• Blog
  • Empreendedorismo Social: o que você precisa saber

Empreendedorismo Social: o que você precisa saber

Empreendedorismo Social: o que você precisa saber

O número de Empreendedores veio crescendo no Brasil seja para tirar uma renda extra ou realizar o sonho de abrir o seu próprio negócio, uma forma de inovar para poder não passar necessidade e com isso o Brasil se tornou o País do Empreendedorismo. Quando falamos de Empreender, logo pensamos em abrir o próprio negócio, fazer uma renda extra para ajudar nas contas no final do mês, mas você sabia que existe uma parte do Empreendedorismo que é focado em resolver problemas de pessoas que passam por dificuldades em seu dia a dia?

Mas afinal, o que seria o Empreendedorismo?

O Empreendedorismo é quando uma pessoa tem a capacidade de gerenciar um projeto, transformando ele em produto ou serviço. Empreender também é observar um problema e transformar esse problema em algo lucrativo que pode ser um projeto ou um movimento que gera mudanças no dia a dia das pessoas.

Mas onde entra o Empreendedorismo Social nisso?

O Empreendedorismo Social é uma idealização que possibilita o grande impacto de melhorias na sociedade local e até global.

São empresas cujo foco principal é gerar uma mudança na vida de pessoas de baixa renda, aumentando a qualidade de vida, normalmente as empresas ajudam essas pessoas com qualificações, tratamento de saúde e oportunidade de emprego em algumas áreas, sendo elas:

  • Educação
  • Meio ambiente
  • Saúde
  • Ambiente digital
  • Agricultura

O Empreendedorismo social tem a característica do foco social. Esta idealização está relacionada às empresas que prestam serviços ao público tendo inovação social, ou as que são criadas com este objetivo.

Empreendedorismo Tradicional x Empreendedorismo Social

No Empreendedorismo Tradicional as empresas oferecem serviços e produtos na intenção de obter lucro e geralmente as empresas tradicionais sempre tem um público alvo em mente.

O foco do Empreendedorismo Tradicional é atender a necessidade do cliente, gerar desejo e atender as dores dos consumidores.

Já no Empreendedorismo Social o foco das empresas é gerar lucro dos serviços/produtos para levar uma vida melhor à comunidade, resolvendo problemas de forma inovadora e ainda sendo rentável.

O foco principal do Empreendedor Social é a comunidade de baixa renda. Ele verifica o problema e cria um projeto para solucionar. Alguns desses projetos são: reciclagem, espaço cultural, atendimento popular etc.

As características de um Empreendedor Social

Para que isso dê certo é necessário que o Empreendedor visualize e compreenda a dor e necessidade alheia, mas você sabe quais as características de um Empreendedor Social?

  • Ter empatia
  • Ser solidário
  • Foco principal em comunidade / pessoas de baixa renda
  • Ser criativo
  • Flexível

4 filmes que todo Empreendedor deve assistir

  • O homem que mudou o jogo – Diante de um orçamento apertado, Beane tenta reinventar seu time superando os clubes de bola mais ricos. Unindo forças com Peter Brand, graduado da Ivy League, Beane se prepara para desafiar as tradições da velha escola. Ele recruta jogadores de barganha que os olheiros rotularam como falhos, mas que têm potencial para vencer o jogo.
  • Fome de poder – O vendedor Ray Kroc descobre o restaurante de fast-food operado pelos irmãos McDonald no sul da Califórnia, no final dos anos 50. Impressionado com a velocidade da cozinha e com o potencial do empreendimento, o ambicioso comerciante faz de tudo para assumir o controle do negócio, criando um icônico e bilionário império.
  • Um homem entre gigantes – Após a morte de sua mãe quando ele era um menino, Marcus tem pouco apoio em sua vida. Ele começa a trabalhar para o traficante Levar e seu assistente. Apesar de Marcus fazer bom dinheiro vendendo drogas, seu sonho é se tornar um rapper. Quando ele reencontra um antigo amor e é baleado várias vezes durante um assalto, Marcus decide que é hora de mudar sua vida. No entanto, seus antigos sócios não vão deixá-lo ir tão facilmente.
  • O lobo de Wall Street – Jordan Belfort é um ambicioso corretor da bolsa de valores que cria um verdadeiro império, enriquecendo de forma rápida, porém ilegal. Ele e seus amigos mergulham em um mundo de excessos, mas seus métodos ilícitos despertam a atenção da polícia.

Qual impacto o Empreendedorismo Social tem na vida das pessoas

Um dos principais Impactos do Empreendedorismo Social na sociedade é a melhora de vida, ajudando comunidades em situações precárias.

Essas ações são muito importantes, pois muitas pessoas dependem desses feitos para viver, levando alimentos, uma vida melhor, informação, cultura e profissionalização.

O que se estuda na Pós de Empreendedorismo Social ?

O aluno que deseja se especializar na área do Empreendedorismo Social irá aprender os diferentes tipos de Empreendedorismo, conceitos, funções, estratégia de gestão, desenvolvimento de projeto aplicado na área.

Os alunos também vão diferenciar as empresas administradas de modo tradicional por aquelas em modo Empreendedor, os alunos irão estudar sobre Empreendedorismo Corporativo, Empreendedorismo Sustentável, as principais características em Empreendedor.

Grade curricular da especialização

A grade da pós em Empreendedorismo Social abrange muitas matérias e o aluno que se interessar pela pós irá estudar dentre essas disciplinas:

  • O Empreendedorismo e a mentalidade Empreendedora
  • Plano de negócio: criando e dando início ao Empreendimento
  • Empreendedorismo corporativo
  • Acessando recursos para o crescimento em fontes externas

Pós Graduação

Se você deseja se profissionalizar ainda mais, a Multivix oferece mais de 150 cursos, todos 100% online, com metodologia moderna e qualidade reconhecida pelo MEC e pelo mercado. Chegou a hora de você fazer sua pós-graduação e dar um up na sua carreira. A Pós-Graduação EaD da Faculdade Multivix oferta cursos de especialização e MBA em diversas áreas do conhecimento.Você pode estudar onde e quando quiser, com uma mensalidade que cabe no seu bolso. Tenha uma das melhores instituições de ensino superior do Brasil no seu currículo.

Se interessou?

Faça já sua matrícula na pós de Empreendedorismo Social.

Olá, eu sou a Malu, consultora virtual da Multivix.

Estou aqui para te ajudar!