• Blog
  • Engenharia de controle e automação: melhores faculdades

Engenharia de controle e automação: melhores faculdades

Engenharia de controle e automação: melhores faculdades

A busca por maior rendimento na indústria tem levado as empresas a investir em novas tecnologias e profissionais capazes de desenvolver soluções personalizadas para cada tipo de negócio.

Tanto é, que a estimativa de crescimento do setor de controle e automação é de 10,7% anuais até 2030, levando o segmento a faturar 845,15 bilhões de dólares até lá.

Parte deste crescimento será impulsionado pela aplicação da inteligência artificial nos processos de ponta a ponta, eliminando a intervenção humana.

Com menos possibilidades de falhas e riscos cada vez mais controlados, a tendência é que a produção ganhe velocidade, qualidade e flexibilidade, elevando a capacidade das indústrias de atender às demandas do mercado.

Todo este cenário se torna bastante positivo tanto para as empresas que fazem uso dessas tecnologias quanto para profissionais que estejam dispostos a inovar nos processos produtivos, como é o caso dos engenheiros de controle e automação.

Mas como você pode surfar nessa onda de oportunidades e garantir seu lugar de destaque? É sobre isso que vamos falar neste artigo. Continue a leitura!

O que é engenharia de controle e automação?

Engenharia de controle e automação é uma área de conhecimento que se dedica a planejar, implementar e monitorar sistemas industriais elétricos, eletrônicos, mecânicos e computacionais para aumento de performance e qualidade de produtos e serviços.

Também conhecida como mecatrônica, a engenharia de controle e automação é resultado da interseção de quatro grandes áreas:

Combinando os conhecimentos dessas áreas, o engenheiro de controle e automação é capaz de desenvolver sistemas automatizados que elevem a produtividade das empresas, aumentem a segurança dos trabalhadores e assim contribuam para o crescimento da organização.

Mas, para que você possa proporcionar todos esses benefícios para uma indústria, precisa ter a formação adequada. E é sobre isso que vamos falar daqui em diante.

Como é a faculdade de engenharia de controle e automação?

A faculdade de engenharia de controle e automação tem 5 anos de duração, ao longo dos quais você mergulhará em um mundo completamente novo.

No primeiro e segundo períodos, serão ministradas as disciplinas de base, como cálculo, física, probabilidade e estatística, geometria analítica e álgebra linear. Portanto, se você gosta da área de exatas, vai se identificar muito com as disciplinas do primeiro ano.

Na sequência, além de se aprofundar nas disciplinas de exatas, também vai começar a adentrar o mundo da mecânica, dos circuitos elétricos e eletromagnetismo.

O quinto e o sexto períodos, que marcam a metade do curso, serão permeados por conhecimentos de eletrônica, eletromecânica e instalações elétricas.

No quarto ano de formação em engenharia de controle e automação você dará um passo a mais na sua jornada, com disciplinas como automação industrial, controle de sistemas dinâmicos e sistemas embarcados, entre outras.

Também terá a oportunidade de começar o primeiro estágio supervisionado, colocando em prática todo o conhecimento adquirido ao longo dos primeiros semestres de curso.

No último ano da graduação, você terá contato com conhecimentos de inteligência artificial e robótica, sistemas de manufatura e controle de processos industriais.

Também será convidado a realizar o segundo estágio supervisionado, para aprofundar sua experiência prática.

O último ano da graduação em engenharia de controle e automação também é marcado pelo desenvolvimento do TCC – Trabalho de Conclusão de Curso.

Ao finalizar todos os pré-requisitos, você receberá o título de bacharel em engenharia de controle e automação, podendo exercer a profissão de engenheiro de acordo com as melhores práticas do mercado.

Como escolher as melhores faculdades de engenharia de controle e automação?

Agora que você já sabe como é a graduação em engenharia de controle e automação, talvez esteja se perguntando como escolher a melhor faculdade para começar a cursar o ensino superior.

Pois bem, esta é uma decisão tão importante quanto a escolha do curso, já que a instituição de ensino fará parte da sua vida acadêmica do início ao fim da graduação. Nesse sentido, preste atenção aos seguintes detalhes:

Faça uma lista das faculdade próximas a você

O primeiro passo é conhecer quais faculdades de engenharia de controle e automação existem próximas a você. Com uma rápida pesquisa na internet, você consegue saber quais são as instituições que ofertam esse curso.

Verifique o credenciamento ao MEC

Para que uma faculdade possa ofertar o curso de engenharia de controle e automação, ela precisa estar credenciada ao Ministério da Educação — MEC.

Você pode fazer essa verificação no site do e-MEC. Após a verificação, mantenha na sua lista apenas as instituições que estão em conformidade no site.

Confira o reconhecimento do curso

Além do credenciamento da instituição no MEC, também é importante que você confira se o curso é autorizado ou reconhecido pelo Ministério da Educação. Essa informação você também encontra no mesmo site do e-MEC.

Conheça os professores

Saber quem serão os professores é fundamental para que você sinta segurança ao longo do curso. Afinal, é importante que você tenha aulas com profissionais da área, que sejam capazes de transmitir tanto conhecimentos teóricos quanto práticos.

Visite a faculdade

Se possível, faça uma visita presencial às faculdades que estão no topo da sua lista. Procure conhecer a infraestrutura oferecida aos alunos, como biblioteca, laboratórios de práticas e demais facilidades.

Caso você tenha optado pela modalidade EAD, convém conhecer o polo de apoio presencial, para saber que tipo de suporte há disponível para os seus estudos.

Verifique as formas de ingresso

Até aqui, seguramente você já tem uma lista de 3 a 5 faculdades, certo? Agora, é hora de verificar as formas de ingresso e como você pode garantir a sua vaga na graduação em engenharia de controle e automação.

Pronto para dar o próximo passo? Então acesse a página da graduação em engenharia de controle e automação da Multivix, confira todos os detalhes e venha fazer parte da nossa instituição!

Olá, eu sou a Malu, consultora virtual da Multivix.

Estou aqui para te ajudar!