• Blog
  • Gestão do tempo: 7 livros para melhorar sua habilidade

Gestão do tempo: 7 livros para melhorar sua habilidade

Gestão do tempo: 7 livros para melhorar sua habilidade

Já pensou conseguir fazer tudo o que você tem planejado de forma tranquila, sem correria ou atrasos? Pois saiba que ter uma boa gestão do tempo só depende de pequenas mudanças na sua rotina.

Essa técnica nasceu junto com a Administração Científica, que buscava obter maior eficiência e eficácia na indústria por meio da aplicação de conhecimentos científicos sobre tempos e movimentos.

De lá para cá, muita coisa mudou, é claro. Mas a busca por aproveitar melhor o tempo é uma constante na vida humana.

Com tantas opções de estudos, hobbies e atividades em geral, quanto melhor conseguirmos otimizar essas 24 horas que insistem em não se alargar, melhor aproveitaremos as oportunidades que surgem.

E já que o relógio não anda para trás e nem tem folga, selecionamos 7 livros para te ajudar a gerir melhor o seu tempo. Confira quais são eles!

1. Rápido e devagar, duas formas de pensar

Uma obra consagrada do Prêmio Nobel de Economia, Daniel Kahneman, Rápido e devagar, duas formas de pensar é, sem dúvida, um dos melhores livros para se começar a aprender sobre gestão do tempo.

Isso porque, ao longo das mais de 600 páginas, o autor nos apresenta as duas formas básicas de pensamento humano: a intuitiva e a lógica. A primeira, mais rápida e impulsiva, e a segunda, mais lenta e racional, podem ajudar ou prejudicar nossas decisões, dependendo do contexto.

Quer um exemplo? Responda rápido, sem pensar: estudar cálculo I ou assistir Netflix?

Dificilmente sua mente terá escolhido a primeira opção, afinal, somos seres que buscam o prazer imediato. No entanto, com uma análise mais fria, e sabendo que você terá prova de cálculo I em alguns dias, seu tempo será dedicado ao estudo.

2. Produtividade para quem quer tempo

Sabe aquela sensação de querer tirar férias ou descansar no final de semana, mas nunca conseguir porque você tem coisas para fazer?

Pois bem, em Produtividade para quem quer tempo, Gerônimo Tehml compartilha técnicas poderosas para que você coloque todas as suas coisas em dia e aproveite a vida como merece.

Ele parte do pressuposto de que você não precisa dedicar mais horas para o trabalho ou os estudos, mas sim, tornar o tempo disponível mais proveitoso.

Com isso, você ganha aquela tão sonhada abertura na agenda para fazer o que gosta, como sair com os amigos ou passar mais tempo com a família.

3. A tríade do tempo

Embora queiramos fazer cada vez mais coisas, precisamos ter em mente que algumas delas são prioridade, enquanto outras podem esperar para serem realizadas.

É sobre isso que Christian Barbosa fala no livro A tríade do tempo, uma obra que nos apresenta um poderoso método de planejamento pessoal que vai te ajudar a entender o que é realmente importante na sua vida e deve ser feito e o que é perda de tempo.

O autor parte da premissa que tudo na nossa vida ocorre em três esferas: importante, urgente e circunstancial. Sabendo fazer a gestão do tempo dedicado a cada uma delas, você seguramente terá uma vida mais equilibrada. Vale a pena conferir, não?

4. Scrum: a arte de fazer o dobro do trabalho na metade do tempo

O Scrum é uma metodologia de gerenciamento de projetos que traz mais velocidade e controle sobre as tarefas. Desse modo, contribui para que as equipes trabalhem completamente focadas na tarefa da vez, ganhando mais produtividade e eficácia no trabalho.

Mas o Scrum não se aplica apenas ao gerenciamento de projetos. Empresas e pessoas de todo o mundo vêm adotando a metodologia para gerenciar melhor o tempo e assim aumentar sua produtividade.

E é justamente sobre essa arte de fazer o tempo render mais que os autores Jeff Sutherland e J. J. Sutherland falam em Scrum: a arte de fazer o dobro do trabalho na metade do tempo.

Uma obra consagrada entre as lideranças das maiores empresas do mundo, este livro vai te fazer rever conceitos sobre organização, priorização e execução de atividades.

5. Faça tempo: 4 passos para definir suas prioridades e não adiar mais nada

Imagine uma estrutura de quatro passos capaz de orientar toda a sua rotina e te ajudar a melhorar a sua gestão do tempo, fazendo com que cada tarefa seja encaixada da melhor forma possível na sua agenda.

Agora, não precisa imaginar mais. Em Faça tempo: 4 passos para definir suas prioridades e não adiar mais nada, Jake Knapp, John Zeratsky e Jaime Biaggio te ensinam como pequenas mudanças podem promover grandes transformações no seu dia a dia, eliminando a procrastinação e o acúmulo de tarefas.

6. Rotinas criativas: um antimanual de gestão do tempo para a geração pós-workaholic

Se você busca uma vida mais equilibrada, em que qualidade fala mais do que quantidade, com certeza vai querer conhecer o livro Rotinas criativas: um antimanual de gestão do tempo para a geração pós-workaholic.

Escrito por Alexandre Teixeira, esse livro é um guia de gestão do tempo para quem valoriza uma vida mais saudável, equilibrada e divertida. Nele, você vai encontrar histórias de pessoas que abriram mão da produtividade tóxica para abraçar uma rotina leve, descontraída e que, ainda assim, não deixa os compromissos de lado.

7. Quatro mil semanas: gestão de tempo para mortais

Neste livro, Oliver Burkeman coloca em xeque todas as dicas de alta produtividade e gestão do tempo que fazem com que você não queira sair da cama apresentando um fato incontestável: nossa vida é finita.

E, não havendo tempo para fazer tudo, precisamos selecionar aquilo que realmente importa. Mas não se trata de priorizar isto ou aquilo. Na visão do autor, a gestão do tempo para mortais passa por saber o que pode ser negligenciado.

Essa visão, que vai na contramão da maioria dos livros de gestão do tempo, faz de Quatro mil semanas: gestão de tempo para mortais uma das obras mais inovadoras e instigantes da nossa época, resgatando valores que há muito vem sendo atacados pelo universo corporativo.

Curtiu essas sugestões de livros de gestão do tempo? Então talvez você também queira conhecer o método Pomodoro, uma das ferramentas mais simples e eficazes para gerenciar o seu tempo de estudos!

Olá, eu sou a Malu, consultora virtual da Multivix.

Estou aqui para te ajudar!