• Blog
  • Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas em tempos de layoff nas BigTechs

Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas em tempos de layoff nas BigTechs

Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas em tempos de layoff nas BigTechs

O mercado de desenvolvimento de softwares cresceu 28,4% de 2022 para 2023, uma expansão que surpreende, mas que está longe de ser o esperado para o segmento.

Os dois anos de pandemia de coronavírus apontavam para um cenário de transformação digital intensa, com empresas de todo o mundo correndo contra o tempo para digitalizar processos e serviços.

Mas logo em seguida veio a guerra entre Rússia e Ucrânia, elevando os preços dos commodities, reduzindo o fluxo de suprimentos e aumentando a inflação, o que gerou uma nova estagnação econômica.

O resultado, nós já conhecemos: grandes empresas de tecnologia sendo levadas a realizar demissões em massa, os chamados layoffs.

Em um cenário como esses, o que esperar do mercado de Tecnologia da Informação? É o que veremos neste artigo.

Mesmo em meio à dificuldade, o crescimento é certo

Embora as expectativas quanto ao crescimento do mercado de TI não tenham sido atendidas no último ano, uma coisa é certa: o mercado de tecnologia continua sendo um dos mais promissores para quem quer desenvolver uma carreira de sucesso.

Até 2027, o segmento deve atingir um faturamento de 915,96 bilhões de dólares, quase o triplo do faturamento atual. Isso demonstra o quão importante o setor continua sendo para a economia mundial.

De acordo com um relatório do FMI, até 2030 o mundo deve sofrer com um décifit de mais de 85 milhões de trabalhadores. Com tamanha escassez, a tendência é que os melhores talentos sejam cada vez mais disputados pelas empresas, com alta de salários e benefícios.

Além disso, as oportunidades para trabalhar em outros países, fazendo parte de projetos dos mais variados segmentos de mercado, é uma realidade, especialmente para quem se dedicar a aprender outros idiomas, como o inglês.

Quer entender melhor todas essas possibilidades? Continue a leitura no próximo tópico.

Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas: perspectivas e tendências profissionais

Não é de hoje que se fala em experiência do cliente. E o principal pilar desse diferencial competitivo é, sem dúvida, a tecnologia.

Através de aplicativos próprios, as empresas buscam personalizar experiências, oferecer produtos altamente segmentados e desenvolver soluções sob medida para cada cliente.

E quem melhor para transformar essas necessidades em softwares e aplicativos do que um profissional de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas? Confira algumas oportunidades para quem atua nesta área:

Desenvolvimento de softwares empresariais

A transformação digital ainda está longe de ser concluída na maioria das empresas. E isso quer dizer que existem oportunidades de desenvolvimento de sistemas para os mais variados segmentos.

Controle de processos, relacionamento com clientes, automação de tarefas e Big Data Analytics são apenas alguns dos tipos de soluções demandadas por organizações pequenas, médias e grandes.

Desenvolvimento de aplicativos

Os smartphones se tornaram verdadeiras extensões não só das pessoas como de seus escritórios.

Aplicativos de bancos, controle financeiro pessoal, atividades físicas, agenda, bate-papo, videoconferências, tudo isso — e muito mais — está concentrado nesses pequenos aparelhos.

E a demanda por apps personalizados não para de aumentar, ainda mais no universo corporativo, em que as empresas buscam formas de estarem cada vez mais próximas de seus clientes.

Desenvolvimento de wearables

Wearables, ou dispositivos vestíveis, são outro tipo de tecnologia que pode estar na mira dos profissionais de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

De smartwatches a smartbands, passando por camisetas inteligentes que medem seus batimentos cardíacos, as possibilidades são inúmeras. E por trás dessas tecnologias, sempre existem sistemas coletando, processando e armazenando dados.

Desenvolvimento de plataformas de análise de dados

Termos como Business Intelligence e Big Data já fazem parte do nosso dia a dia. Mas pouca gente compreende a complexidade e capacidade dessas tecnologias na hora de coletar, processar e analisar dados.

Outras plataformas, como Data Warehouses e sistemas baseados em processamentos robóticos também fazem parte do mix de tecnologias que demandam profissionais experientes para serem desenvolvidas.

Metodologias ágeis de projetos

Para quem já atua no mercado de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e sente que é hora de dar o próximo passo na carreira, não há como fugir das metodologias ágeis de gerenciamento de projetos.

Scrum, ITIL, Kanban, Extreme Programming (XP) e Crystal são algumas das frameworks que o profissional deve conhecer para atuar como gestor de projetos, liderando equipes de desenvolvimento de sistemas.

O preparo é fundamental

Se você se animou com tantas perspectivas, não perca tempo. O mercado demanda profissionais altamente qualificados, capazes de aprender rápido e se moldar às constantes mudanças do setor.

Além da graduação em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, é possível se diferenciar na carreira buscando especializações, como Cloud Computing, Gestão Estratégica de IoT e Big Data e Gerenciamento e Segurança de Redes, por exemplo.

Quem já possui perfil técnico bem desenvolvido e deseja assumir cargos de liderança pode buscar especializações em Governança de Tecnologia da Informação ou Gerenciamento de Projetos.

Dominar diferentes linguagens de programação, assim como outros idiomas, é fundamental para se destacar na carreira e agarrar as oportunidades que se apresentam em outros países.

Além disso, ter bom relacionamento interpessoal, saber trabalhar em equipe e ter flexibilidade para se moldar às rápidas mudanças do mercado são competências essenciais para quem quer atuar em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

Você já está pronto para dar esse grande passo na sua carreira? Então conheça os cursos da Multivix e prepare-se para as melhores oportunidades do setor!

Olá, eu sou a Malu, consultora virtual da Multivix.

Estou aqui para te ajudar!