• Blog
  • Como fazer networking online?

Como fazer networking online?

Como fazer networking online?

Networking online é uma forma poderosa de se conectar com pessoas estratégicas e assim construir uma rede de contatos que possa te dar suporte em diversos momentos da vida.

Essa habilidade, que muitos sentem dificuldade em desenvolver, pode ser a diferença entre esperar muito ou pouco tempo para uma recolocação no mercado de trabalho, por exemplo.

Ter uma boa rede de contatos também significa trocas mais ricas sobre assuntos que envolvem sua área de atuação, além da possibilidade de se conectar a outras pessoas através dos seus contatos mais próximos.

Outra vantagem que o networking online traz é ter a possibilidade de obter diversos pontos de vista sobre o mesmo problema, o que pode contribuir para o seu desenvolvimento pessoal e profissional.

Mas afinal, como fazer esse networking online e extrair todos esses benefícios da sua rede de contatos?

1. Defina seus objetivos

Embora as redes sociais facilitem — e muito — a conexão com outras pessoas, fazer networking online é muito mais do simplesmente enviar convites de conexão à esmo.

O primeiro passo para começar sua rede de contatos de forma eficaz é definir com quem você quer falar. E isso depende também de qual carreira você quer seguir.

Se você já tem uma área de atuação, seja relacionada à sua formação acadêmica ou mesmo ao seu emprego atual, pode começar por aí.

Caso ainda não tenha nenhum dos dois, reflita sobre o que você deseja para a sua vida profissional pelo menos para os próximos 5 anos.

Por exemplo: se você deseja cursar direito na faculdade, para construir um bom networking profissional, deveria se conectar com estudantes e profissionais da área.

2. Escolha os canais de comunicação online

Uma vez que você tenha definido o que quer fazer, precisa encontrar os meios. Ou, em outras palavras, os canais de comunicação online.

Sem sombra de dúvidas, a primeira plataforma que precisa estar na sua lista é o LinkedIn. Afinal, trata-se da maior rede social profissional do mundo.

Outra possibilidade interessante é a Comunidade do Sebrae, especialmente para aquelas pessoas que lidam diretamente com negócios.

As comunidades no Facebook também continuam bastante ativas, o que pode ser uma grande oportunidade para quem deseja ampliar sua rede de contatos. E o melhor: elas são bem nichadas, o que facilita no encontro de pessoas com o perfil que você deseja.

Outra opção interessante para começar a conhecer pessoas do seu segmento de atuação é marcar presença na plataforma Meetup.

Diferentemente das outras redes sociais, ela é focada na organização de eventos gratuitos e pagos, chamando a atenção de pessoas de todos os lugares.

3. Posicione-se

Uma das melhores maneiras de atrair pessoas afins a você é definir seu posicionamento com firmeza, mas sem perder a gentileza. E o que isso quer dizer?

Significa que, se você é ativista do meio-ambiente, por exemplo, deve se posicionar como tal nas suas redes sociais, trazendo temas e debates importantes.

Mas vale lembrar que em tempos de polarização extrema, é fundamental se certificar das fontes de dados e desenvolver seu poder de argumentação.

Para tanto, você precisa desenvolver sua comunicação escrita e falada. Além disso, precisa exercitar seu lado investigativo e curioso. Afinal, posicionamento só é bem-visto quando está bem embasado.

4. Seja ativo

Você já parou para pensar qual é a porcentagem de pessoas, dentro dos seus contatos, com as quais você realmente fala?

Provavelmente existe uma lista enorme de pessoas que fazem parte dos seus seguidores, mas com as quais você não fala há muito tempo.

Pois bem, para manter seu networking ativo e fazer com que as pessoas lembrem de você, é fundamental que você se mantenha em contato com elas.

Viu um artigo interessante que pode agregar valor a alguém? Envie-o. Sua agenda alertou sobre o aniversário da pessoa? Parabenize-a.

Curta, comente e compartilhe conteúdos que você acha relevantes. Com gestos simples você pode se manter nas mentes e corações das pessoas.

Convidar os contatos mais próximos para trocar uma ideia no fim do dia também é uma boa forma de se manter ativo nas redes e assim fortalecer o seu networking online.

5. Personalize suas mensagens

A Era do copia e cola ou dos e-mails em massa deixou de existir há tempos. Isso porque as pessoas querem se sentir realmente lembradas e atendidas em suas necessidades mais particulares.

Nesse sentido, o melhor é personalizar cada mensagem o máximo que você puder, para estreitar o vínculo com cada pessoa da sua rede de contatos.

Nome correto, de onde vocês se conhecem, alguma interação específica que você lembre… tudo isso são detalhes que podem ser agregados às suas mensagens.

Ao se comunicar com outras pessoas, lembre-se de manter uma comunicação assertiva, sem rodeios. Afinal, o tempo é um recurso precioso.

Na despedida, lembre-se de agradecer pela atenção e se colocar à disposição.

6. Mantenha o profissionalismo

Algumas redes sociais foram feitas para a descontração. Já outras, exigem um tom mais profissional.

E quando estamos falando de networking online, o melhor é manter o profissionalismo nas suas comunicações.

Portanto, evite jargões ou palavras de baixo calão. Termos demasiadamente técnicos também podem afetar a qualidade da comunicação.

Dê saudações cordiais, tanto no início quanto no final da conversa, lembrando-se de sempre manter o respeito.

7. Participe de eventos online

Nossa última dica de hoje é: participe de eventos online. Existem dezenas de eventos gratuitos acontecendo na web o tempo todo e eles podem ser grandes portas de entrada para novos contatos e relacionamentos.

Aproveite esses momentos que reúnem grande quantidade de pessoas e conecte-se àquelas que lhe parecem mais alinhadas com o seu objetivo, definido lá atrás.

Depois, mantenha contato. Uma primeira aproximação pode ser falar de algo que te chamou a atenção no evento ou alguma dúvida que tenha ficado, por exemplo.

Como você percebeu, existem inúmeras formas de fazer networking online. Tudo o que você precisa é dar o primeiro passo.

Mas atenção: antes de começar a se cadastrar em todas as plataformas e acessar sites que não conhece, verifique nossas dicas para ter mais segurança na internet!

Olá, eu sou a Malu, consultora virtual da Multivix.

Estou aqui para te ajudar!