7 mitos sobre transição de carreira

Quando chega o momento de prestar vestibular, uma das maiores dificuldades dos estudantes é decidir sobre qual carreira seguir.

E não é para menos. A ideia de que você tem que escolher, aos 17 ou 18 anos, uma profissão para o resto da vida, pode ser assustadora.

Mas o que pouca gente leva em conta é que você não precisa ficar na mesma profissão pelo resto da sua vida. Essa é uma ideia que foi construída entre os anos de 1960 e 2000, quando não existiam tantas alternativas de trabalho e a ideia de estabilidade no emprego era o que mais preocupava as pessoas.

Hoje, a realidade é muito diferente. A cada ano que passa, novas profissões surgem, enquanto outras vão sendo substituídas por máquinas. Os processos se tornam cada vez mais automatizados e os seres humanos ficam livres para colocar sua criatividade em prática.

Isso significa mais liberdade na hora de escolher uma profissão e, claro, mais liberdade para fazer a transição de carreira uma, duas, três ou quantas vezes você achar necessário.

O que é transição de carreira?

Transição de carreira é o período que você leva para deixar uma profissão e assumir outra. Por exemplo: um administrador de empresas que decide se tornar fisioterapeuta; uma enfermeira que decide migrar para a área de gestão de recursos humanos; ou um engenheiro que decide se aventurar na área de tecnologia da informação.

Essas são movimentações que impactam significativamente na vida profissional, pois exigem voltar a estudar e iniciar uma nova profissão do zero, mas que, para muitas pessoas, significa realizar um sonho ou obter mais qualidade de vida, por exemplo.

Mas o que torna essa decisão tão difícil para algumas pessoas? Os mitos que rondam a transição de carreira. Conheça 7 deles e por que você não deveria se preocupar com isso.

1 Se você quer mudar de carreira, é porque falhou

Um dos maiores mitos sobre transição de carreira é que, se você decidiu mudar de profissão, é porque falhou na atual. E isto não poderia estar mais longe da verdade.

Ao longo da vida, mudamos nossos gostos, hábitos, sonhos e desejos. E a nossa carreira profissional não está separada dessas transformações. Aos 40 anos, você não será a mesma pessoa que era aos 20. E isso pode significar que você queira trilhar outro caminho profissional. Simples assim.

2 Você precisa de muito dinheiro guardado para fazer  transição de carreira

O momento de transição de carreira demanda uma organização financeira maior, mas não significa que você precisa passar dez anos guardando dinheiro para que a mudança de profissão aconteça.

De fato, a maioria das pessoas que fazem transição de carreira acabam conciliando as duas atividades durante um período de tempo, até que uma vai deixando de ser a principal para que a outra assuma essa posição.

3 Sua vida vai ser consumida entre trabalho e estudos

Preparar-se adequadamente para a nova carreira que você vai assumir pode exigir sim que você faça uma segunda graduação ou mesmo uma pós-graduação.

Mas isso não quer dizer que você não terá mais tempo para nada. Os cursos a distância estão cada vez mais diversos, com inúmeras possibilidades de formação para quem deseja fazer uma transição de carreira.

4 Sua família vai sofrer com isso

Outro mito comum sobre transição de carreira é que a sua família vai sofrer com isso. Mas pare e reflita: é melhor mudar de carreira e se sentir feliz ou passar a vida em um trabalho que não te traz realização?

Quando você está sofrendo, sua família também sente o impacto. Nesse sentido, o melhor é conversar com todas as pessoas envolvidas, planejar os próximos passos e garantir que todos estejam felizes e realizados.

5 Hobby é hobby, trabalho é trabalho

Muitas pessoas deixam de seguir a carreira dos sonhos porque as demais pessoas acreditam que seja um hobby, não uma profissão. Exemplo característico disso é quando a pessoa tem uma inclinação para as Artes Plásticas e acaba se formando em outra área “porque arte não dá dinheiro”.

Hoje em dia, milhares de pessoas fazem o que amam e ganham dinheiro com isso. De aeromodelismo a crochê, passando por leituras de tarot, jardinagem e pintura. A lista é enorme.

6 Sua nova profissão precisa ser validada pelo mercado

Direito, medicina, jornalismo, engenharia, dentre outras, são profissões tradicionais. E justamente por isso, costumam ser as mais concorridas.

Mas o que seria da experiência do usuário, do customer success, do copywriting, do direito digital, dos influenciadores digitais, se as pessoas não tivessem se arriscado nessas novas profissões?

Joe Pulizzi, considerado uma das maiores referências do marketing de conteúdo, abandonou a carreira em direito para se tornar produtor de conteúdo e hoje é autor de inúmeros livros, palestrante e empresário.

7 Você está velho ou velha demais para isso

O último e mais recorrente mito sobre transição de carreira é que você já passou da idade para mudar de profissão. E ele não poderia estar mais equivocado.

Nunca é tarde para fazer o que você ama. Nunca é tarde para fazer uma nova graduação, abraçar uma nova causa, aprender uma nova habilidade.

Nosso grande papel no mundo é desenvolver todas as nossas potencialidades, evoluir enquanto seres humanos e poder ajudar outras pessoas durante essa jornada.

Não importa se você tem 40, 60 ou 80 anos. Sempre é tempo de se realizar pessoal e profissionalmente. E se a transição de carreira é caminho para isso, apenas abrace a ideia e construa seu futuro.

Aqui na Multivix, sempre tem espaço para a construção dos seus sonhos. Escolha a melhor forma de fazer isso e conte com a gente!