• Blog
  • O que é uma cultura data driven?

O que é uma cultura data driven?

O que é uma cultura data driven?

Os dados fazem parte de nossas vidas. A cada post publicado nas redes sociais, a cada mensagem enviada através de aplicativos, a cada compra online realizada, centenas de dados são gerados na rede.

Quando olhamos para as empresas, então, nem se fala. Milhares de dados são gerados diariamente e demandam uma grande capacidade de coleta, processamento e armazenamento.

Mas por que estamos tão preocupados com todas essas informações que são criadas dia a dia?

Porque vivemos na Era dos dados. Quanto mais dados temos, maior é a nossa capacidade de conhecimento sobre determinada pessoa, contexto ou situação. Consequentemente, maior é a nossa capacidade de tomada de decisão.

Por essa razão, mais do que nunca, as empresas precisam desenvolver uma cultura data driven. Continue a leitura e entenda o que é e qual a importância disso tanto para você, enquanto profissional, quanto para as empresas.

O que é uma cultura data driven?

O termo data driven significa, literalmente, “dirigido por dados”. No contexto empresarial, esse termo ganha a conotação de decisões orientadas por dados.

Para entender a importância da cultura data driven, basta pensar na sua vida pessoal. Digamos que você decide viajar para um lugar para o qual nunca foi e não tem nenhuma informação a respeito.

Qual é a primeira coisa que você faz? Busca informações de qualidade, preferencialmente, de fontes confiáveis. Você vai pesquisar sobre trajetos, preços de passagens, onde se hospedar, o que fazer, quais são os pontos turísticos…

Quanto mais informações você reúne, mais segurança tem de viajar para determinado local, certo? Nas empresas acontece o mesmo, só que em um nível mais amplo e intenso.

Uma organização toma decisões o tempo inteiro. E, para não falhar em suas escolhas, precisa ter o máximo de informações possível. Porém, sem uma cultura data driven, isso se torna bastante difícil.

Nesse sentido, ter uma cultura data driven significa desenvolver um time capacitado para ter pessoas, processos e tecnologias focados em coletar, processar, analisar e armazenar dados de forma inteligente, de modo que eles se tornem estratégicos para a tomada de decisão.

Por que desenvolver uma cultura data driven?

Em um mundo orientado por dados, ter uma cultura data driven significa vantagem competitiva.

Mesmo um professor, palestrante ou empresário individual precisa pautar seus argumentos e decisões em dados, sob o risco de perder credibilidade, caso não tenha essa base.

Para uma empresa, que precisa zelar por sua reputação e imagem no mercado, que possui ações na bolsa, presta contas a sócios e investidores, que tem inúmeras obrigações junto a órgãos fiscalizadores, essa responsabilidade é ainda maior.

Ter uma análise de dados eficiente também traz mais segurança às suas decisões, evitando que as dúvidas paralisem o seu negócio ou que falhas prejudiquem os seus resultados.

A cultura data driven contribui, ainda, para acelerar as decisões na sua empresa, escalar a performance no mercado e atingir seus objetivos estratégicos com maior velocidade.

Tudo isso porque os dados dão direcionamentos claros sobre o que deve ser feito. E, fazendo uso de tecnologias como a análise preditiva, é possível até simular cenários e prever resultados com uma precisão incrível.

Agora, vem a pergunta mais importante: como desenvolver uma cultura data driven no seu negócio?

5 passos para desenvolver uma cultura data driven

Seja pequeno, médio ou grande, seu negócio precisa de uma cultura data driven o quanto antes. Isso não significa que você precisa ter a maior e melhor estrutura do mercado do dia para a noite. Mas a mentalidade data driven, pode começar agora mesmo. E é sobre ela que vamos falar:

1. Alinhe-se com seu time

O primeiro passo para desenvolver uma cultura data driven é conversar com a sua equipe. Explique o que é uma cultura data driven, qual a importância de ter um negócio orientado por dados e como cada pessoa pode contribuir para o processo de mudança.

Lembre-se que a empresa como um todo deve estar engajada no processo de coleta, processamento e análise de dados. E, mais do que isso, deve saber usar os dados a favor de suas atividades e resultados.

2. Selecione suas fontes de dados

Equipe pronta para orientar decisões por dados? Então agora é hora de selecionar as suas fontes de dados.

Vale lembrar que essas fontes precisam ser confiáveis, portanto, tome o tempo necessário para fazer essa triagem. Canais de atendimento da empresa, softwares de gestão, formulários em sites e páginas de vendas, apps corporativos…

O ideal é que a maioria das fontes de dados esteja sob controle da sua empresa, para que você tenha total acesso às informações e possa aprimorar o seu sistema de coleta, processamento, análise e armazenamento de dados continuamente.

3. Invista em automação de processos e inteligência artificial

A automação de processos reduz o trabalho manual, aumenta a produtividade da sua equipe e a velocidade com que os fluxos de dados transitam entre setores. Além disso, evita perda de informações relevantes e possibilita o compartilhamento em tempo real.

Já a inteligência artificial se torna uma grande aliada no momento de confrontar os dados coletados e extrair insights estratégicos para a tomada de decisão.

Portanto, na medida do possível, invista em tecnologias que possam facilitar o dia a dia da sua equipe e consolidar a cultura data driven na sua empresa.

4. Identifique KPIs de performance

Uma das melhores maneiras de saber se a cultura data driven está mesmo funcionando na sua empresa é estipular indicadores-chave de performance (KPIs) para cada processo e mensurá-los continuamente.

Assim, você vai saber exatamente o que está funcionando e o que não está, podendo tomar ações corretivas com mais agilidade e segurança. Os KPIs também ajudam a mensurar a eficácia de processos, assim como a performance da sua equipe. Portanto, devem estar sempre conectados aos seus objetivos estratégicos.

5. Adote a melhoria contínua

Uma cultura não se desenvolve do dia para a noite. É preciso muito trabalho e ajustes constantes para que sua empresa vivencie uma verdadeira cultura data driven.

Nesse sentido, adote a visão de melhoria contínua, avaliando os processos periodicamente e buscando formas de aprimorá-los cada vez mais.

Curtiu saber o que é uma cultura data driven? Então com certeza você vai se interessar por saber mais a respeito da análise de dados!

Olá, eu sou a Malu, consultora virtual da Multivix.

Estou aqui para te ajudar!