Faculdade ou concurso: Qual opção devo escolher?

Quando se pensa em futuro e estabilidade financeira, logo se pensa também em faculdade ou concurso. E é justamente neste momento que surge a dúvida “Faculdade ou concurso: Qual opção devo escolher?”. Se você é uma das milhares de pessoas que estão passando por este dilema, leia o post até o final para ter a sua resposta.

Ter um curso superior no currículo é o grande sonho de muitos brasileiros e não poderia ser diferente. Ao contrário do que se pode ouvir por aí, em pleno século 21 a faculdade continua sim tendo peso no currículo a ponto de influenciar a contratação de uma pessoa para uma vaga de emprego, por exemplo.

Se você é do time de pessoas que apostam apenas no concurso público, porém, é importante entender que até mesmo para concorrer a uma vaga nos melhores concursos do país é exigida a formação em um curso superior ou tecnólogo. Ou seja, a sua formação pode te colocar à frente da concorrência em todo caso.

Estilos diferentes entre estudos para a graduação e para concursos

Como tudo na vida, cada escolha gera consequências. Ao optar por emagrecer, por exemplo, você deverá mudar alguns hábitos e adotar uma alimentação mais saudável. No caso do estudo para concurso ou para graduação funciona da mesma forma. Você vai precisar de:

• Organização
  • Gestão de tempo
  • Disciplina
  • Foco
  • Determinação
  • Cronograma…

… e muita vontade de fazer acontecer!

E-book: Plano de estudos para passar no Enem.

Estudar na graduação exige alguns sacrifícios. Em momentos específicos você terá de depositar mais foco e tempo em algumas atividades e disciplinas. Isso porque o ensino acadêmico tem o objetivo de formar profissionais em determinada área e ser um bom profissional demanda dedicação.

Por outro lado, estudar para concursos também não é “mamão com açúcar”. É necessário estar por dentro das mais diversas versões de provas anteriores, além de praticar diariamente exercícios voltados para esse tipo de avaliação.

Além da rotina, essa diferença também reflete no investimento em materiais. Os livros voltados para estudos da graduação e concursos são diferentes. Isso porque o primeiro é recheado de teorias mais aprofundadas e contém ampla base teórica. Já o segundo, é mais específico para a resolução de questões das provas, além de conceitos que são mais cobrados.

Apesar dessas diferenças, uma alternativa não descarta a outra. Elas podem, na verdade, ser complementares. Caso você queira ter um cargo público, o diploma da graduação certamente irá fazer com que você seja mais qualificado para a vaga e, consequentemente, você será melhor remunerado.

Afinal, por que fazer uma faculdade?

É comum que hoje em dia muitas pessoas tentem diminuir a importância da faculdade, ainda mais com o acesso à internet, onde muitos “profissionais sem formação que sabem de tudo um pouco” têm espaço para propagar mensagens que não possuem embasamento sólido.

Porém, inúmeras pesquisas e notícias apontam que a formação em um curso superior, muitas vezes, te oferece vantagens no mercado de trabalho como melhores cargos e maiores salários. E você já vai saber o porquê.

Isso acontece porque a faculdade é um universo infinitamente maior do que o que você aprende assistindo apenas a vídeos da internet, além da credibilidade. É na instituição de ensino superior que você vai ter contato com uma ampla base teórica e prática sobre determinado assunto, afinal, o maior objetivo da graduação é formar profissionais para o mercado de trabalho.

Além disso, a formação te permite falar e agir sobre sua área de atuação com total propriedade.

Agora que você já tem diversos motivos para fazer uma faculdade, talvez esteja se perguntando: Mas qual curso devo fazer? Como faço para escolher a melhor instituição?

Fique tranquilo! Essas dúvidas são mais comuns do que você pode imaginar… Por isso, sugerimos que acesse esse material. Ele vai te ajudar a entender melhor as vantagens de fazer uma faculdade, além de revelar o que você precisa levar em consideração na hora de escolher a instituição ideal.

Teste de Carreiras Gratuito | Descubra qual o melhor curso para você!

Gostou desse post? Compartilhe com sua família e amigos para que cada vez mais pessoas possam sonhar e se realizar profissionalmente.

Aproveite, ainda, para acompanhar o nosso site e ficar por dentro de tudo. Aqui, damos dicas e falamos sobre os mais variados tipos de assunto que englobam o universo acadêmico. Inscreva no botão abaixo de forma 100% gratuita e aproveite!