• Blog
  • Por que você precisa de um curso de gerenciamento de projetos?

Por que você precisa de um curso de gerenciamento de projetos?

Por que você precisa de um curso de gerenciamento de projetos?

Tudo o que tem início, meio e fim pode ser considerado um projeto. Assim, concluir uma graduação é um projeto, aprender um novo idioma é um projeto, abrir sua própria empresa é um projeto.

Com isso em mente, você já pode começar a entender que gerenciar projetos é uma atividade que fazemos diariamente, seja de maneira profissional ou não.

O que talvez você não saiba, é que até 2030, o mundo estará sofrendo com a falta de 25 milhões de profissionais da área. Essa escassez de mão de obra qualificada pode levar à perda de 345,5 bilhões de dólares no PIB global, tornando-se uma verdadeira barreira de crescimento para as organizações.

— Ah, mas eu não tenho empresa. Por que deveria me preocupar com isso? — você pode perguntar.

A questão é que, mesmo que você prefira continuar trabalhando como contratado, a chance de ter que assumir uma posição de gerente de projetos em um futuro próximo é bastante alta. E estar preparado para assumir este desafio pode ser a oportunidade que você estava esperando para crescer na carreira.

Continue a leitura deste artigo e entenda melhor por que você precisa de um curso de gerenciamento de projetos!

A sua vida é um projeto. Aprenda a gerenciá-la.

Quantas vezes você planejou começar a academia na segunda-feira e deixou essa iniciativa para trás? Ou quantos objetivos de ano novo você deixou de concretizar nos últimos cinco anos?

Olhando para trás, pode parecer algo supérfluo. Mas a verdade é que estes são projetos que falharam. Você já chegou a se perguntar o porquê?

Falta de planejamento adequado, má gestão do tempo, não saber estabelecer prioridades… estas são questões que não estão presentes só na nossa vida pessoal, mas também na profissional.

E, se você não consegue gerenciar isso no nível individual, imagina quando tiver que fazer por uma equipe inteira? Ou tiver que cumprir a promessa de ano novo que fez para o seu chefe, com relação às metas da empresa?

Um curso de gerenciamento de projetos pode te ajudar a olhar para a sua vida de uma forma completamente diferente. Pode contribuir para que você trace planos mais seguros e concretos com relação aos seus objetivos, garantindo que você conquiste seus sonhos com muito mais facilidade do que se estivesse à deriva, sem saber por onde começar.

Imagine que seu projeto de vida é ter uma casa própria. Com um curso de gerenciamento de projetos, você pode aprender a analisar a viabilidade desse projeto, de acordo com os seus ganhos atuais. Pode, ainda, te ajudar a estimar o tempo necessário para que o seu sonho se torne realidade.

Caso o intuito seja construir a sua casa própria, o curso de gerenciamento de projetos pode ser ainda mais relevante. Ele vai te ajudar a estimar valores, gerenciar contratos com fornecedores, definir o escopo do trabalho e avaliar a qualidade do que foi entregue.

Agora, imagine que você pode extrapolar essa ideia para qualquer coisa que queira na sua vida. Uma viagem, um empreendimento, até seu próprio casamento.

Interessante, não é? Agora vamos ver como isso se reflete no seu trabalho?

Por que ser um gerente de projetos no trabalho

Bom, você já deve ter percebido que direta ou indiretamente, você já cumpre o papel de gerente de projetos na sua vida particular.

Se essa função já é de suma importância a nível individual, imagine em uma organização, em que você precisa conciliar os objetivos de várias pessoas?

Coordenar as ações de uma equipe para que um objetivo seja atingido, garantir que um produto seja desenvolvido com qualidade máxima no menor tempo possível e mostrar que o seu trabalho gera lucro para a empresa são apenas algumas das nuances da gestão de projetos no ambiente corporativo.

Dependendo da posição que você tenha na empresa, pode ainda ser solicitado a fazer orçamentos, gerenciar contratos, fazer a análise de viabilidade de projetos ou mesmo contratar pessoas para desenvolver projetos.

Em outras palavras, assim como na sua vida pessoal, na profissional você também está constantemente gerenciando iniciativas que demandam preparo. E um curso de gerenciamento de projetos pode facilitar bastante a sua rotina. Vejamos como:

  • maior entendimento sobre planejamento de produtos e serviços;
  • mais desenvoltura para lidar com equipes multidisciplinares;
  • maior velocidade na entrega de macro e micro tarefas;
  • melhor capacidade de gerenciamento de tempo;
  • maior capacidade de priorização de tarefas;
  • mais facilidade para gerenciar recursos financeiros e não-financeiros;
  • flexibilidade e adaptabilidade para se moldar a qualquer tipo de equipe, projeto ou empresa.

Essas são apenas algumas das vantagens de se tornar um gerente de projetos no seu local de trabalho. A seguir, você vai conhecer os benefícios de fazer um curso de gerenciamento de projetos e se tornar um verdadeiro profissional.

Por que desenvolver uma carreira em gerenciamento de projetos

Com a projetização do trabalho, a demanda por profissionais capazes de fazer a gestão de projetos se torna cada vez maior, como você viu no início do artigo.

Segundo estimativas do PMI – Project Management Institute, cerca de 2,3 milhões de novos gerentes de projetos serão requeridos a cada ano para suprir a demanda mercadológica.

Isso significa mais oportunidades de trabalho para quem estiver preparado para assumir uma posição como esta. Só para você ter uma ideia, segundo o site Glassdoor, o salário médio de um gerente de projetos, em 2023, é de R$ 12.000.

Com a experiência e uma carreira de sucesso, você pode chegar a ter uma remuneração acima de R$ 50.000.

E o que você precisa para agarrar essas oportunidades? De um curso de gerenciamento de projetos de qualidade. Uma formação que te dê todas as ferramentas necessárias para que você saiba gerenciar um projeto do início ao fim, levando em consideração todas as variáveis que o compõem.

É por isso que, aqui na Multivix, desenvolvemos quatro pós-graduações que podem te ajudar a dar o próximo passo na sua carreira como gestor de projetos.

A primeira delas é a especialização em Análise e Projetos de Sistemas, voltada para profissionais da área de TI que desejam se profissionalizar no desenvolvimento de projetos em tecnologia.

Já o MBA em Gerenciamento de Projetos, te habilita a trabalhar em qualquer segmento do mercado, liderando projetos de toda e qualquer natureza.

A terceira opção é o MBA em Gestão de Projetos com ênfase em Inovação e Ferramentas Digitais, voltado para o público que atua com marketing, mercado financeiro, parques tecnológicos e outras iniciativas que estão conectadas à tecnologia e inovação.

Por fim, temos a especialização em Projetos e Gerenciamento de Redes, também voltada aos profissionais de TI, que atuam na estruturação de redes de computadores e parques tecnológicos.

Como você pode ver, opções de curso de gerenciamento de projetos não faltam. Escolha o seu e prepare-se para conquistar as melhores vagas do mercado de trabalho em pouco tempo!

Olá, eu sou a Malu, consultora virtual da Multivix.

Estou aqui para te ajudar!