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Proatividade: o que é e por que ela é tão importante?

Proatividade: o que é e por que ela é tão importante?

Muito se fala sobre protagonismo na carreira e como se destacar em um mercado cada dia mais competitivo.

A partir daí, surgem inúmeras possibilidades de construção de um currículo desejável pelo mercado, com cursos de graduação, especialização, mestrado e doutorado.

Mas sabe o que também é altamente desejado pelas melhores empresas? Proatividade.

Continue a leitura e entenda melhor o que é proatividade por que essa habilidade é tão importante para a sua carreira!

Proatividade: o que é?

Proatividade é a habilidade de tomar iniciativa frente às diversas situações e desenvolver soluções de forma antecipada.

Esse modo de agir é o oposto de ser reativo, que consiste em esperar que as coisas aconteçam para só então tomar algum tipo de providência a respeito.

Uma atitude proativa é, por exemplo, adotar hábitos alimentares e estilo de vida saudáveis para evitar o surgimento de doenças. Uma abordagem reativa, por sua vez, é só se preocupar com a saúde quando você já está doente.

Agora que você já compreendeu o conceito de proatividade, vamos ver como transportá-lo para o ambiente organizacional?

Proatividade no trabalho

A proatividade no trabalho consiste em tomar a dianteira na realização de tarefas sem a necessidade que alguém fique pedindo ou cobrando uma atitude de sua parte.

Isso demonstra autonomia e senso de responsabilidade, conhecido como accountability no universo corporativo. Também revela sua capacidade de contribuir para o atingimento das metas, superar desafios e colaborar com a equipe.

Por que ser proativo é importante?

A proatividade no trabalho traz benefícios tanto para os colaboradores quanto para a própria organização. Confira alguns dos motivos pelos quais você deveria desenvolver essa habilidade:

Mais autonomia no trabalho

Pessoas proativas conquistam mais autonomia no trabalho, pois demonstram iniciativa e capacidade de resolução de problemas. Também despertam mais confiança por parte das lideranças, ganhando respeito e novas responsabilidades, à medida que amadurecem.

Maior senso de colaboração

A proatividade também pode ser benéfica para toda a equipe, na medida em que você aplica essa habilidade para ajudar outras pessoas. Contribuindo para o desenvolvimento e crescimento do seu time, você está fomentando um ambiente de trabalho mais colaborativo.

Aumento da produtividade

Ser proativo significa não ficar esperando para fazer o que tem que ser feito. Logo, você deixa de procrastinar e realiza suas tarefas de forma ágil, eficiente e focada nos resultados, o que resulta em maior produtividade no seu dia a dia.

Redução de riscos

Uma das maiores vantagens de ter proatividade no trabalho é agir antes que determinadas condições aconteçam, evitando, assim, riscos.

Por exemplo: digamos que você tem um relatório a apresentar no final da próxima semana.

Você pode deixar para fazer o relatório um dia antes, correndo o risco de que algo aconteça no meio do caminho e você acabe atrasando, ou então fazer o serviço assim que possível e deixá-lo pronto, com a possibilidade de revisá-lo antes da apresentação.

Maior possibilidade de crescimento

Pessoas que demonstram proatividade têm mais possibilidades de crescimento na carreira, já que despertam mais confiança dos gestores. Além disso, pessoas proativas ganham destaque em seus afazeres, tornando-se referências para seus colegas de trabalho.

Maior oportunidade de aprendizagem

Ser proativo também traz mais oportunidades de aprendizagem, já que você passa a se oferecer para auxiliar em tarefas ou para aprender coisas novas, em vez de ficar esperando que uma chance apareça sem que você tenha se preparado para ela.

Por que as empresas valorizam pessoas proativas?

Agora que você já conhece os benefícios de ser uma pessoa proativa, que tal entender por que essa habilidade é tão desejada pelas empresas?

Maior engajamento no trabalho

Pessoas proativas são mais engajadas no trabalho, isto é, se envolvem mais nos projetos, metas e objetivos da organização. Logo, contribuem de forma mais ativa para a conquista de resultados.

Além disso, pessoas engajadas inspiram outros colaboradores e ajudam a construir um ambiente de trabalho mais positivo e voltado para a criação de soluções.

Maior produtividade

A sua produtividade contribui para o atingimento de resultados da empresa. Nesse sentido, quanto mais proatividade você tiver, mais benefícios a empresa irá colher.

Mais inovação

Pessoas proativas pensam à frente de seu tempo. Elas ajudam a construir o futuro da empresa por meio de inovações que são pensadas para solucionar problemas futuros. Além disso, a inovação contribui para o aumento da competitividade da empresa, a abertura para novos mercados e o desenvolvimento de novas soluções.

Fortalecimento da cultura organizacional

Quando a proatividade permeia a equipe, a cultura organizacional sai fortalecida, na medida em que as pessoas se sentem verdadeiramente parte da empresa e capazes de contribuir para os seus resultados.

A longo prazo, essa transformação do ambiente corporativo se traduz em maior retenção de talentos, formação de lideranças e capacidade de resposta aos desafios mercadológicos.

Mas afinal, como se tornar uma pessoa proativa?

Exercitando a proatividade no ambiente de trabalho

A proatividade é uma prática que se desenvolve com o tempo e com a implementação de pequenas mudanças de atitude frente ao mundo. Veja algumas dicas para começar a desenvolver essa competência:

Organize-se

A essência da proatividade está na sua habilidade de organizar ideias, pensamentos e tarefas. Tendo ciência do que precisa ser feito, você pode se antecipar a quaisquer imprevistos e agir de forma proativa para garantir que a sua parte será feita.

Gerencie o seu tempo

O tempo é um recurso escasso, portanto, deve ser bem aproveitado. Você pode começar listando seus afazeres e estimando quanto tempo precisará dedicar a cada um deles. Assim, fica mais fácil colocar mãos à obra sem demora e ainda contar com aquele intervalo estratégico entre uma tarefa e outra para ajudar aos colegas.

Pense sempre um passo à frente

Um dos segredos da proatividade é pensar sempre um passo à frente do que você está fazendo agora. Por exemplo: quais são os impactos de um simples posts de rede social? Será que ele pode gerar problemas de interpretação? Com esse pensamento sempre à frente, você pode exercer sua proatividade e evitar problemas futuros.

Seja flexível

A proatividade também exige um pouco de flexibilidade na sua rotina, especialmente para lidar com os imprevistos. Se surgir algo de última hora, seja resiliente para lidar com a situação e busque sempre uma forma positiva de lidar com ela. Desafios foram feitos para nos ensinar!

Aprenda com seus erros

Pegando o gancho com a dica anterior, se os desafios foram feitos para nos ensinar, precisamos descobrir como aprender com nossos erros. Afinal, mesmo que sejamos proativos, podemos falhar em algum momento. E isso deve nos dar subsídios para identificar nossos erros e buscar formas de aprimorar nossas habilidades e competências.

Gostou de saber o que é proatividade e como ela é importante para a sua carreira? Então você também pode se interessar pela relação entre motivação e crescimento profissional!

Olá, eu sou a Malu, consultora virtual da Multivix.

Estou aqui para te ajudar!