• Blog
  • Qual o melhor curso de gestão de vendas para turbinar a carreira?

Qual o melhor curso de gestão de vendas para turbinar a carreira?

Qual o melhor curso de gestão de vendas para turbinar a carreira?

Se tem algo que nunca para, é o mercado de vendas. Sejam produtos ou serviços, as empresas estão sempre em busca de novas formas atender às necessidades da população e faturar alto com isso.

Um dos segmentos mais expressivos em vendas no Brasil é, sem dúvida, o e-commerce, que faturou 262 bilhões de reais. Como se não fosse suficiente, as empresas do setor projetam um crescimento de 50% em 2023.

Mas as vendas não se resumem apenas ao universo online. O varejo de rua e os shoppings centers também apostam no crescimento das vendas. Porém, para que tudo isso saia das projeções e se torne realidade, é preciso ter uma boa gestão de vendas, o que significa ter pessoas qualificadas liderando esse movimento.

Continue a leitura e descubra qual é o melhor curso de gestão de vendas para se preparar para esses novos desafios!

O que é gestão de vendas, afinal?

Antes de pensar em qual curso fazer, é importante compreender o que envolve a gestão de vendas. Só então você poderá avaliar se o curso que está buscando oferece mesmo o que você precisa para se destacar na área.

Pois bem, gestão de vendas é uma área que reúne desde o planejamento estratégico das vendas até o monitoramento dos resultados.

Isso significa que você tem que desenvolver políticas de precificação, estipular metas, analisar canais de vendas, dentre muitas outras atividades que impactam diretamente nos resultados financeiros da empresa.

Portanto, é uma ocupação que exige profundos conhecimentos não só de vendas, mas planejamento estratégico, análise de dados e gestão de equipes.

O que o mercado espera de um gestor de vendas?

Uma das maiores exigências para um gestor de vendas é o relacionamento interpessoal, seja para inspirar e motivar o time comercial todos os dias, ou para lidar até com os clientes mais difíceis.

Nesse sentido, resiliência, inteligência emocional e boa capacidade de negociação são qualidades que não podem faltar no seu perfil profissional.

Outro ponto fundamental para quem quer se destacar na gestão de vendas e turbinar a carreira é ter uma mentalidade data driven, isto é, orientada por dados.

Isso se deve ao fato de que, com base em dados, decisões podem ser tomadas com mais agilidade e assertividade, evitando erros e prejuízos.

Visão estratégica e conhecimento do mercado em que atua também são requisitos para se destacar como gestor de vendas. Afinal, é você quem vai definir como o time comercial irá atuar para bater as metas e gerar os resultados esperados pela empresa.

Conhecimento das principais ferramentas de gestão de vendas do mercado é outro item imprescindível. Termos como CRM, automação de vendas, pipeline de vendas e data driven sales devem fazer parte do seu vocabulário.

Além de todas essas competências, como gestor de vendas você também deve ser capaz de traçar estratégias inovadoras para incrementar os resultados da equipe. E isso exige criatividade e senso de coletividade.

Em outras palavras, coloque seu time para trabalhar em conjunto e não esqueça de valorizar as pessoas que estão contribuindo para os seus resultados.

Agora que você já sabe o que é gestão de vendas e o que o mercado espera de você, deve estar se perguntando: ok, mas qual o melhor curso para adquirir todas essas competências? É sobre isso que vamos falar na sequência.

Qual o melhor curso de gestão de vendas para alavancar sua carreira?

A escolha de um curso de gestão de vendas deve começar com uma autoanálise sobre a sua carreira até aqui: você já possui experiência em vendas ou está começando? Já tem ensino superior ou ainda não?

Vamos ver caso a caso:

Melhor curso de vendas para quem está iniciando na carreira

Se você está iniciando sua carreira e acredita que vendas é um bom setor para começar, o melhor curso é uma graduação na área.

A boa notícia é que já existe a graduação tecnológica em gestão de vendas, uma formação superior de 2 anos que te prepara para atuar no setor de forma rápida e totalmente focada naquilo que você precisa.

Esta formação vai te dar todas as bases para iniciar na carreira de gestor de vendas com segurança e se desenvolver em qualquer tipo de empresa, seja e-commerce, varejo de rua ou mesmo de serviços.

Melhor curso de vendas para quem já é profissional da área

Se você já possui uma formação superior e atua na área de vendas, o melhor é buscar um curso mais aprofundado, que te dê a oportunidade de evoluir na carreira e assumir novos desafios.

Neste caso, nossa recomendação é o MBA em Gestão Estratégica Comercial e Marketing. Esta é uma especialização para você que quer dar o próximo passo na carreira e assumir a gestão de grandes equipes ou participar mais ativamente no desenho de estratégias de marketing e vendas.

Por se tratar de uma especialização, este curso requer que você já seja graduado. A vantagem é que não importa a sua área de formação, o MBA em Gestão Estratégica Comercial e Marketing pode ser cursado por qualquer pessoa que tenha interesse em se desenvolver na área.

Dentre as disciplinas a que você terá acesso, estão: comportamento do consumidor; análise de mercados; formação de preços; planejamento de vendas; e marketing de serviços.

Você também terá a oportunidade de desenvolver habilidades de comunicação, empreendedorismo e liderança, a fim de se destacar na sua organização e alcançar novas oportunidades com mais segurança e preparo.

Se você quer se tornar um gestor de vendas diferenciado e turbinar a sua carreira, não fique esperando. Venha para a Multivix e dê o próximo passo rumo ao seu futuro profissional!

Olá, eu sou a Malu, consultora virtual da Multivix.

Estou aqui para te ajudar!