Aumento de salário 2024: como pedir sem ficar mal com seu chefe?

Pedir um aumento de salário pode ser um assunto delicado para muitas pessoas, pois pode gerar desconforto e insegurança em relação à reação do chefe. No entanto, é importante lembrar que é um direito do funcionário buscar uma remuneração condizente com suas habilidades e responsabilidades. Por isso, listamos 7 estratégias para você pedir um aumento de salário sem ficar mal com seu chefe. Confira:

1. Faça sua pesquisa

Antes de pedir um aumento de salário, é importante fazer uma pesquisa sobre a remuneração média para sua posição e experiência na sua região.

Há diversas ferramentas disponíveis online, como sites de emprego e relatórios de salários, que podem ajudar a determinar um salário justo. Considere os níveis júnior, pleno e sênior, para identificar uma remuneração média que você julgue estar de acordo com suas pretensões.

Ter essa informação embasada pode ajudar a fortalecer seu argumento para pedir aumento de salário sem ficar mal com seu chefe.

2. Estabeleça um objetivo

Ao pedir um aumento de salário para o seu chefe, é importante ter um objetivo claro em mente. Qual é a quantia exata que você deseja receber? Além disso, é importante pensar sobre como esse aumento de salário pode impactar na sua carreira a longo prazo e o que você pode oferecer em troca.

Lembre-se de ter bons argumentos para justificar o aumento salarial. Você pode citar, por exemplo, participações em projetos da empresa, resultados gerados e até mesmo o desejo de realizar essas coisas, caso ainda não tenha tido a oportunidade.

Caso a empresa ainda não tenha conhecimento de formações que você tenha feito nos últimos meses, como ingresso em uma graduação EAD ou especializações relacionadas à sua área de atuação, é válido citar essas questões no momento da conversa.

3. Escolha o momento certo

Escolher o momento certo para pedir um aumento de salário é fundamental. Por exemplo, não é recomendável pedir um aumento logo após uma crise financeira na empresa ou após uma demissão em massa.  Além disso, escolha um momento em que seu chefe esteja mais relaxado e aberto a conversas.

Você também deve estar seguro da sua decisão de pedir um aumento de salário e com os seus argumentos na ponta da língua, para não titubear na hora de conversar com seu superior.

Evite momentos como início e fim de expediente, em que estão ocorrendo muitas coisas ao mesmo tempo. Procure agendar um horário no meio da manhã ou da tarde.

4. Prepare-se para justificar seu pedido

Ao pedir um aumento de salário, é importante estar preparado para justificar seu pedido. Liste suas realizações, responsabilidades adicionais assumidas e o valor que você agrega à empresa.

Mostre ao seu chefe que você está disposto a trabalhar duro e a assumir mais responsabilidades para justificar um aumento de salário.

Evite fazer comparações com outros colegas de trabalho, a não ser que vocês exerçam a mesma função e tenham salários diferentes. Igualdade salarial é uma responsabilidade e um dever das empresas.

5. Seja direto e objetivo

Ao abordar o tema com seu chefe, seja direto e objetivo. Comece a conversa com uma abordagem positiva, agradecendo pela oportunidade de trabalhar na empresa e pelo aprendizado adquirido até então.

Em seguida, apresente seus argumentos de forma clara e objetiva. Evite ser defensivo ou reativo durante a conversa. Exponha seus motivos para desejar um aumento de salário e abra espaço para que o seu chefe dê um feedback.

Muitas vezes, essa decisão não cabe somente ao seu superior imediato, portanto, considere aguardar alguns dias para que ele obtenha um parecer do setor de recursos humanos, por exemplo.

6. Tenha um plano de ação

Além de pedir um aumento de salário, é importante ter um plano de ação. Pense em quais medidas você pode tomar para agregar mais valor à empresa e justificar um aumento de salário.

Considere também a possibilidade de trabalhar em projetos de maior impacto ou assumir mais responsabilidades para mostrar seu valor.

Vale lembrar que ações dizem mais do que palavras. Portanto, seu plano de ação deve contemplar tarefas concretas, que você possa mostrar para outras pessoas.

Você pode, por exemplo, liderar projetos que estão parados ou assumir uma tarefa que de imediato não é sua, mas que precisa ser executada para o bem da equipe. Proatividade é fundamental para mostrar que você está disposto a retribuir pelo aumento de salário.

7. Considere outras opções

Se o seu chefe não estiver disposto a oferecer um aumento de salário no momento, considere outras opções. Talvez seja possível negociar um bônus, aumento de benefícios ou outras formas de reconhecimento.

Dependendo do porte da empresa, você pode pleitear uma mudança de setor ou mesmo de unidade, visando seu crescimento profissional. Procure se informar se existem programas de mobilidade organizacional.

Caso nada disso surta efeito, considere buscar outras oportunidades no mercado de trabalho. Para tanto, atualize seu currículo e acione sua rede de contatos para conseguir algumas indicações.

Você também pode conferir nossas dicas para preparar um currículo para novas oportunidades de trabalho.

Dica extra

Na hora de pedir aumento de salário para o seu chefe, é fundamental que você tenha inteligência emocional para lidar com um “não”. Afinal, nem sempre a empresa tem os recursos disponíveis ou o desejo de dar aumento salarial para as pessoas.

Nesses casos, é melhor ser sincero com a sua chefia e dizer que agradece a conversa, do que se enfurecer ou sair falando mal da empresa para os seus colegas de trabalho, por exemplo.

Manter o profissionalismo pode te ajudar em outros momentos, como obter uma carta de recomendação ou mesmo uma indicação para uma outra vaga.

Gostou dessas estratégias? Depois de aplicá-las, volte para contar pra gente como você se saiu!