Receba as novidades do nosso blog!

Fique antenado sobre várias profissões.

  • Blog
  • Técnica Pomodoro: melhore seus estudos com o método de 25 minutos

Técnica Pomodoro: melhore seus estudos com o método de 25 minutos

Técnica Pomodoro: melhore seus estudos com o método de 25 minutos

Uma pessoa pode levar anos para descobrir qual é a técnica de estudos ideal para ela, afinal, nem sempre é possível aprender pelos métodos tradicionais, principalmente com a presença da tecnologia que pode atrapalhar na concentração do estudante.

Por isso, diversos métodos foram desenvolvidos ao longo dos anos. Neste artigo, você vai conhecer um dos mais famosos, a Técnica de Pomodoro.

Como funciona?

Basicamente, a Técnica de Pomodoro funciona da seguinte forma: 25 minutos de estudos cronometrados, sem nenhum tipo de interrupção, seguido por 5 minutos de descanso.

Faça isso no mínimo 4 vezes e depois da sequência de ‘pomodoro’ (4×25 minutos interruptos), descanse 30 minutos.

O que é?

A Técnica de Pomodoro foi criada como um método de gestão de tempo, que serve para diversos cenários da vida que exigem concentração e produtividade, inclusive nos estudos. Além disso, é muito utilizada (e recomendada) por diversos ‘gurus’ do ensino.

O principal objetivo, é ter maior controle do tempo que se gasta com tarefas e, claro, para aproveitar com mais profundidade o conteúdo explorado.

Por que e como eu devo usar?

Se você está tendo dificuldades de entender conteúdos mais densos ou práticos e se não consegue se concentrar na hora de estudar, a técnica vai te ajudar!

A Técnica de Pomodoro pode melhorar a concentração, organização do tempo e disciplina com as responsabilidades, além de ser uma ótima saída para aprender de verdade.

Mas, é importante lembrar que a técnica funciona por ter momentos de intensidade com concentração e outro momento dedicado ao descanso. Então, para que a técnica dê certo, a dica é: nada de entrar nas redes sociais ou perder a concentração com outras coisas. Foco total!

Na prática:

1 – Faça uma lista ou cronograma de estudos. Se você ainda não tem um, aprenda a fazer o seu plano de estudos de forma rápida e simples aqui.

2 – Programe seu alarme do relógio ou celular para tocar no ‘pomodoro’ e nos intervalos. Organizado dessa forma:

#01 PomodoroParte 1 – Matéria X (25 minutos)
Intervalo5 minutos de descanso
#02 PomodoroParte 2 – Matéria X (25 minutos)
Intervalor5 minutos de descanso
#03 PomodoroParte 3 – Matéria X (25 minutos)
Intervalo5 minutos de descanso
#04 PomodoroParte 4 – Matéria X (25 minutos)
Intervalo Final30 minutos de descanso
Pomodoro FinalRevisão

 

3 – Garanta um local de estudos silênciosos e sem nenhum tipo de interrupções. Seu foco deve ser completamente no conteúdo e no intervalos a dica é descansar a mente.

É um método de estudos bem rídigo, para forçar sua concentração e aprendizagem. Quando falamos ‘sem interrupções’, é sem interrupções mesmo!

Pronto, seguindo essas orientações você será um adepto da Técnica Pomodoro.

EXTRA:

A contagem de 25 minutos de estudos interruptos, seguidos por 5 minutos de descanso é apenas uma base. Pode acontecer, por exemplo, dos estudos começarem a desenvolver melhor no final do tempo, então, nem sempre é preciso parar.

Pratique a técnica e comece a adaptá-la de acordo com seu ritmo e realidade, mas sem mudar seu sentido ou propósito.

Outro questão importante que você deve se atentar, é que nem sempre a Técnica de Pomodoro será uma opção para os estudos.

Como foi destacado no início do texto, ela é indicada para conteúdos mais complicados ou que exigem prática, além também de ajudar estudantes que não conseguem se concentrar. Para uma redação, por exemplo, ela não será eficaz.

Continue lendo: 6 hábitos que podem melhorar sua concentração nos estudos

Agora que você já conhece tudo sobre o famoso método de 25 minutos de estudos, a Técnica Pomodoro, comece a utilizá-la no seu dia a dia para garantir boas notas e muita aprendizagem!