• Blog
  • Como funciona o curso sistema de informação

Como funciona o curso sistema de informação

Como funciona o curso sistema de informação

Você sabe o que é aprendido ao longo do curso de Sistemas de Informação e para que servem esses conhecimentos? A grande verdade é que a maioria das pessoas conhece esse profissional, mas não faz ideia dos conhecimentos que essa pessoa tem e nem de como trabalha.

Então, nosso objetivo com este texto é mudar, de uma vez por todas, essa situação. A seguir falaremos sobre o que é Sistema de Informação, que conceitos o profissional dessa área precisa saber e como isso é aplicado no seu dia a dia.

Gostou da proposta? Então, continue a leitura!

O que é Sistema de Informação?

Em primeiro lugar, vamos entender o que é Sistema de Informação. Essa área do conhecimento é a grande responsável por desenvolver toda a rede de circulação de dados dentro de um ambiente virtual (programa, site, aplicativo etc.).

O que é aprendido no curso de Sistemas de Informação?

Para ficar ainda mais claro esse trabalho, que falarmos sobre alguns conceitos importantes que são aprendidos ao longo dessa graduação? Assim, você tem uma ideia melhor do que é estudado na faculdade e aplicado no trabalho do profissional da área.

Algoritmos

Na Ciência da Computação, algoritmo é um conjunto de passos para que um software (programa) possa realizar uma tarefa. É esse processo que diz, por exemplo, para o seu navegador fechar quando você aperta no botão de “x”, ou abrir uma nova guia ao apertar no “+”.

Banco de dados

Os bancos de dados são conjuntos de arquivos que armazenam informações relacionadas entre si. Esses espaços virtuais são organizados, de modo que a obtenção de informações seja mais prática e objetiva. Neles, você encontra informações como: nomes, endereços, preferências de configuração etc.

É graças aos bancos de dados que você não precisa configurar sua conta nas redes sociais sempre que faz o login. É graças a ele, também, que todas as informações publicadas ficam salvas.

Linguagem de programação

Tudo o que vemos nos computadores, tablets e celulares não passa de uma camada superficial do que realmente acontece dentro das máquinas. Esses aparelhos se comunicam com uma linguagem própria, a chamada linguagem de programação.

Os bacharéis de Sistemas de Informação, desenvolvedores e demais profissionais das Ciências da Computação e Tecnologia da Informação usam essa linguagem para criar códigos. Esses códigos são o que permitem que o computador se comunique com o usuário.

É como se fosse uma tradução de linguagem de máquina para linguagem de humanos e vice-versa.

Para que serve esse trabalho?

Todos esses conceitos são muito importantes para o graduado em Sistemas de Informação. Esse profissional cria bancos de dados, estabelece rotinas — algoritmos e rotinas são sinônimos —, por meio de várias linguagens de programação, em programas, controla a transição da informação e desenvolve fluxos de comunicação.

Em outras palavras: o curso de Sistemas de Informação prepara os profissionais que cuidarão de toda a base de comunicação dos mais diversos tipos de programa. É graças a eles que podemos usar o clouding computing, redes sociais, jogos, sites com painel de usuário etc.

Se você achou esses conceitos interessantes, temos mais uma dica para lhe dar. Leia o e-book que fizemos sobre o curso de Sistemas de Informação e conheça mais sobre a formação, o mercado de trabalho e várias outras curiosidades!

Nova call to action

Olá, eu sou a Malu, consultora virtual da Multivix.

Estou aqui para te ajudar!