Como estudar para o Enem sozinho?

Para aprender todo o conteúdo que pode cair no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é preciso ter foco e disciplina. No caso de que quem decidiu estudar para o Enem sozinho, ainda é preciso tomar algumas medidas extras, que ajudam a assimilar a matéria e ter um bom desempenho na prova. Leia este post para saber como estudar em casa para o Enem:

Organize seu tempo

Entre as dificuldade de estudar em casa está a divisão correta dos conteúdos, da mesma forma que fazem os cursinhos e as escolas. O ideal é estudar duas ou três matérias por dia, de preferência em áreas de conhecimento diferentes, como Matemática e Biologia ou Física e História, por exemplo.

Essa questão é importante para que o aluno consiga manter-se focado durante várias horas de aprendizado e para que ele tenha motivação. Ao agrupar matérias parecidas, você se cansa mais rápido ou fica com preguiça de começar quando não há nenhum conteúdo do seu interesse.

Determinar dias e horários fixos para cada disciplina ajuda a criar o hábito de estudar. Por isso, faça um quadro ou baixe um aplicativo para programar o tempo dedicado a cada matéria e já defina quando é hora de aprender conteúdos novos, de revisar ou de fazer exercícios. É mais importante manter o estudo constante do que dedicar-se durante longos períodos isolados.

Acompanhe seu próprio desempenho

Quem decide estudar para o Enem sozinho precisa fazer o papel de aluno e também de professor. Isso significa que é necessário usar simulados para saber se você está realmente aprendendo e para acompanhar suas notas ao longo dos meses. Os simulados são a melhor forma de saber se você está pronto para o Enem.

Além disso, provas no mesmo modelo do Enem ou versões anteriores desse exame são uma forma de conhecer os conteúdos cobrados com maior frequência, que facilitam na hora de saber o que estudar para o Enem. Sempre que errar uma questão, descubra o motivo e tente resolvê-la novamente.

Baixe o Game ENEM!

Tenha um ambiente adequado

Estudar para o Enem sozinho significa que você é responsável pelas suas condições de aprendizado. Ou seja, deve tomar cuidado com tudo o que pode atrapalhar ou causar distrações durante o tempo dedicado aos estudos. O ambiente adequado pode fazer a diferença tanto na profundidade do seu conhecimento quanto na produtividade diária.

Quem se distrai com facilidade perde muito tempo, pois acaba perdendo a concentração. Por isso, escolha um local bem iluminado, sem ruídos externos e principalmente longe da televisão. Caso você use o computador para estudar em casa, não abra suas redes sociais. Se for adepto dos livros, mantenha-os organizados, para que não precise parar os estudos para procurá-los.

Use material didático de qualidade

Na internet há muito material disponível para quem escolhe estudar para o Enem sozinho. Entretanto, nem tudo o que está na web tem procedência confiável ou está atualizado. Por isso, o autodidata precisa escolher sua fontes com cuidado. Opte por edições atualizadas de livros didáticos ou por conteúdos online que citem a fonte.

O ideal para quem decidiu estudar para o Enem sozinho é usar recursos didáticos variados, como videoaulas, textos e podcasts. Dessa forma, o estudo não é monótono e você tem várias formas de absorver as informações.

No caso da redação, o importante é estar atento aos grandes acontecimentos do país e do mundo. Lembre-se: os temas costumam ser relacionados à realidade social e ambiental brasileira.

Viu como entrar na faculdade não precisa ser um desafio? Acesse o site da Multivix e conheça as opções de graduação presencial e a distância!