Saiu a nota do ENEM e agora?

É comum que as pessoas pensem que a jornada do estudante em busca de uma vaga na faculdade termine na prova do vestibular, porém, isso não é tudo. Você sabe o que fazer depois de receber sua nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)?

O ENEM é o maior vestibular do país e é considerado como critério de seleção por diversas instituições públicas e privadas do ensino superior. Conhecendo o seu desempenho nas provas, você precisa saber como usar a nota do Enem para entrar na faculdade e é justamente sobre isso que vamos falar neste post!

Afinal, saiu a nota do ENEM e agora?

Como entrar na faculdade com a nota do Enem

O desejo de muitos estudantes é usar a nota do Enem para entrar na faculdade sem a necessidade de prestar outro vestibular. Há casos, porém, em que passar pelo processo seletivo próprio da IES (Instituição de Ensino Superior) é necessário, sendo possível contar com o desempenho do Enem para aumentar as chances de conseguir uma vaga.

Já em outros casos, a nota do Enem é utilizada por programas de governo (como o Sisu) para estudantes que desejam ingressar em faculdades públicas.

Utilize sua nota do ENEM na Multivix, ganhe desconto na mensalidade e até 50% durante todo o curso.

Ingresso direto por meio da nota do Enem

Cada IES tem regras próprias para o uso da nota do Enem como critério seletivo. Para ingressar em uma faculdade de forma direta, sem ter que realizar outra prova, é fundamental que você consulte as condições apresentadas pelas instituições de seu interesse para que saiba como proceder.

A Multivix, por exemplo, aceita a nota do Enem para vagas que não tenham sido preenchidas por meio do próprio vestibular. Para tanto, o candidato precisa ter obtido o mínimo de 200 pontos em cada prova do Exame e não ter zerado a etapa de redação.

A IES aceita o resultado de provas do Enem realizadas de 2010 em diante, critério que pode mudar de uma instituição para a outra.

E-book: Escolha seu curso a partir do seu perfil.

Nota do Enem como complemento ao vestibular

Se a faculdade que você escolheu não permite o ingresso direto na graduação por meio do resultado do Enem, ainda pode haver a possibilidade de tirar proveito de suas notas. Basta verificar se é permitido que seu desempenho no Exame seja utilizado para complementar sua nota no processo seletivo da IES.

A instituição determina como usar a nota do Enem como complemento e pode estabelecer critérios próprios para o processo. Em todo o caso, como já dito, o objetivo é aumentar as suas chances de conseguir uma vaga no curso desejado.

Quer saber mais sobre o que fazer com a nota do Enem agora? Fique de olho em nosso site ou entre em contato com a nossa instituição.

Nos vemos no próximo post!