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O que é escuta ativa e como desenvolver esta habilidade?

O que é escuta ativa e como desenvolver esta habilidade?

Saber ouvir é uma das habilidades mais requisitadas tanto em nossas vidas pessoais quanto profissionais. A falta de uma escuta ativa pode, muitas vezes, gerar equívocos de compreensão, levando a conflitos e discussões desnecessárias.

Mas o que é escuta ativa, afinal? E como você pode desenvolver essa habilidade para melhorar os seus relacionamentos?

É o que veremos neste artigo. Acompanhe!

O que é escuta ativa?

Escuta ativa é a habilidade de ouvir com atenção plena, buscando compreender tanto o significado do que está sendo dito quanto a intenção de quem fala.

A escuta ativa é uma habilidade essencial não só no campo profissional, mas também no pessoal, pois contribui para que você desenvolva uma comunicação assertiva e melhore seus relacionamentos.

Além disso, ao escutar ativamente, você demonstra que valoriza a outra pessoa e evita conflitos, na medida em que se concentra nos fatos apresentados, não em divagações da sua mente durante a conversa.

Por que ter uma escuta ativa?

A habilidade de escutar ativamente traz inúmeros benefícios. Confira:

Maior confiança

Quando você exerce sua habilidade de escuta ativa, conquista mais confiança das pessoas, uma vez que demonstra mais disponibilidade para ouvir e interagir.

E quanto mais as pessoas confiam em você, melhores são os seus relacionamentos. Você se torna uma referência dentro da sua família ou grupo de trabalho, conquistando respeito e admiração das pessoas.

Melhor habilidade de solucionar conflitos

Um dos maiores benefícios da escuta ativa está na resolução de conflitos. Isso porque você se atém aos fatos, deixando de lado inferências ou pré-conceitos que possam tornar o diálogo mais difícil.

Com essa habilidade bem desenvolvida, você pode assumir o papel de mediação de conflitos, seja de maneira formal ou informal.

Pessoas que lideram equipes, que atuam em setores de recursos humanos ou que desejam seguir carreira como mediadores de tribunais, por exemplo, precisam ter uma escuta ativa bem desenvolvida.

Prevenção de problemas

A escuta ativa também ajuda na identificação e antecipação de problemas, contribuindo para que você solucione qualquer tipo de situação antes que ela tome maiores proporções.

Imagine que você ouve um funcionário da sua empresa falando mal de outro. Ao escutar ativamente e identificar o que está por trás da reclamação, fica mais fácil solucionar a questão antes que ela se torne um boato ou mesmo um caso de difamação, por exemplo.

 

Liderança

Ao conquistar mais confiança das pessoas, desenvolver a habilidade de solucionar e prevenir conflitos, você já está alguns passos à frente na liderança de equipes.

Isso porque a escuta ativa é uma das habilidades mais importantes para quem deseja se destacar como líder, uma vez que é imprescindível que você saiba ouvir seu time e agir de acordo com cada situação para garantir maior engajamento e produtividade.

Mais conhecimento

A escuta ativa também permite que você adquira mais conhecimento. Ao focar sua atenção no que está sendo dito pelo professor, ou mesmo por seus colegas, você absorve mais informações.

Assim, tem mais condições de analisar os dados, fazer conexões com outros saberes e ampliar seu repertório de conhecimento para aplicar tanto na vida acadêmica quanto profissional.

Esses são alguns dos motivos pelos quais você deveria desenvolver uma escuta ativa. Com o tempo e o aprimoramento dessa habilidade, você vai perceber outros, como melhoria no seu foco e atenção, menos equívocos nos seus diálogos e relacionamentos mais saudáveis, dentre outros.

Agora, vamos ao que provavelmente te trouxe aqui: como desenvolver a sua escuta ativa?

5 técnicas para desenvolver a escuta ativa

A escuta ativa é uma habilidade que podemos desenvolver ao longo de nossas vidas, melhorando gradativamente a qualidade da nossa comunicação. Veja algumas formas de fazer isso:

1. Tenha presença

Ao conversar com outra pessoa, mantenha-se 100% presente. Isso significa deixar o celular no silêncio, não atender ligações durante a conversa e não se distrair com outras coisas que estão se passando ao seu redor.

A ideia é manter-se todo o tempo focado no que a outra pessoa está dizendo, a fim de que você não perca nenhum detalhe do que está sendo dito. Só assim você poderá interagir com assertividade e sem achismos.

2. Preste atenção à comunicação não-verbal

Você sabia que 65% da nossa comunicação é não-verbal? Em outras palavras, gestos, expressões e posicionamento do corpo falam muito mais do que as palavras.

Falas muito rápidas podem indicar ansiedade ou nervosismo, por exemplo. Já falas entrecortadas podem sugerir dificuldade em escolher as palavras.

Pés voltados para a porta podem indicar o desejo de sair do ambiente, assim como olhares constantes para o entorno podem sugerir que a pessoa não está se sentindo à vontade com outras pessoas ao redor.

Todos esses sinais podem te dar dicas importantes de como dialogar com outras pessoas, e mais: como desenvolver empatia, uma das habilidades mais buscadas em gestores.

3. Faça perguntas abertas

Em vez de fazer perguntas cuja resposta seja sim ou não, procure dar liberdade para que a pessoa fale o que lhe vem à cabeça. Dessa forma, a conversa flui com mais facilidade e você reúne mais elementos para compreender o contexto do diálogo.

Alguns exemplos de perguntas abertas para você se inspirar:

  • O que você achou disso?
  • Como você se sente com relação a isso?
  • Você pode me contar um pouco mais sobre isso?
  • Como você acha que poderia ter agido diferente nessa situação?

Perceba que a pessoa fica livre para responder da forma que achar melhor, trazendo mais detalhes sobre cada fato.

4. Mantenha o contato visual

O contato visual é essencial para estabelecer uma relação de confiança com a outra pessoa. Além disso, demonstra que você valoriza o que ela está dizendo.

Caso perceba que a pessoa fica desconfortável com esse contato direto, use a regra do 70/30. Isto é, 70% do tempo mantendo o contato visual e 30% desviando o olhar.

5. Não julgue

Um dos atributos mais difíceis da escuta ativa é ouvir sem fazer julgamentos. Isso significa ater-se aos fatos e buscar compreender o que a pessoa entende por certo e errado.

Evitando julgar o que a pessoa está dizendo, você fortalece o vínculo de confiança e a deixa mais confortável em compartilhar o que está acontecendo com ela.

Agora que você já sabe como dar os primeiros passos para ter uma escuta ativa no trabalho, que tal  aprender mais sobre resiliência? Essa habilidade também faz parte do que chamamos de soft skills, ou seja, competências subjetivas que as empresas valorizam na hora de contratar.

Acesse o artigo “O que é resiliência, uma das competências mais valorizadas no mercado” e descubra!

Olá, eu sou a Malu, consultora virtual da Multivix.

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