Receba as novidades do nosso blog!

Fique antenado sobre várias profissões.

• Blog

Técnicas para se fazer uma boa redação

Teste de Carreiras Gratuito

Você sabe como fazer uma boa redação para o Enem? Essa é a parte mais importante dessa prova. Se sair bem no texto dissertativo argumentativo é o primeiro passo para ingressar no ensino superior.

Por mais difícil que possa parecer, não é impossível escrever uma redação nota 1000. Basta seguir algumas dicas simples, usar o seu conhecimento sobre o assunto e tudo dará certo.

Por isso, neste texto falaremos sobre algumas técnicas que você precisa usar durante a prova. Confira!

Capriche na introdução

A introdução é o cartão de visitas do seu texto. Ela pode fazer o avaliador amar o que está lendo, ou dar uma nota baixa já desde o início. Para acertar nesse início da redação você precisa:

• ser objetivo;
  • apresentar o tema proposto;
  • não argumentar;
  • não dar opinião.

A introdução precisa, necessariamente, abrir o texto e mostrar o que será discutido e qual viés será usado. Ela não pode, de maneira nenhuma, ter argumentos ou pontos de vista.

Conheça a estrutura do texto

A prova do Enem exige que você faça um texto dissertativo-argumentativo. Esse tipo de conteúdo tem introdução, desenvolvimento e conclusão. Cada uma dessas partes tem uma função muito bem definida e ela deve ser respeitada.

Game ENEM
  • A introdução (um parágrafo) inicia o texto e apresenta o assunto;
  • O desenvolvimento (de três a quatro parágrafos) usa de argumentos para apresentar uma solução ao problema social em foco;
  • A conclusão reúne os seus argumentos e a introdução para justificar a tese e encerrar o texto.

Argumente, mas não dê opinião

Um erro muito comum cometido por vestibulandos é o de opinar no texto do Enem. Isso é grave e faz com que a pessoa perca muitos pontos.

Durante a redação você precisa, sim, apresentar uma proposta de solução para o problema. Entretanto, isso não deve ser feito com opiniões, mas sim com argumentos. O vestibulando precisa construir argumentações lógicas e coesas que representam e justificam seu posicionamento, mas sem falar qual é a sua opinião.

Isso significa que você deve dissertar sobre um tema e precisa escolher, com cuidado, quais argumentos serão apresentados ao longo do conteúdo.

Simulado de Redação

Leia sua introdução e depois sua conclusão

A prova do Enem é muito cansativa e às vezes nos perdemos na redação e acabamos enrolando o desenvolvimento do texto. Ao fazer isso, corremos o sério risco de fugir do tema proposto, o que pode gerar uma nota 0 na redação.

Mas existe uma técnica muito simples para evitar que isso aconteça. Assim que terminar de corrigir o seu texto, leia a introdução e depois a conclusão. Se elas estiverem falando do mesmo assunto, mas com palavras diferentes, então sua produção está correta. Caso elas estejam explicando sobre coisas diferentes, então será necessário fazer correções.

Conseguiu aprender a como fazer uma boa redação para o Enem? Por mais que essa tarefa possa parecer difícil no primeiro momento, a verdade é que criar textos é uma questão de prática. Se você treinar diariamente e usar as dicas que demos ao longo do texto, com certeza sua avaliação será positiva.

Como estamos falando da prova para entrar na faculdade, precisamos perguntar uma coisa: você já escolheu qual graduação vai fazer? Se a resposta for não, temos uma dica: leia nosso e-book sobre como escolher um curso a partir do seu perfil!

Saiba tudo sobre bolsa de estudo, financiamento estudantil e descontos.