• Blog
  • Motivação e crescimento profissional: entenda essa relação

Motivação e crescimento profissional: entenda essa relação

Motivação e crescimento profissional: entenda essa relação

Crescer profissionalmente costuma levar tempo. Você precisa se adaptar à rotina da empresa, dominar todos os processos, conquistar a confiança de líderes e companheiros de trabalho, obter reconhecimento dos seus resultados para só então vislumbrar novas possibilidades de carreira dentro da mesma empresa.

Contudo, segundo dados do Ministério do Trabalho, o tempo médio de permanência de uma pessoa em um mesmo emprego tem sido menor do que 2 anos.

Quando analisamos sob a ótica das gerações, os jovens de 18 a 24 anos permanecem ainda menos tempo: somente 9 meses.

Mas será que esse período é suficiente para o seu crescimento profissional?

E mais: será que é possível manter a motivação para permanecer até que o seu reconhecimento venha?

É sobre isso que vamos falar neste artigo. Continue a leitura!

O que é crescimento profissional?

Crescimento profissional é o processo de desenvolver novas habilidades que contribuem para o aperfeiçoamento do trabalho.

Este processo de aprimoramento de competências pode levar a novas oportunidades de carreira, com novas responsabilidades e atribuições, assim como a novos cargos de gestão e liderança.

Para crescer profissionalmente, você precisa de uma mentalidade lifelong learning, ou seja, de aprendizado contínuo.

Além disso, também deve manter a motivação para seguir se aperfeiçoando constantemente. Afinal, só se destaca quem se atualiza para atender às demandas mais atuais do mercado de trabalho.

Outro ponto que você deve levar em consideração com relação ao crescimento profissional é que ele pode se dar em qualquer etapa da sua carreira. Ou seja, não é algo limitado somente aos jovens profissionais.

Mesmo os profissionais mais experientes precisam continuar sua jornada de aperfeiçoamento, a fim de se manterem desejados pelas empresas.

Por que a motivação é importante para o crescimento profissional?

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, crescer profissionalmente não depende apenas da empresa na qual se trabalha.

Se não houver um esforço pessoal do profissional, a tendência é a estagnação na carreira, com consequências como dificuldade de encontrar novos empregos e salários mais baixos.  Portanto, a motivação maior para desenvolver uma carreira de sucesso deve vir de você.

E de onde vem essa motivação?

Primeiramente, do seu projeto de vida, que deve considerar o tipo de trabalho ou carreira que você deseja seguir.

Sabe aquela história de “o que você quer ser quando crescer”? É sobre isso que estamos falando.

Quando você sabe qual é o seu objetivo profissional, compreende quais passos são fundamentais para atingi-lo. Logo, sente mais motivação para continuar perseguindo seu sonho.

Crescer profissionalmente é para todo mundo?

Como você viu logo no início, o crescimento profissional é mais do que conquistar novos cargos. É uma atitude de investimento contínuo no desenvolvimento de habilidades, competências e atitudes fundamentais para o seu auto-aperfeiçoamento.

Nesse sentido, é importante que você entenda que nem todo mundo se desenvolve na mesma velocidade e com a mesma facilidade nas mesmas áreas.

Uma pessoa pode ter mais facilidade na comunicação interpessoal enquanto outra nos cálculos.

Isso significa que a primeira pode levar mais tempo para se desenvolver em contabilidade ou finanças, por exemplo.

Mas em hipótese alguma esse “tempo a mais” faz dela menos competente ou com menos possibilidades de crescimento profissional. Portanto, crescer profissionalmente é sim para qualquer pessoa.

Motivação e crescimento profissional: estipulando objetivos e metas

Se você deseja ter crescimento profissional, deve começar estipulando objetivos e metas.

Digamos que atualmente você ocupe uma posição de auxiliar de escritório. O próximo passo seria se tornar assistente. Depois, analista. Então, gerente administrativo.

Para crescer nessa linha hierárquica, você precisa desenvolver hard e soft skills, ou seja, competências técnicas e comportamentais que ajudarão você a desempenhar essas atividades.

Nesse sentido, o primeiro passo a dar é listar quais competências um assistente de escritório precisa ter e quais delas você tem que desenvolver.

Feita a sua lista, vem o próximo passo, que é buscar formas de desenvolver essas habilidades. Você pode fazer isso por meio de cursos livres, cursos técnicos, uma graduação e até mesmo com a ajuda de mentores.

Para cada grande passo na sua carreira, estabeleça quais são as metas a serem atingidas para que você chegue aonde deseja. Assim, a cada pequena vitória, você terá ainda mais motivação para continuar se aperfeiçoando e crescendo profissionalmente.

Mantendo a motivação apesar das barreiras

Sabemos que nem sempre é fácil conquistar seus objetivos profissionais. Pode levar alguns anos, inclusive, para que você chegue à posição dos seus sonhos. E no meio do caminho, pode bater aquele desânimo.

É nessas horas de incerteza quanto ao seu futuro profissional que a motivação interna não pode faltar. Confira algumas dicas de como manter essa chama acesa:

Entenda o que você está sentindo

Lidar com as emoções é o primeiro passo para não perder a motivação enquanto o crescimento profissional não vem.

Nesse sentido, você pode tentar conversar com alguém mais experiente que você, como um professor ou familiar, ou então buscar ajuda de especialistas, como psicólogos.

Compreender o que você está sentindo ajudará na recuperação da motivação e do fôlego para continuar investindo na sua carreira.

Continue seu plano de ação

Mesmo que você esteja se sentindo meio perdido, se tiver um plano de carreira, simplesmente continue seguindo-o.

Pode ser que nem todo dia seja super produtivo, mas só o fato de ver que suas pequenas metas estão sendo atingidas pode devolver a sua motivação para continuar crescendo profissionalmente.

Reconheça seu progresso

Quantas vezes você já sentiu que estava trabalhando, trabalhando, sem sair do lugar?

Essa sensação pode ser suprimida se você tiver um caderno ou agenda onde tenha o seu progresso anotado.

Esse simples recordatório pode te tirar de uma situação de estagnação, devolvendo o ânimo que você precisa para continuar se desenvolvendo profissionalmente.

Além das anotações, lembre-se também de comemorar suas conquistas. Pode até ser que daqui a um ano você nem lembre o motivo, mas a comemoração seguramente ficará na sua memória.

Forme um sistema de apoio

Contar com o apoio de amigos, colegas de faculdade, companheiros de trabalho e familiares é a melhor maneira de superar os desafios da vida e manter a motivação.

Portanto, comece a se cercar de pessoas que compartilham os mesmos valores que você e que podem te dar o suporte necessário até nos momentos mais difíceis.

Vale a pena incluir nessa lista aquelas pessoas que torcem pelo seu crescimento profissional e que podem abrir portas para novas oportunidades de carreira.

Aqui na Multivix, acreditamos que o futuro é construído dia a dia, e que o crescimento profissional é consequência de um esforço coletivo.

Se você busca um lugar de confiança para se desenvolver profissionalmente, conheça a nossa infraestrutura e os nossos cursos!

Olá, eu sou a Malu, consultora virtual da Multivix.

Estou aqui para te ajudar!