Menu
  • Blog
  • Monte um plano de estudos para seguir um curso com disciplina e dedicação

Monte um plano de estudos para seguir um curso com disciplina e dedicação

Monte um plano de estudos para seguir um curso com disciplina e dedicação

Um dos grandes desafios dos estudantes é conseguir criar e manter um plano de estudo que se encaixe na rotina de maneira eficiente. A longa jornada em sala de aula (nos casos de cursos período integral) ou a extensa carga horária a ser cumprida até a graduação podem parecer um problema gigante.

Saiba que mesmo nesses casos é possível estudar com disciplina e ainda sobrar um tempinho para aproveitar a vida.

Separamos algumas dicas para ajudar na construção de uma rotina de estudos eficaz, totalmente adaptável, e que pode ser iniciada a qualquer momento.

Primeiro de tudo, entenda seus pontos fortes e fracos

É muito importante que você saiba quais são suas maiores dificuldades, período do dia que rende menos e o que tem menor vontade fazer.

Cada um tem um rendimento ao longo do dia. Uns mais pela manhã, outros mais pela tarde e temos aqueles que preferem a solidão da madrugada.

Não insista em hábitos ruins

Aquela série que você tanto quer maratonar ainda vai existir quando você tiver uma folga nos estudos. O mesmo vale para o seu celular, também conhecido como buraco negro, porque normalmente você entra e não sai nunca mais.

As distrações são muitas, mas usar a desculpa de que é “só dessa vez” acaba iniciando um ciclo vicioso. O que seria exceção se torna regra.

Não associe quantidade com qualidade

Também não adianta querer estudar 23 das 24 horas do dia acreditando que dessa maneira irá render mais. Tanto o corpo quanto o cérebro necessitam de descanso. E é esse descanso que irá garantir uma melhor assimilação da matéria.

Colocando em prática

Vamos a alguns tópicos simples e que são de fácil aplicação. Não há necessidade de seguir todos, até porque você já identificou os pontos fortes e fracos, e com isso vai saber o que necessita melhorar.

Sala de aula: às vezes o sono e o cansaço são mais fortes, mas procure manter a maior porcentagem de concentração possível nesse momento do dia. Não deixe para assimilar a matéria sozinho. Aproveite a aula para tirar dúvidas, anotar informações importantes e categorizar o conteúdo para saber quanto será necessário estudar a mais.

Tecnologia: use-a a seu favor. Grave o áudio das aulas. Tire foto de apresentações importantes. Crie lembretes de informações que você precise buscar depois. Não conte apenas com a sua memória, ela pode ser boa, mas também está suscetível a falhas.

Disciplina: você sabe o que é, mas nem sempre usa. É importante manter a disciplina na rotina que estabelecer e procure não quebrá-la. Aos poucos você entra no ritmo sem precisar se estressar.

Relógio: estabelece horários para as suas principais tarefas. Claro que às vezes você pode mudar, mas esse cronograma será o seu guia diário. Estabeleça as prioridades e organize o restante com base nelas.

Dica extra

Separamos um e-book gratuito com dicas de estudo para quem vai fazer a prova do Enem.