Entenda como usar a nota do ENEM para entrar na faculdade

Que o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é uma das provas mais importantes do Brasil você já deve saber. Só na edição de 2020, o Inep confirmou mais de 6,1 milhões de inscrições. Mas, você sabe tudo que pode fazer com sua nota na prova? Entenda agora como usar a nota do ENEM para entrar na faculdade.

A princípio, o Exame Nacional do Ensino Médio avalia os estudantes em diversas áreas do conhecimento e em uma redação, por meio de provas aplicadas durante dois dias. Se você vai fazer a prova deste ano, saiba que existe uma enorme variedade de opções para utilizar sua nota, entre elas, o ingresso em faculdades particulares.

Caso você tenha interesse em utilizar sua nota do ENEM para iniciar a Graduação, leia este artigo até o final para ficar por dentro de todos os detalhes. Vamos lá!

A prova do ENEM

Assim como destacado anteriormente, o ENEM pode ser utilizado como uma alternativa ao vestibular tradicional para o ingresso em faculdades particulares e, isso acontece, porque o grau de dificuldade da prova garante testar a capacidade do candidato.

Dessa forma, as provas abrangem as seguintes áreas do conhecimento:

• Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • Matemáticas e suas Tecnologias.

Além disso, o candidato ainda deverá redigir uma redação com o tema que, normalmente, é escolhido devido a importância que ele tem para a sociedade.

Seja como for, a prova é muito importante e requer um bom estudo antes de fazê-la, mas não é uma tarefa impossível. Com esforço e dedicação, é possível garantir uma média positiva que vai abrir diversas possibilidades no futuro.

Baixe o Game ENEM!

Contudo, você ainda deve estar se perguntando: “Ok, mas como usar a nota do ENEM para entrar na faculdade?”.

Agora que você já entendeu um pouco mais sobre o funcionamento da prova, este artigo irá trazer alguns exemplos mais comuns para usar a nota do ENEM, como ProUni, Nossa Bolsa e vestibulares.

ProUni

O Programa Universidade para Todos (ProUni) foi criado pelo Governo Federal. Os estudantes conseguem descontos de até 100% nas faculdades privadas, de acordo com a nota do ENEM.

Os interessados em concorrer às bolsas, além de prestar o ENEM, devem preencher requisitos de renda máxima e demais critérios.

Sendo assim, não é uma opção para todos, mas para quem faz parte do público-alvo do programa, vale a pena se candidatar para a seleção.

Para concorrer pelo Prouni, o estudante deve acompanhar o calendário e efetuar a inscrição no próprio site do programa.

Nossa Bolsa

O Nossa Bolsa é um programa de concessão de benefícios criado pelo governo do Espírito Santo e funciona como o ProUni: ofertas de bolsas de estudos para público de baixa renda e com critérios de participação.

Para participar do Programa de Bolsa Universitária Nossa Bolsa, é necessário atender à alguns pré-requisitos, entre eles, escolher uma instituição credenciada, além de fazer o ENEM. Para concorrer à bolsa, é preciso se cadastrar no site do programa e acompanhar os resultados para saber se foi beneficiado.

Assim como o ProUni, a nota do ENEM também tem um grande peso na definição de quem vai ser selecionado e as vagas são limitadas.

Vestibulares nas faculdades particulares

Ao mesmo tempo que é possível usar a nota do ENEM para entrar na faculdade com bolsas de estudo como ProUni e Nossa Bolsa, o estudante também pode usar a pontuação para entrar nas faculdades particulares.

É comum encontrar instituições que realizam vestibulares com essa opção. Nestes casos, o candidato não precisa fazer nenhuma prova, apenas comprovar que fez o ENEM e apresentar a nota.

Dependendo da faculdade escolhida, pode haver necessidade de pontuação mínima para ingressar, mas esse não é o método mais comum. Da mesma forma, também é possível encontrar aquelas que oferecem até desconto, de acordo com a nota do candidato.

Para saber os critérios das faculdades para usar sua nota do ENEM, é preciso pesquisar cada uma separadamente e encontrar a opção ideal para você.

Entretanto, vale destacar que é importante procurar por faculdades reconhecidas pelo Ministério da Educação. Dessa forma, você irá garantir a qualidade da sua formação quando for para o mercado de trabalho.

Usando a nota do ENEM na Multivix

Ao falar sobre o uso da nota do ENEM para entrar na faculdade, podemos utilizar o exemplo da Faculdade Multivix.

O candidato precisa alcançar, no mínimo, 250 pontos, não ter tirado zero na redação e ter realizado o exame a partir de 2013. Todo o processo é muito simples e on-line, basta anexar o comprovante da pontuação no momento da inscrição.

A Multivix também atende ao pré-requisito de qualidade no momento da escolha, estando entre as 20 melhores faculdades do Brasil e com nota de excelência no MEC.

Por fim, o sucesso do Enem como forma de avaliação vem sendo atestado pelas faculdades privadas do país, que selecionam seus futuros estudantes com base no desempenho obtido no exame.

Além dos exemplos citados, você também tem a opção de utilizar sua nota para conseguir créditos universitários.

E aí, você já sabe como usar a nota do Enem para entrar na faculdade? Aproveite a aprenda a estudar para o Enem sozinho!