8 ferramentas de estudo para organizar sua rotina

Organizar a rotina de estudos é um desafio para você? Pois saiba que você não está só!

De acordo com uma pesquisa da FileMaker, 48,4% dos estudantes universitários dizem não ter tempo para realizar todas as atividades do curso.

Do total de entrevistados, 88% afirmaram que gostariam de melhorar suas habilidades de organização e gestão do tempo. Contudo, 50% deles não usa qualquer tipo de ferramenta de estudo para organizar sua rotina.

Se você está neste grupo ou precisa de ferramentas de estudo mais eficazes para organizar o seu dia a dia, continue a leitura. Selecionamos 8 delas para você testar!

1 Asana

Asana é um aplicativo de gestão de tarefas para smartphones e desktops.

Com uma interface simples e intuitiva, ele te ajuda a criar projetos, organizar datas de entrega e até atribuir subtarefas a outras pessoas.

Ideal para quem gosta de manter tudo em um único lugar, o Asana permite integração com outros apps, como Google Drive, Microsoft 365, Slack e Canva, entre outros.

2 Clickup

Clickup é um concorrente direto do Asana quando se trata de ferramentas de estudo para organizar a sua rotina.

Ele possui uma interface bastante semelhante ao Asana, com pequenos diferenciais que fazem com que ele seja a preferência de muitas pessoas.

Um desses destaques é a possibilidade de criação de automações simples, que otimizam seu tempo e ajudam a organizar melhor a sua agenda.

Você pode, por exemplo, integrar o Google Calendar ao Clickup e ter todos os seus compromissos concentrados em um único lugar. Desse modo, você melhora sua gestão do tempo e ainda evita ter que ficar compatibilizando informações de fontes diferentes.

3 Pocket

Sabe aquela infinidade de links, páginas web e materiais online que você nunca consegue organizar para estudar? Pois o Pocket é a ferramenta certa para dar conta disso!

Essa ferramenta de estudo permite que você guarde os melhores conteúdos que encontrar na internet de forma totalmente organizada e fácil de consultar.

Além disso, ele também faz uma coletânea dos melhores conteúdos e apresenta uma página customizada para que você se mantenha a par das notícias de forma simples e intuitiva.

Com versões premium, o Pocket é a aposta certa para quem consome muito conteúdo na internet e acaba se perdendo em meio a tantas coisas para ver e estudar depois.

4 Trello

Trello é uma das ferramentas mais utilizadas quando o assunto é organizar a rotina de estudos. Isso porque ele traz uma série de recursos que facilitam o acompanhamento das suas tarefas.

O recurso principal é um dashboard baseado na metodologia Kanban, onde você cria colunas do tipo a fazer, fazendo e feito. Assim, pode acompanhar a evolução dos seus estudos de forma simples e bastante visual.

Assim como o Clickup, com o Trello você pode criar automações simples e integrações com outras ferramentas de estudo, como Google Docs. Desse modo, concentra todos os seus recursos no mesmo lugar.

5 Google Docs

E já que citamos a gigante da web, que tal falarmos do Google Docs?

O Google Docs é o editor de textos online da Google e permite que você mantenha seus trabalhos e anotações na nuvem. Portanto, você ganha a capacidade de acessar esses arquivos a qualquer momento, em qualquer lugar. Para isso, só precisa de acesso à internet.

Além da facilidade de acesso para você, o Google Docs permite que seus arquivos sejam compartilhados com outras pessoas. Nesse sentido, é uma excelente ferramenta de estudos em grupo, pois você e seus colegas podem trabalhar de forma colaborativa no mesmo doc.

Outros recursos muito interessantes também estão disponíveis, como digitação por voz, comparação de documentos e tradução. Vale a pena experimentar!

6 Notion

Notion é o queridinho das agências de marketing digital, pois traz uma série de recursos que permitem o controle de tarefas de forma rápida e intuitiva.

Com o Notion, você pode criar Wikis (centrais de conhecimento), documentos, projetos, checklists, rastreadores de hábitos, entre outras soluções que vão te ajudar a organizar a sua rotina de maneira divertida e muito simples.

Além disso, ele possui assistente integrado de inteligência artificial e permite uma série de integrações com outros aplicativos que vão potencializar a sua rotina de estudos!

7 Pomofocus

Se a sua dificuldade é manter a concentração, o Pomofocus é um excelente aliado na hora de estudar.

O aplicativo é simples de usar: dê o start e ele contabilizará 25 minutos de produtividade. Ao término do tempo, ele soará um alerta de pausa. Terminada a pausa, retome os estudos.

O método pomodoro é um dos mais simples e eficazes métodos de manter a concentração nos estudos. Portanto, se quiser saber mais sobre ele, não deixe de conferir o artigo completo que fizemos para você.

8 Anki

Com o Anki, estudar para as provas pode ser mais fácil do que você imagina.

Este aplicativo te ajuda a criar flashcards para cada matéria, apresentando o conteúdo de forma aleatória para que você memorize os principais pontos.

O Anki testa seus conhecimentos em sessões rápidas, de um minuto ou menos. Portanto, você pode usar o app a qualquer momento do dia, seja em casa, na faculdade ou mesmo no ônibus.

Depois de cada sessão, você pode consultar seu desempenho e verificar como está o seu ritmo de aprendizado sobre o conteúdo.

Dica bônus

Além das ferramentas de estudo que apresentamos, você também pode usar e abusar dos mapas mentais para criar conexões entre conteúdos. Eles podem ser feitos à mão ou com a ajuda de aplicativos.

Quer saber mais? Saiba como potencializar seus estudos com os mapas mentais!