• Blog
  • Design de interiores: o que faz o profissional desta área?

Design de interiores: o que faz o profissional desta área?

Design de interiores: o que faz o profissional desta área?

Avaliado em 115 bilhões de dólares em 2022, o mercado de design de interiores tem crescido vertiginosamente nos últimos anos e promete um crescimento de 85% na próxima década.

Esse crescimento vem sendo impulsionado pelo mercado imobiliário e a crescente demanda por imóveis residenciais, comerciais e corporativos de alto padrão.

Como consequência do aumento da demanda por imóveis planejados, também cresce a procura por profissionais qualificados para desenvolver projetos personalizados.

E é neste contexto que o profissional de design de interiores ganha destaque. Continue a leitura e entenda melhor a rotina de quem trabalha como designer de interiores!

O que faz uma pessoa formada em design de interiores?

Design de interiores é uma área derivada da arquitetura, na qual o profissional idealiza, planeja e cria espaços projetados para que estes sejam funcionais e esteticamente agradáveis.

Isso envolve planejar como as pessoas farão uso do espaço, considerando questões como luminosidade, circulação de ar, fluxo de pessoas, conforto térmico e acústico, dentre outros itens indispensáveis para um ambiente agradável.

Cada projeto de design de interiores é único, porém, alguns elementos estão sempre presentes, como a divisão de ambientes — seja por meio de paredes, móveis ou outros materiais — especificação de materiais como pisos e revestimentos, definição de layout do ambiente e tipos de mobiliário que deverão ser utilizados.

Embora o designer de interiores não atue como decorador de ambientes, em seus projetos é possível que considere objetos decorativos como forma de incrementar a apresentação e também promover mais conforto e beleza ao local que está sendo projetado.

Como é o mercado de trabalho para o designer de interiores?

A atuação da pessoa formada em design de interiores está intrinsecamente ligada ao mercado imobiliário. Portanto, uma das grandes portas de entrada para as oportunidades do setor é estar a par de novas construções e participar de projetos de ambientes planejados.

Escritórios de arquitetura e urbanismo também oferecem inúmeras oportunidades de carreira, pois, enquanto o arquiteto projeta o ambiente como um todo, o designer de interiores pode atuar nos detalhes que tornarão cada ambiente único.

Outra possibilidade de atuação para o designer de interiores está no ramo de reformas e ambientação, remodelando espaços antigos para trazer mais funcionalidade, modernidade e aconchego para os usuários.

Caso você já tenha uma veia empreendedora, pode oferecer consultorias ou abrir um escritório próprio, ganhando mais liberdade para tomar decisões sobre seus projetos.

Já pensou transformar ambientes em verdadeiras obras de arte, prezando pela funcionalidade, estilo e agradabilidade? Pois esta é uma das maiores vantagens de se atuar no mercado de design de interiores, deixando a sua marca em cada projeto executado.

Qual é a rotina do profissional de design de interiores?

A criatividade corre solta em um escritório de design de interiores. Para tanto, o profissional deve se manter atualizado sobre tendências do mercado, cores da estação e tipos de revestimentos, por exemplo.

Tecnologia também faz parte do designer de interiores, já que ele utiliza softwares para criar maquetes eletrônicas e projetar espaços. Se você se interessa por essa área, dentre os softwares mais utilizados estão:

  • Sketchup
  • AutoCAD
  • V-Ray
  • 3DSMAX
  • Revit

Esses softwares agilizam muito o trabalho do designer de interiores, pois já trazem ferramentas específicas para a criação de ambientes projetados. Também permitem a exportação de arquivos para outros formatos, como pdf, facilitando no momento de apresentar a ideia para os clientes.

A sustentabilidade também faz parte da rotina do designer de interiores e pode se tornar um grande diferencial em seus projetos. Isso porque, cada vez mais, as pessoas buscam unir modernidade e conforto a elementos naturais e que não agridem o meio ambiente.

Neste sentido, cabe ao designer de interiores ir em busca de referências sobre arquitetura sustentável e lançar mão da criatividade para usar esses elementos em seus projetos.

Além de ter habilidade com tecnologias e estar por dentro das novidades do setor, o designer de interiores também precisa ter uma excelente comunicação interpessoal, a fim de transmitir suas ideias com clareza.

Lidar com clientes é uma rotina diária, sem a qual o profissional não teria como executar seu trabalho. Sendo assim, a dica aqui é trabalhar seu lado sociável.

Como iniciar uma carreira como designer de interiores?

Como você viu no início do artigo, o design de interiores é uma área derivada da arquitetura. Porém, atualmente, já é possível fazer uma formação específica em design de interiores, sem ter que passar pela graduação em Arquitetura e Urbanismo.

A vantagem dessa modalidade de formação é que você conclui o curso de Tecnologia em Design de Interiores em 2 anos, podendo iniciar sua carreira com maior rapidez.

E sabe do melhor? Aqui na Multivix, a graduação tecnológica em design de interiores é na modalidade EAD. Isso significa que você pode estudar no conforto da sua casa e comparecer a um polo da Multivix somente quando houver uma atividade presencial, que é previamente agendada.

Durante a graduação em design de interiores, você vai aprender sobre desenho técnico e perspectiva, metodologia do design, desenho arquitetônico e computação gráfica aplicada ao design de interiores.

Além disso, terá disciplinas de design sustentável, ergonomia, acústica e iluminação de interiores.

Para aprimorar sua habilidade de comunicação, você terá aulas de comunicação e expressão, marketing e gestão de projetos.

E, para sair da faculdade com a prática em dia, você também terá a oportunidade de desenvolver projetos de extensão e realizar um estágio supervisionado.

Ao final do curso, você terá tudo o que precisa para conquistar as melhores vagas no mercado de trabalho e desenvolver uma carreira de muito sucesso no design de interiores.

Pronto para começar? Então acesse a página do curso, confira todas as informações e venha fazer parte do time da Multivix!

Olá, eu sou a Malu, consultora virtual da Multivix.

Estou aqui para te ajudar!