• Blog
  • Por que cursar gestão portuária na graduação?

Por que cursar gestão portuária na graduação?

Por que cursar gestão portuária na graduação?

Você sabia que o setor portuário é um dos mais importantes quando se trata de movimentação de cargas no país?

É através dos portos que toneladas de alimentos, peças, minérios, maquinários e produtos de diversos tipos são transportados tanto para outras regiões do Brasil quanto para outros países.

Só para você ter uma ideia, em 2021, 1,2 bilhão de toneladas de cargas foram movimentadas nos portos brasileiros e a expectativa é de que em 2026 esse número chegue a 1,402 bilhão de toneladas.

E o que isso tem a ver com você?

A infraestrutura portuária de Vitória é a maior de toda a América Latina, sendo responsável por 25% da entrada e saída de mercadorias em todo o Brasil.

Essa posição torna o Estado do Espírito Santo um dos mais estratégicos para atividades de comércio exterior, abrindo inúmeras oportunidades para jovens profissionais. E uma dessas oportunidades está na gestão portuária.

O que é gestão portuária?

Gestão portuária é o conjunto de estratégias, processos e operações relacionadas à administração de um complexo portuário. Isso envolve desde a gestão financeira até a logística, passando pela gestão de recursos humanos, marketing e, claro, comércio exterior.

Com a movimentação de toneladas de cargas diariamente, e a necessidade de relacionamento com diversos tipos de empresas, este segmento demanda profissionais altamente qualificados.

Por essa razão, nasceu a graduação em gestão portuária, um curso superior totalmente focado nas características e necessidades dos complexos portuários enquanto empresas.

Por que se tornar um gestor portuário?

Como você viu no início do artigo, o mercado está em franco crescimento no Brasil e tem expectativas de seguir atraindo mais e mais negócios de importação e exportação de produtos. E isso significa excelentes oportunidades de carreira para quem tem conhecimento aprofundado sobre este segmento de mercado.

Imagine ser um gestor de empresas, mas com expertise em um dos segmentos mais importantes para a economia de qualquer país. Além de trabalhar nos portos marítimos, ainda existe a possibilidade de atuar na gestão de portos fluviais, isto é, localizados em rios e lagos.

Caso você já possua uma graduação em engenharia, gestão financeira ou mesmo logística, tornar-se um gestor portuário pode ampliar ainda mais suas chances de sucesso na carreira.

Mas, se você ainda está se perguntando qual graduação cursar, a gestão portuária pode ser a porta de entrada para um segmento de atuação que demanda profissionais especializados e prontos para superar os desafios do comércio internacional.

Como começar uma carreira em gestão portuária?

O primeiro passo para trabalhar na gestão de portos é, sem dúvida, buscar conhecimento especializado. E a boa notícia é que este conhecimento está disponível em cursos de graduação tecnológica, com duração de 2 anos.

É isso mesmo, em apenas 24 meses de estudos você pode dar início à sua carreira como gestor portuário, aproveitando o constante crescimento do setor para acessar as melhores oportunidades de emprego.

E quando se fala em emprego, sempre vem a pergunta: quanto ganha um gestor portuário?

Pois bem, segundo pesquisa do site salário.com, o salário médio de um diretor portuário em início de carreira no Brasil é de R$ 5.250,00, podendo chegar a R$40.445,46 com a experiência. Atrativo, não é?

Se você se interessou em saber mais a respeito da graduação em gestão portuária, prossiga para o próximo tópico. Vamos te apresentar tudo o que você precisa saber para tomar uma decisão sobre o futuro da sua carreira.

Como é o curso de gestão portuária na Multivix?

A graduação tecnológica em gestão portuária da Multivix tem duração de 2 anos e é ministrada na modalidade EAD. Isso significa que você pode cursar a graduação no conforto da sua casa, comparecendo a um polo Multivix somente quando houver alguma atividade presencial.

Como um porto é uma grande organização, com um nível de complexidade alto, ao longo da graduação em gestão portuária você terá várias disciplinas de gestão de empresas.

Algumas dessas disciplinas são: contabilidade, finanças, logística, gerenciamento de projetos e gestão de custos.

Para que você se torne expert em gestão portuária, também existem as disciplinas específicas, como: gestão de portos secos, armazenagens e cargas; comércio exterior e câmbio; legislação portuária; e genciamento portuário, dentre outras.

Caso queira conhecer a grade curricular do curso de gestão portuária da Multivix, basta acessar a página do curso.

Já tenho uma graduação. Existe outra possibilidade de atuar na gestão de portos?

Sim! Se você já concluiu sua graduação e está em busca de aprimoramento de currículo ou mesmo transição de carreira, é possível cursar uma pós-graduação em gestão portuária.

Na pós-graduação, você poderá se aprofundar em infraestrutura portuária, gerenciamento de riscos, liderança e gestão de pessoas. Afinal, as pessoas continuam sendo a base de toda a operação portuária, mesmo com o uso cada vez mais intensivo de tecnologias.

Outra vantagem de se especializar em gestão portuária é abrir o leque de oportunidades de carreira, especialmente se você já atua em algum segmento que se relaciona direta ou indiretamente com este mercado.

Quer saber mais sobre a pós-graduação em gestão portuária também? Acesse a página do curso!

Olá, eu sou a Malu, consultora virtual da Multivix.

Estou aqui para te ajudar!