Visita Técnica à ArcelorMittal

Alunos de engenharia da Faculdade Multivix Vila Velha participaram de uma visita técnica à ArcelorMittal, conhecendo a grandeza de diversas estruturas e processos aplicados no setor.

Como atua um engenheiro em uma grande empresa? Quais habilidades profissionais devem ser desenvolvidas? Que tipos de problemas será preciso solucionar? Buscando responder a estas e outras perguntas, alunos do curso de Engenharia Mecânica da Faculdade Multivix campus Vila Velha participaram de uma visita técnica à empresa ArcelorMittal, localizada no município de Serra-ES.

Acompanhados pelo coordenador Weverton Barros, foram conduzidos a uma primeira experiência em que foi exigida a utilização de equipamentos de proteção individual (EPIs) por parte dos alunos, demonstrando que proteção e sinalização são fundamentais em um ambiente composto por estruturas pesadas, equipamentos robustos e tráfego intenso de pessoas.

Em seguida, um funcionário da empresa apresentou um vídeo institucional para explicação dos principais processos aplicados na ArcelorMittal, desde o transporte da matéria-prima ferro até a produção do aço. Ao mesmo tempo, respondeu inúmeras perguntas técnicas elaboradas pelos alunos.

Com este conhecimento inicial adquirido, os futuros engenheiros foram conduzidos a um dos setores mais importantes da empresa, o porto de Praia Mole. Lá, os estudantes puderam acompanhar de perto o carregamento de três navios, entendendo como é indispensável que o engenheiro esteja preparado ao elaborar um projeto e acompanhar a sua execução.

O guia da visita compartilhou diversas experiências pessoais no porto e adiantou vários conhecimentos que os alunos irão desenvolver futuramente em disciplinas ao longo do curso. Dinâmica de fluidos, cálculo de forças, tecnologia dos materiais e cumprimento de prazos foram alguns dos conteúdos percebidos durante a sua explicação. O mercado de trabalho também foi alvo de curiosidade, cujos esclarecimentos auxiliaram os estudantes a entenderem quais habilidades e cargos estão sendo aplicados naquelas atividades.

A visita técnica foi tão enriquecedora que os universitários demonstraram imediato interesse em retornar à empresa para conhecer outro setor, sinalizando que a experiência cumpriu o papel de aprendizado prático, despertando ainda um maior interesse dos alunos pelo curso.

Isto sem dúvidas motiva a coordenação de curso a realizar diversas outras experiências práticas com os futuros engenheiros durante a graduação, visando aproximar cada vez mais o aluno do mercado de trabalho.