• Blog
  • Como e por que fazer um currículo lattes?

Como e por que fazer um currículo lattes?

Como e por que fazer um currículo lattes?

O currículo lattes é uma ferramenta essencial para aquelas pessoas que desejam desenvolver uma carreira acadêmica ou científica. Ele que reúne todas as suas realizações nesses campos, como graduação, pós-graduações, mestrados, doutorados, artigos científicos e demais publicações.

Continue a leitura e entenda melhor como e por que você deveria investir o seu tempo para deixar seu currículo lattes completo.

O que é um currículo lattes?

O currículo lattes é um currículo online, mantido pela Plataforma Lattes, desenvolvida pelo CNPq – Centro Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

Nessa plataforma, estão centralizadas informações de todo o território nacional no que se refere a instituições de ensino, pesquisa e desenvolvimento tecnológico.

A ideia inicial era integrar todas as informações de modo a facilitar a consulta à base de dados nacional. Mas o projeto cresceu tanto, que hoje a Plataforma Lattes é usada por instituições públicas e privadas para consultar informações estratégicas sobre profissionais, grupos de pesquisa e projetos científicos.

O currículo lattes é como um currículo profissional, porém, focado em suas realizações acadêmicas e científicas. Neste sentido, ele guarda todo seu histórico de estudante do ensino superior e pós-graduação, reunindo informações sobre graduações, pós-graduações, mestrados e doutorados.

Além disso, outras atividades ligadas ao ambiente acadêmico-científico também podem ser inseridas no currículo lattes. É o caso de TCCs (Trabalhos de Conclusão de Curso), dissertações de mestrado e teses de doutorado, além de artigos científicos.

Projetos de pesquisa e de iniciação científica também podem ser colocados no seu currículo lattes, fortalecendo seu perfil profissional na área e demonstrando sua experiência em pesquisa.

Outras atividades ligadas à docência também podem constar na plataforma, como atuação como professor ou coordenador acadêmico, por exemplo.

Por que ter um currículo lattes?

Nem todo mundo precisa ter um currículo lattes. Mas, se você tem interesse em desenvolver carreira na área de docência, pesquisa ou desenvolvimento tecnológico, essa presença é obrigatória.

Isso porque as instituições para as quais você possa aplicar para bolsas de pesquisa científica, projetos de iniciação científica ou mesmo posições fixas como docente ou pesquisador, vão procurar sobrepor você exatamente nesta plataforma.

Assim, tendo uma presença marcante na Plataforma Lattes, com todas as informações a respeito das suas atividades acadêmicas e científicas, fica mais fácil conquistar as oportunidades que você almeja.

Confira algumas das informações que você pode inserir no currículo lattes:

  • formações (graduação, especialização, mestrado, doutorado, pós-doutorado);
  • artigos científicos publicados;
  • participação em bancas de avaliação;
  • atividades de docência, pesquisa, iniciação científica e coordenação de projetos nessas áreas;
  • grupos de pesquisa dos quais tenha participado;
  • palestras, workshops, seminários e congressos nos quais tenha participado como ouvinte ou orador;
  • conhecimentos em outros idiomas;
  • livros ou capítulos de livros publicados;
  • dentre outros.

Perceba que se tratam de informações relacionadas a atividades de ensino e pesquisa. Portanto, um livro infanto-juvenil ou mesmo um romance não caberiam aqui.

Como fazer o seu currículo lattes?

Agora que você já sabe o que é e para que serve o currículo lattes, é hora de entender como começar a criar o seu. Vamos lá?

1 Reúna toda a sua documentação acadêmica

O primeiro passo para começar a preencher seu currículo lattes é ter todas as informações que você vai precisar em mãos. Portanto, comece reunindo seus diplomas e certificados.

Caso você não tenha uma pasta ou qualquer tipo de controle sobre os cursos, palestras, workshops, congressos e seminários dos quais tenha participado, talvez seja hora de tirar um tempo para fazer isso.

Procure listar tudo o que você fez até hoje e que esteja alinhado com o que citamos anteriormente neste artigo. Isto é, todas as informações de cunho acadêmico-científico.

2 Acesse a Plataforma Lattes

Agora que você já tem todos os documentos em mãos, é hora de começar a preencher a Plataforma Lattes. Para acessá-la, clique aqui.

3 Preencha seus dados

Primeiramente, você vai criar seu nome de usuário e inserir seu e-mail, além de criar uma senha segura.

Feito isso, você vai preencher seus dados pessoais, como nome completo, endereço, RG, CPF, dentre outros.

Em seguida, vai listar suas formações acadêmicas — graduação, especialização, mestrado, doutorado e pós-doutorado.

Vale lembrar que esses diplomas e certificados devem ser reconhecidos pelo MEC – Ministério da Educação. Portanto, antes de matricular-se em qualquer curso superior, certifique-se de que a instituição é credenciada ao MEC e o registro dos cursos está em conformidade com as normativas vigentes.

Depois da formação acadêmica, você vai preencher seus dados profissionais no currículo lattes. Você pode listar estágios, bolsas, programas de trainee, cargos públicos ou privados.

Por fim, você vai sinalizar qual é a sua área de atuação, para que as pessoas saibam exatamente em qual grande área de conhecimento você costuma trabalhar.

4 Tome cuidado

Alguns cuidados são essenciais para que você tenha um currículo lattes campeão:

  • Certifique-se de que as todas as informações estão completas;
  • Evite inconsistências de datas, siglas e referências;
  • Revise muito bem a gramática de todo o currículo lattes;
  • Tenha certeza de que não há nenhuma informação inverídica (todas elas podem ser confirmadas pelas instituições);
  • Certifique-se de que não há nenhum dado que não deveria estar no seu currículo lattes (lembre que são informações acadêmico-científicas).

Em caso de dúvida, você pode pedir ajuda para uma pessoa mais experiente na hora de preencher seu currículo lattes. Seguramente um professor, orientador de TCC ou mesmo conhecido que atue na área de pesquisa pode te ajudar a preencher o documento com o máximo de cuidado para que você tenha um perfil completo na Plataforma.

Preparado para dar início à sua carreira acadêmica? Conheça o Programa de Pesquisa e Extensão da Multivix!

Olá, eu sou a Malu, consultora virtual da Multivix.

Estou aqui para te ajudar!