• Blog
  • Pomodoro: organize seus estudos com essa técnica poderosa

Pomodoro: organize seus estudos com essa técnica poderosa

Pomodoro: organize seus estudos com essa técnica poderosa

Quando se trata de otimizar os estudos, existem inúmeras técnicas que podem te ajudar a aproveitar melhor o tempo e aumentar a retenção de conhecimento.

Uma delas é a técnica pomodoro, um método simples, eficaz e bastante intuitivo de otimizar seus estudos e extrair o máximo potencial deles.

Neste artigo, você vai entender melhor o que é a técnica pomodoro e como ela pode transformar seu modo de estudar para sempre. Continua com a gente?

O que é a técnica pomodoro?

A técnica pomodoro é um método de estudo criado pelo italiano Francesco Cirillo, na década de 1980.

O então universitário utilizou um cronômetro de cozinha em forma de tomate para desenvolver sua técnica, que prevê um período de estudo de 25 minutos seguido de um pequeno intervalo.

Na prática, funciona desta forma: você ajusta o cronômetro para que desperte em 25 minutos e então começa seus estudos. Quando o timer soa, você faz uma pausa de 3 a 5 minutos e então volta para mais um período de estudos de 25 minutos.

Quando somar 4 tempos de 25 minutos de estudo, você faz uma pausa maior, de 20 a 30 minutos, para dar tempo para que o seu cérebro descanse.

Fica assim:

  • Ciclo 1: 25 minutos de estudo
  • Pausa de 5 minutos
  • Ciclo 2: 25 minutos de estudo
  • Pausa de 5 minutos
  • Ciclo 3: 25 minutos de estudo
  • Pausa de 5 minutos
  • Ciclo 4: 25 minutos de estudo
  • Pausa de 30 minutos

Ao final, você terá estudado 1h40 e descansado 20 minutos nos intervalos menores.

Na pausa de 30 minutos, a ideia é espairecer suas ideias, fazendo outras atividades. Se puder encaixar uma atividade física neste intervalo, ajudará seu organismo a compensar as horas sentado e seu cérebro a absorver melhor o conhecimento.

Quais são as vantagens da técnica pomodoro?

A principal vantagem da técnica pomodoro é a facilidade com que pode ser aplicada. Mas os benefícios vão muito além disso. Confira:

Aumenta o foco e concentração

Com intervalos curtos de estudo, você se concentra com mais facilidade e mantém o foco naquilo que realmente importa: seu aprendizado.

Nos intervalos de 5 minutos, você aproveita para beber água, ir ao banheiro e até dar uma olhadinha nas redes sociais, mas sem se distrair demais.

Reduz a ansiedade

Quando vemos um grande bloco de conteúdo a ser estudado, é comum ficarmos ansiosos e até desenvolvermos uma certa rejeição ao estudo.

Por outro lado, quando esse bloco de conhecimento é dividido em pequenas partes, é possível vislumbrar o término dos estudos com mais facilidade, reduzindo a sensação de que não terminará nunca.

Melhora sua organização nos estudos

Ter um processo de estudo bem definido pode te ajudar a organizar melhor seus horários e a quantidade de conteúdo a ser estudado. Assim, você pode prever quanto tempo tem para repassar toda a matéria até as provas, por exemplo, planejando sua agenda com mais assertividade.

Otimiza o seu tempo de estudo

Aplicar a técnica pomodoro também te ajuda a otimizar o tempo, já que, durante os ciclos de 25 minutos, você não se distrai com redes sociais, notificações de WhatsApp ou quaisquer assuntos alheios ao estudo.

Mantém sua motivação para os estudos

Como você consegue acompanhar seu progresso nos estudos com mais facilidade, a técnica pomodoro também ajuda na manutenção da sua motivação.

Isso porque, à medida que você percebe que está “vencendo” todas as suas tarefas de forma simples, ágil e eficaz, se sente mais impelido a continuar aplicando o método no seu dia a dia.

Aumenta a sua produtividade

Com mais foco e concentração nas suas tarefas, e sem interrupções, você consegue avançar com mais velocidade pelos conteúdos a serem estudados, tornando-se mais produtivo.

Como começar a aplicar a técnica pomodoro hoje mesmo

Para começar a usar a técnica pomodoro, você só precisa de um pouco de organização. Confira nossas dicas:

  • Liste todas as suas tarefas, colocando-as em ordem de prioridade;
  • Se forem tarefas longas, como a leitura de grandes capítulos, quebre essas atividades em tarefas menores;
  • Ajuste e cronômetro para tocar em 25 minutos;
  • Comece a sua primeira tarefa;
  • Se surgir qualquer ideia ou você lembrar de algo que precisa ser feito, anote em um local separado e continue estudando;
  • Quando o cronômetro soar, dê uma pausa de 5 minutos;
  • Repita o processo 4 vezes;
  • Faça um intervalo de 30 minutos.

3 aplicativos para facilitar a sua vida

Para facilitar o seu processo, selecionamos 3 aplicativos da técnica pomodoro que podem ser baixados no seu celular:

Pomodoro timer

O pomodoro timer está disponível para dispositivos android e conta com mais de 1 milhão de downloads por ser uma ferramenta simples e intuitiva de utilizar. Confira mais detalhes aqui.

Pomofocus

O pomofocus é outro aplicativo da técnica pomodoro, com a vantagem de ser um app para desktops. Ele possui versões tanto para Windows quanto para Mac. Conheça o aplicativo neste link.

Tomato Timer

Outro app que pode ser usado em desktops, o tomato timer apresenta uma interface simples e direta de uso, que pode ser acessada também em smartphones e tablets. Confira detalhes nesta página.

A técnica pomodoro ajuda a otimizar seu tempo de estudos e a manter o foco nas suas tarefas. Mas sabia que existem outras ferramentas que podem potencializar seus estudos?

Os mapas mentais são uma ótima forma de integrar o seu aprendizado, criando esquemas eficazes que ajudam na fixação do conhecimento.

Você também pode querer conhecer 5 tecnologias que ajudam a potencializar seus estudos.

Olá, eu sou a Malu, consultora virtual da Multivix.

Estou aqui para te ajudar!