• Blog
  • Como começar uma carreira internacional ainda na faculdade?

Como começar uma carreira internacional ainda na faculdade?

Como começar uma carreira internacional ainda na faculdade?

A faculdade representa uma mudança profunda na vida da maioria das pessoas. É durante a graduação que aprendemos a ter mais responsabilidade, a trabalhar em equipe, a expandir nossos horizontes com relação às possibilidades de carreira.

Também é neste período que podemos experimentar as inúmeras oportunidades que se apresentam, seja em estágios, eventos acadêmicos ou projetos de iniciação científica, por exemplo.

Dentro deste universo, uma das oportunidades mais sonhadas é a de intercâmbio.

O intercâmbio é a possibilidade que muitos estudantes têm de iniciar uma carreira internacional ainda na faculdade e experimentar novas culturas e formatos de trabalho.

Essa modalidade de aprendizado também traz uma série de outras vantagens, que veremos ao longo deste artigo. Portanto, continue a leitura e saiba como começar sua carreira internacional!

Por que ter uma carreira internacional?

Se a faculdade já te expõe a novas ideias, pessoas e estilos de vida, imagine fazer isso em outro país?

Além de conhecer novas culturas, você tem a oportunidade de expandir sua rede de contatos, conhecer novas formas de trabalho e, principalmente, experimentar possibilidades de carreira que podem não ser tão acessíveis no local onde você mora.

Só para citar alguns exemplos, graduandos de história podem vivenciar experiências únicas em estágios internacionais focados em arqueologia e paleontologia.

Quem está cursando letras com ênfase em outro idioma, como inglês ou espanhol, pode praticar a língua com nativos, aperfeiçoando sua habilidade de comunicação.

E quem estuda tecnologia da informação pode entrar em contato com inovações do setor que levarão anos para chegar até nós.

Uma carreira internacional também se torna um grande diferencial no seu currículo, atraindo olhares de empregadores. Neste sentido, a vivência em outros países pode colocar você à frente de outros candidatos.

Como você pode ver, benefícios não faltam quando o assunto é investir em uma carreira internacional. Mas quais são os passos fundamentais que você deve dar para começar a construir a sua?

Como se preparar para uma carreira internacional

O ponto principal dessa decisão deve ser o seu objetivo profissional. Qual carreira você quer seguir? Como ela abre portas para que você atue internacionalmente?

Quando pensamos em uma pessoa que deseja ser diplomata, por exemplo, o caminho fica bastante claro: fazer faculdade de direito parece ser o melhor caminho. Da mesma forma, uma pessoa que deseja ser correspondente internacional começará com uma faculdade de jornalismo.

Mas e quem faz engenharia? Ou marketing? Ou ainda gastronomia? Embora o caminho a percorrer não seja tão evidente, as oportunidades existem. Você só precisa encontrá-las e estar preparado para elas.

E como se preparar? É o que veremos a seguir:

Idiomas

Começar uma carreira internacional pressupõe o domínio de pelo menos um segundo idioma, sendo que o inglês costuma ser o mais buscado nesses casos.

Falar fluentemente outras línguas permite que você se comunique com uma diversidade maior de pessoas, o que pode abrir e expandir o número de oportunidades de intercâmbio.

Projetos de iniciação científica

Estar envolvido com projetos de iniciação científica também te expõe a oportunidades internacionais, como a participação em congressos, eventos e premiações.

Inclusive, muitas universidades têm programas de fomento a iniciativas inovadoras, incentivando os estudantes a criar soluções tecnológicas e sustentáveis.

Programas de voluntariado

Programas de voluntariado são uma ótima forma de começar uma carreira internacional. Neste caso, organizações sem fins lucrativos, como a Hai África, criam oportunidades para quem deseja unir trabalho e vivência no exterior em prol de uma causa social.

Ter uma experiência dessas no currículo pode fazer uma diferença enorme na carreira de quem deseja atuar em setores sociais, culturais e de responsabilidade social corporativa.

Além disso, você amplia seu networking, um dos recursos mais importantes para quem deseja ter uma carreira internacional.

Programas de intercâmbio

Os programas de intercâmbio costumam ser a porta de entrada para a maioria das pessoas que desejam vivenciar uma carreira internacional. Isso porque muitas empresas proporcionam esse tipo de experiência visando a contratação de profissionais altamente qualificados.

Por isso, se você optar por essa possibilidade, fique ciente de que o intercâmbio não é só passeio. Para se destacar e, quem sabe, concluir a experiência com uma vaga garantida, você precisa se dedicar.

Comece estudando mais sobre a empresa ou universidade na qual vai realizar o intercâmbio. Lembre-se também de fazer um tour virtual pela cultura local, a fim de conhecer costumes e termos próprios do idioma de cada país.

Estar atento a esses quatro grandes pilares de uma carreira internacional pode facilitar — e muito — o seu objetivo quando concluir a faculdade. Mas, antes de terminarmos a nossa conversa, existe ainda um passo a passo para que tudo corra bem.

Como começar uma carreira internacional ainda na faculdade

Uma pessoa bem preparada possui um plano de carreira estruturado. Em outras palavras, um plano que oriente seus estudos e ações ao longo dos próximos 5 ou 10 anos. Então, se você ainda não parou para pensar sobre isso, faça o seguinte exercício:

Pegue papel e caneta e sente-se tranquilamente por uma ou duas horas. Imagine-se no futuro, daqui a 5 anos. Qual é o tipo de atividade profissional que você está fazendo? Em qual tipo de empresa trabalha? Em qual país?

Como é o seu dia a dia de trabalho neste contexto? A que horas você se levanta? Com quem compartilha seus momentos de folga? Quais são seus projetos pessoais?

Conte essa história com o máximo de detalhes possível. Assim, você terá sempre fresco na sua cabeça o tipo de vida que deseja levar. Depois disso, trace seu plano.

Quais são os passos que te levarão a esse cenário ideal? Que roteiro você precisa seguir para estar no lugar que você almeja daqui a 5 anos? Que tipo de investimento você precisa fazer?

Você pode até criar mapas mentais para facilitar a visualização desses passos e assim ter um documento que te oriente todos os dias sobre o quanto falta para conquistar o seu sonho de uma carreira internacional.

Ter todas essas informações na ponta do lápis vai facilitar na hora de saber quais decisões tomar. Especialmente, do que abrir mão na sua vida e o que priorizar para atingir seu objetivo.

Agora que você já sabe como se preparar, que tal conhecer o programa de intercâmbio da Multivix? Acreditamos tanto no seu potencial que já temos tudo preparado para você!

Olá, eu sou a Malu, consultora virtual da Multivix.

Estou aqui para te ajudar!