• Blog
  • O que é a nutrição esportiva e quais são seus objetivos?

O que é a nutrição esportiva e quais são seus objetivos?

O que é a nutrição esportiva e quais são seus objetivos?

Você está pensando em fazer Nutrição, ou já se formou na área, mas não sabe qual campo de atuação é o mais interessante? Então, chegou a hora de mudarmos isso. Neste texto explicaremos sobre a importância da Nutrição no esporte.

Se você gosta de atividades físicas, mas também ama a área de alimentação, essa provavelmente é a sua melhor opção. A Nutrição esportiva vem ganhando destaque nos últimos anos e ela tem sido o objetivo de vários nutricionistas que amam a área.

Vamos conhecer um pouco mais sobre ela?

O que é Nutrição esportiva?

A Nutrição esportiva é uma área muito interessante que une os conhecimentos da Nutrição com a Educação Física. Assim, o profissional que opta por se especializar nessa área consegue orientar seus clientes sobre a ingestão adequada de nutrientes e hidratação nos mais diversos tipos de atividades físicas.

Para ingressar nessa área, o bacharel em Nutrição precisa conseguir o título em uma pós-graduação. Depois disso, ele é reconhecido como especialista e pode trabalhar com atletas profissionais e amadores.

Nova call to action

Como a Nutrição esportiva ajuda os atletas?

Por ter amplos conhecimentos sobre alimentos e entender o impacto dos exercícios físicos no corpo humano, o nutricionista esportivo ajuda os atletas a implementarem regimes alimentares adequados às práticas esportivas que praticam.

Para quem não conhece a área, isso pode parecer pouca coisa, mas não é. Atletas, educadores físicos e nutricionistas reconhecem a importância da alimentação pensada especificamente para o tipo de atividade que é feita.

Um excelente exemplo disso é o nadador e medalhista olímpico norte-americano Michael Phelps, que nas Olimpíadas de 2008, em Pequim, ganhou 8 medalhas de ouro sozinho. Além disso, o atleta ostenta 28 medalhas olímpicas ganhas ao longo da sua carreira (23 de ouro, 2 de bronze e 3 de prata).

Por que ele é um bom exemplo para falar sobre a Nutrição Esportiva? O motivo é simples: no ano que Michael Phelps ganhou 8 medalhas de ouro, ele consumia 12.000 calorias diárias durante os treinos pré-olímpicos. Isso só foi possível graças a ajuda de um nutricionista capacitado.

Qual é a importância desse serviço?

Além de trabalhar com atletas de alto desempenho, o nutricionista esportivo também desempenha um importante papel na sociedade. Ele pode oferecer seus serviços a qualquer pessoa que pratique exercícios regularmente, mesmo que de forma amadora ou semiprofissional.

O especialista em Nutrição Esportiva entende as necessidades de cada pessoa e consegue formular dietas baseadas nas exigências de hidratação e nutrientes. Desse modo, os praticantes de atividades físicas podem se preparar adequadamente para se dedicarem ao que mais gostam de fazer: se exercitar.

Como você pode ver, a Nutrição no esporte é muito importante. Além de ela ser um diferencial para os atletas, essa área vai crescer nos próximos anos, assim como todos os serviços de saúde. Então, quem gosta dessa união entre Educação Física e Nutrição já tem um caminho para seguir!

Se você quer conhecer um pouco mais sobre o bacharelado dessa área, leia o texto que fizemos para explicar o que é Nutrição e o que é aprendido nessa faculdade!

Olá, eu sou a Malu, consultora virtual da Multivix.

Estou aqui para te ajudar!