão de responsabilidade do colaborador.

A divisão de responsabilidades pelo desenvolvimento profissional pode trazer um maior senso de compromisso de ambas as partes.

5. Evite que seus talentos vão embora

Mais do que saber atrair bons talentos, a gestão estratégica de recursos humanos sabe como mantê-los. Portanto, crie políticas de retenção de talentos de acordo com a realidade da sua empresa.

Lembre-se de considerar as expectativas e anseios do seu time. De nada adianta oferecer viagens para o exterior como recompensa se o salário da sua equipe é baixo, por exemplo.

Converse com seu time, pergunte o que faria com que eles nunca saíssem da sua empresa e procure implementar o que for possível.

6. Tenha abertura para mudanças

O mundo corporativo vive em constante mudança, e isso requer uma boa habilidade de se adaptar rapidamente a novos conceitos, estratégias e tecnologias.

Também exige que você tenha disposição para ouvir seus colaboradores e chegar a consensos coletivos sobre os melhores caminhos a trilhar na gestão de pessoas.

Quanto mais participativo for o seu time, mais chances de ele se manter engajado com a empresa.

Desenvolver uma gestão estratégica de recursos humanos é um processo contínuo, ou seja, seu planejamento e ações devem ser revisitados constantemente para promover melhorias que sejam mais adequadas a cada momento da sua empresa.

Quer atualizar seus conceitos sobre gestão estratégica de recursos humanos? Então faça o MBA em Gestão Estratégica de Recursos Humanos da Multivix e potencialize suas habilidades!

Olá, eu sou a Malu, consultora virtual da Multivix.

Estou aqui para te ajudar!