Projetos Ágeis com Project Model Canvas

Alunos de Engenharia de Produção da Faculdade Multivix realizaram aulas práticas para elaboração de projetos ágeis através da metodologia Project Model Canvas.

Nos meses de setembro e Outubro os alunos do 10º Engenharia de Produção realizaram aulas práticas para elaboração de projetos ágeis através da metodologia Project Model Canvas. Uma metodologia de gerenciamento de projetos desenvolvida pelo Consultor e Professor da FGV, o Sr. José Finocchio Junior, autor do livro “Project Model Canvas: Gerenciamento De Projetos Sem Burocracia”.

Essa metodologia vem sendo aplicada pelo Professor Jefferson Souza há 6 anos na Faculdade Multivix em Nova Venécia, ES. E tem sido um sucesso, orientando os alunos a um olhar eficiente na elaboração e cocriação de plano de projeto de maneira colaborativa, envolvendo a equipe e partes interessadas em uma única sessão. E esse ano, foi a vez dos alunos do 10º Engenharia de Produção, na disciplina de Gerenciamento de Projetos, lecionada pelo Professor Jefferson Souza.

Segundo o Professor Jefferson, o Project Model Canvas ajuda a desenhar o modelo mental do plano e permite visualizar suas ligações e dependências em uma única página. E para colocar a metodologia em prática, os alunos foram divididos em grupos, onde cada grupo designou o Gerente do Projeto. Projeto esse, definido, a critério de cada grupo, através de um brainstorming. Na metodologia, os participantes preenchem um CANVAS em uma folha em formato A1, inserindo nos 13 quadros que definem, resumidamente: POR QUÊ, O QUÊ, QUEM, COMO, QUANDO E QUANTO. Essas são as perguntas certas para estruturar o planejamento.

O gerente em cada projeto coordenou o brainstorming com os membros de sua equipe e pensaram em um cliente, para que todos construíssem o plano juntos, tendo, ao mesmo tempo, uma visão conjunta sobre seus objetivos, fases, custos e benefícios.

Todos os projetos foram apresentados e avaliados a critério de priorização, considerando variáveis de custo, tempo, escopo e qualidade, frente aos impactos.
“A aplicabilidade desse método pode ser levada a todos os modelos de negócios e, também, na realização de projetos pessoais. Pois é possível notar todas as qualidades, falhas, riscos e objetivos com um olhar crítico e ágil de forma a trazer melhorias para todos. O aprendizado desse modelo de projeto é de grande relevância e a metodologia proposta foi clara e objetiva, trazendo inovação e dinâmica para soluções.”, destaca a aluna Fernanda Soares.

“A aplicação do PM Canvas em sala levou à imersão na área de projetos e tornou possível compreender os desafios inerentes à área e a ótima usabilidade desta metodologia, que orienta e permite visualização clara das necessidades e dos pontos a serem discutidos para mitigação dos riscos e, consequentemente, o sucesso de um projeto. Também foi possível notar que, apesar de ser usado em grandes empresas, sua simplicidade permite a aplicação em projetos de menor escala, inclusive pessoais. Com certeza já está sendo muito útil para nós!”. Comenta o aluno Lucas Henrique Souza.