AVISOS

Confira o caderno de prova e gabarito do Processo Seletivo de Medicina 2019. Acesse o link.

• Blog

Como usar a nota do Enem para entrar na faculdade?

55 milhões de pessoas inscreveram-se para o Enem de 2018, 4 milhões em apenas uma semana. Tais dados mostram como o Exame Nacional do Ensino Médio assumiu importância no cotidiano dos estudantes e de todos aqueles que buscam ingressar no ensino superior.

O Exame Nacional do Ensino Médio avalia os estudantes em diversas áreas do conhecimento, além da redação, sendo uma alternativa ao vestibular tradicional. Promovido anualmente pelo Inep, suas provas são aplicadas durante dois dias, geralmente em novembro.

Se você pretende ingressar em uma instituição privada de ensino superior e não sabe como usar a nota do Enem para entrar na faculdade, encontre as respostas lendo este artigo. Vamos lá!

O Exame Nacional do Ensino Médio

Como vimos, o Enem pode ser utilizado como uma alternativa ao vestibular tradicional para o ingresso em faculdades particulares. As provas aplicadas pelo Inep são suficientes para avaliar a aptidão do candidato ao ingresso em um curso de nível superior e abrangem as seguintes áreas do conhecimento:

• Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • Matemáticas e suas Tecnologias.

Tudo bem, sabemos que você deve estar se perguntando: “Mas como entrar na faculdade com a nota do Enem?”. Existem algumas formas de utilizar a nota do exame para entrar em uma faculdade privada, boas possibilidade são o processo seletivo direto e programas como o Prouni e Nossa Bolsa.

ProUni

O Programa Universidade para Todos (Prouni) foi criado pelo Governo Federal e tem o intuito de democratizar o acesso aos cursos de nível superior oferecidos por instituições privadas de ensino. Isso é feito por meio da oferta de descontos parciais ou integrais aos estudantes com as melhores notas no Enem.

Para concorrerem às bolsas, além de prestar o Enem, os estudantes precisam atender aos requisitos e critérios de renda exigidos. Por conta disso, o Prouni pode não ser a resposta adequada a todos que questionam sobre como entrar na faculdade pelo Enem.

Para concorrer pelo Prouni, o estudante deve acompanhar o calendário e efetuar a inscrição no próprio site do programa.

Nossa Bolsa

O Nossa Bolsa é um programa de concessão de benefícios criado pelo governo do Espírito Santo com o objetivo de ampliar o acesso a instituições de ensino superior privadas.

O ingresso é feito de forma semelhante ao Prouni. Utiliza-se a nota do ENEM para a classificação do candidato, tendo como critérios a média aritmética das notas da prova objetiva.

Podem ser beneficiados com bolsas parciais ou integrais estudantes que cursaram o ensino médio em instituições públicas do Espírito Santo ou em escolas particulares com bolsa integral.

Ingresso direto

Outra forma de entrar na faculdade com a nota do Enem é através do ingresso direto. Para aqueles que não atendem aos requisitos do Prouni e não têm a intenção de prestar o vestibular tradicional, é possível ingressar diretamente no curso superior em instituições que aceitem essa modalidade de acesso.

Muitas instituições privadas adotam o desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio como forma de ingresso, mas a pontuação necessária para entrar na faculdade pelo Enem costuma variar. Vale lembrar que o estudante sempre deve priorizar as faculdades com cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação.

Para saber os critérios específicos exigidos pela instituição, busque informações em seu site ou entre em contato com a Secretaria do curso. Na Multivix, por exemplo, o estudante precisa alcançar, no mínimo, 250 pontos, não ter tirado zero na redação e ter realizado o exame a partir de 2013.

O sucesso do Enem como forma de avaliação vem sendo atestado pelas faculdades privadas do país, que selecionam seus futuros estudantes com base no desempenho obtido no exame. Além dessas formas de usar a nota do Enem para entrar na faculdade, você também pode contar com programas de bolsa para se manter na instituição, como os créditos universitários.

E aí, já sabe como usar a nota do Enem para entrar na faculdade? Aproveite a aprenda a estudar para o Enem sozinho!