• Blog
  • Especialização em neurociência é opção para diversos profissionais

Especialização em neurociência é opção para diversos profissionais

Especialização em neurociência é opção para diversos profissionais

Neurociência é o campo de estudo que se dedica a compreender o funcionamento do nosso sistema nervoso, mais especificamente, do cérebro.

Essa investigação se dá sob diversas óticas, como física, bioquímica, molecular, comportamental e cognitiva, por exemplo. Justamente por isso, a especialização em neurociência pode ser atrativa para uma série de profissionais.

Só para você ter uma ideia, o mercado global de neurociência foi estimado em 42,5 bilhões de dólares em 2022 e deverá crescer a uma taxa composta de 5,56% ao ano até 2030.

O principal impulsionador deste segmento é, sem dúvida, o setor de saúde, que demanda soluções cada vez mais inovadoras para tratar doenças neurológicas.

Neste artigo, vamos te apresentar com mais detalhes como a neurociência pode contribuir para diversos campos de conhecimento e quais as vantagens de você optar por uma pós-graduação nesta área. Continua com a gente?

Neurociência: desvendando todo o potencial no cérebro humano

O cérebro é o que nos conecta com o mundo externo. Por meio dele, processamos estímulos visuais, sonoros, táteis, olfativos e palatáveis.

É por meio de sua intrincada rede de neurônios que criamos sinapses e integramos todo o conhecimento adquirido ao longo da vida.

Também é função do cérebro regular uma série de atividades fisiológicas do nosso organismo, garantindo que o nosso corpo funcione perfeitamente.

Em outras palavras, sem um adequado funcionamento do nosso cérebro, deixamos de experienciar a vida de forma plena. E quando seu estado de saúde é muito debilitado, podemos inclusive perder a vida.

Diante disso, o papel da neurociência é investigar o funcionamento do cérebro e assim melhor compreender como mantê-lo saudável.

Uma vez que o cérebro seja totalmente saudável, a neurociência pode se dedicar a potencializar o funcionamento dele, de modo que possamos explorar novas possibilidades de interação com o mundo à nossa volta.

Além disso, a neurociência também pode se dedicar a descobrir os mecanismos que levam a determinadas doenças do sistema nervoso cerebral, como Doença de Parkinson, Alzheimer e demência, por exemplo, e buscar tratamentos para essas condições.

Como você pode ver, trata-se de um campo de atuação complexo e ao mesmo tempo instigante, que nos leva a questionar sobre quais são os limites desse verdadeiro supercomputador que carregamos dentro de nós.

Quem pode se beneficiar de uma especialização em neurociência?

O cérebro humano pode ser estudado sob diversas óticas: física, química, bioquímica, comportamental… nesse sentido, a especialização em neurociência se torna uma possibilidade para inúmeros profissionais.

A seguir, listamos algumas carreiras que podem se beneficiar desse conhecimento.

Medicina

Uma das carreiras que mais faz uso da neurociência é a medicina. E os motivos são bastante óbvios, afinal, o estudo do cérebro humano e seu funcionamento faz parte dessa macroárea de conhecimento.

Médicos neurologistas, psiquiatras, neurocirurgiões, dentre outros profissionais, podem se aprofundar nos conhecimentos de neurociência para ir ainda mais a fundo em suas funções.

Psicologia

A psicologia lida diretamente com o inconsciente das pessoas, buscando desvendar traumas, comportamentos e memórias que possam estar atrapalhando a vida delas de alguma forma.

Nesse contexto, a especialização em neurociência pode contribuir para uma melhor compreensão dos mecanismos de consolidação das experiências humanas, auxiliando o profissional de psicologia na busca por melhores abordagens de tratamento.

Marketing

O marketing vem se tornando cada vez mais estratégico, e uma das ferramentas usadas para isso é, sem dúvida, o neuromarketing.

A partir do conhecimento aprofundado de neurociências, o profissional de marketing é capaz de compreender melhor os comportamentos humanos e assim elaborar estratégias de comunicação mais eficazes e segmentadas.

Docência

Professores do ensino fundamental, médio e superior podem se beneficiar da especialização em neurociência na medida em que compreendem melhor os mecanismos de aprendizagem dos alunos.

Assim, podem desenvolver recursos didáticos mais alinhados às necessidades dos estudantes e garantir um aprendizado mais eficiente em todos os níveis.

Ciência da computação

Profissionais que trabalham com o desenvolvimento de softwares e soluções tecnológicas também encontram na neurociência inúmeras possibilidades de aprofundamento.

Especialmente quem se dedica a soluções que envolvem inteligência artificial, machine learning e processamento de linguagem natural podem ampliar sua capacitação para desenvolver ferramentas cada vez mais inteligentes.

Como encontrar a melhor especialização em neurociência?

A escolha de uma pós-graduação em neurociência deve passar, necessariamente, pela definição do seu objetivo profissional. Ou seja, qual é o seu propósito em aprender neurociência? Como esse conhecimento vai ajudar no seu dia a dia profissional?

Com isso em mente, você deve listar quais detalhes da neurociência seriam interessantes para você aprender.

Por exemplo, uma pessoa que deseja aplicar a neurociência na educação vai buscar disciplinas que falem sobre processamento de linguagem, memória, cognição, atividades motoras, entre outras.

Já um profissional de medicina pode se interessar mais por temas como estrutura anatômica do sistema nervoso, neurofisiologia e genética. Por outro lado, quem trabalha com marketing deve se interessar por questões ligadas ao comportamento.

Depois de entender quais subtemas dentro da neurociência são mais relevantes para a sua carreira, vem o momento de pesquisar as instituições de ensino que oferecem esse tipo de especialização. E aqui alguns cuidados são fundamentais.

Busque, primeiro, saber se a instituição de ensino é credenciada ao MEC – Ministério da Educação. Em seguida, verifique o IGC – Índice Geral de Cursos. Embora seja uma métrica voltada para a graduação, pode indicar a qualidade da pós-graduação também.

Se tiver a oportunidade, converse com outros alunos da especialização. Obter um feedback de quem já passou por todo o processo pode ser bastante valioso e contribuir para a sua decisão final.

Por fim, avalie a ementa das disciplinas. Ela é uma fonte preciosa de informações sobre o que você vai aprender ao longo da especialização.

Acesse a página do curso agora mesmo e conheça todos os detalhes!

Olá, eu sou a Malu, consultora virtual da Multivix.

Estou aqui para te ajudar!