• Blog
  • Como a psicologia ajuda a moldar o comportamento organizacional?

Como a psicologia ajuda a moldar o comportamento organizacional?

Como a psicologia ajuda a moldar o comportamento organizacional?

Na administração, uma das definições mais comuns de organização que encontramos é esta: grupos de pessoas que se unem para alcançar um objetivo em comum.

Quando pensamos em indivíduos se juntando para conquistar um objetivo que é compartilhado, não podemos deixar de lado o fato de que cada pessoa é única. Isto quer dizer que cada pessoa possui suas próprias crenças, valores, comportamentos, habilidades e atitudes.

No ambiente de trabalho essas características individuais passam a influenciar e ser influenciadas pelas demais pessoas, formando o que chamamos de comportamento organizacional. Portanto, comportamento organizacional é o resultado da interação dos comportamentos de todos os membros da empresa.

Mesmo que o comportamento organizacional possa ter uma maior influência de fundadores e C-levels, a verdade é que todas as pessoas contribuem, em maior ou menor grau, para a formação desse modo de agir coletivo.

E é justamente nessa construção coletiva que a psicologia pode atuar de maneira estratégica. Continue a leitura e entenda essa relação!

O papel da psicologia na organização

Devido à multiplicidade de perfis profissionais que interagem dentro de uma única empresa, muitas vezes, fica difícil construir um ambiente de trabalho coeso e engajado.

Conciliar os interesses de todos, promover um clima organizacional positivo, construir uma cultura de colaboração e manter a sinergia são desafios que, na maioria das vezes, recaem sobre os setores de recursos humanos.

No entanto, existe outra figura indispensável para o desenvolvimento dessa harmonia empresarial: a do psicólogo organizacional.

A psicologia organizacional permite conhecer a fundo o comportamento organizacional e assim desenvolver melhores estratégias de gestão de pessoas.

Também ajuda a compreender quais são as expectativas e anseios da equipe e construir meios para conciliar interesses, desenvolvendo um ambiente de trabalho pautado na confiança, respeito e comunicação transparente.

Através do conhecimento profundo sobre a psique humana, a psicologia pode contribuir para lidar com as diferenças na empresa, promovendo um ambiente mais diverso, respeitoso e alinhado com os valores da organização.

Ela também contribui no alinhamento de objetivos e expectativas, facilitando as dinâmicas organizacionais e ajudando a construir relacionamentos interpessoais mais maduros, pautados na inteligência emocional.

A influência da psicologia no comportamento organizacional

Comportamento é a forma com a qual agimos em relação a outras pessoas. E, se já no ambiente familiar, estamos sujeitos a conflitos, no trabalho esse potencial é ainda maior, uma vez que cada pessoa tem um perfil próprio.

Nesse sentido, o papel da psicologia organizacional está em entender esses diversos comportamentos e buscar maneiras de uniformizar as relações, de modo que haja um consenso interno sobre qual é o melhor comportamento para o grupo.

Nesse sentido, o psicólogo ou psicóloga organizacional vai avaliar quais são as crenças e valores que embasam a missão e visão da empresa e também o perfil dos profissionais que nela atuam, para chegar a um equilíbrio nas relações.

Assim, por meio de conversas, orientações, treinamentos e criação de políticas internas, são construídos códigos de conduta que moldam o comportamento organizacional e fazem com que as pessoas reconheçam esses comportamentos como típicos daquela empresa.

Exemplo disso é quando um cliente elogia o atendimento de uma empresa e outras pessoas reforçam essa característica.

A psicologia organizacional também atua fortemente como intermediária nas relações dentro da empresa, buscando a famosa relação ganha-ganha. Isto é, tanto a empresa quanto as pessoas que nela trabalham precisam estar felizes e satisfeitas.

A psicologia e o comportamento individual na empresa

Além de atuar no nível macro, considerando a empresa como um único organismo, o profissional de psicologia também precisa atuar no nível micro, ou seja, individual.

Neste papel, o psicólogo ou psicóloga vai buscar conhecer cada integrante da empresa, seu histórico de vida, seus desejos, necessidades e desafios. Através dessas análises, vai buscar formas de trabalhar com cada pessoa individualmente para ressaltar suas potencialidades na empresa.

Sendo assim, a psicologia também contribui no desenvolvimento de pessoas, buscando o aumento da produtividade, eficiência, colaboratividade e geração de resultados.

Em casos de má conduta ou de conflitos, o profissional atua diretamente na busca pela raiz do problema junto às pessoas envolvidas, com foco na resolução do problema e orientação sobre a conduta adequada.

Assim, pouco a pouco, a psicologia vai moldando o comportamento organizacional e construindo relações mais saudáveis dentro da empresa, gerando benefícios de longo prazo, como maior engajamento, retenção de talentos e performance.

Como trabalhar com psicologia organizacional?

Se você chegou até aqui, talvez esteja se perguntando como trilhar uma carreira na psicologia organizacional e contribuir para esse alinhamento interno.

Pois bem, o primeiro passo é concluir a graduação em psicologia. Esse curso superior tem duração de 4 anos e habilita o egresso a atuar nos diferentes ramos da psicologia, como a clínica, comportamental, forense ou organizacional, por exemplo.

Mas, para se destacar verdadeiramente no mercado, o ideal é que, após concluir a sua graduação, você também faça uma especialização em psicologia e comportamento organizacional.

Assim, você poderá se aprofundar em temas que são essenciais para a construção de um local de trabalho mais saudável.

No MBA em Psicologia e Comportamento Organizacional da Multivix, você explora temas como comportamento, personalidade e valores individuais, dinâmica de equipes, poder e influência no local de trabalho e mudança organizacional.

Também se aprofunda em questões como comunicação, liderança e empreendedorismo, além de gestão de conflitos, estresse e motivação no trabalho.

Todas essas questões são de extrema importância tanto para as grandes quanto médias e pequenas empresas, haja vista que o elemento humano é o grande diferencial de qualquer organização.

Já se decidiu sobre o próximo passo na sua carreira? Então conheça o MBA em Psicologia e Comportamento Organizacional da Multivix e faça parte desta transformação!

Olá, eu sou a Malu, consultora virtual da Multivix.

Estou aqui para te ajudar!