• Blog
  • Líder x Gestor: quando assumir cada perfil na sua carreira

Líder x Gestor: quando assumir cada perfil na sua carreira

Líder x Gestor: quando assumir cada perfil na sua carreira

Liderança é um assunto sempre em alta em qualquer organização. E não é para menos, afinal, toda empresa depende de pessoas que assumam a liderança em determinados projetos e ações para crescer.

Mas, segundo dados da empresa Zippia, apenas 10% das pessoas são líderes naturais. As outras desenvolvem essa habilidade ao longo da vida, seja na carreira profissional ou em outras atividades que exigem esse perfil.

A questão é: você precisa ser líder o tempo todo? Existem outras formas de se destacar no trabalho sem estar exercendo sua liderança 100% do tempo?

A resposta é: SIM. Você pode ser gestor ou gestora também. Inclusive, pode alternar seu estilo de trabalho de acordo com cada situação ou projeto. Continue a leitura e entenda melhor!

Qual a diferença entre ser líder ou gestor?

Para saber qual perfil adotar em cada situação, antes de mais nada, é preciso conhecer a diferença entre ser líder e gestor.

O que é ser gestor?

Gestão vem da palavra gerir, que significa  administrar. Mas administrar o quê, exatamente? Pessoas, recursos, processos, tarefas, imóveis… a lista é enorme. Nesse sentido, ser gestor é gerenciar todo o tipo de recursos dentro de uma organização, o que inclui os recursos humanos.

E o que faz um gestor, na prática? Ele organiza as equipes, distribui tarefas, supervisiona o trabalho das demais pessoas e pensa estrategicamente como dar continuidade a toda a operação que está sob os seus cuidados.

Normalmente, o gestor possui uma longa carreira em determinada área, como Tecnologia da Informação, Processos Gerenciais ou Gestão de RH, por exemplo. Portanto, ele possui experiência técnica na área na qual atua como gestor.

Mas saber gerir recursos nem sempre garante o sucesso profissional em uma empresa, pois uma organização é feita essencialmente de pessoas. E pessoas se conectam com pessoas.

O que é ser líder?

A liderança é uma habilidade que independe do ambiente de trabalho, pois está pautada principalmente na capacidade de inspirar outras pessoas a realizar algo.

Essa capacidade de inspiração vem muito mais dos próprios comportamentos e atitudes de cada pessoa do que do cargo que ela ocupa.

O que faz de uma pessoa uma líder é o exemplo que ela dá, tornando-se referência para as demais à sua volta.

Pense em alguns dos maiores líderes mundiais: Dalai Lama, Marting Luther King, Nemonte Nenquimo. Essas pessoas não foram ou são conhecidas e respeitadas por cargos, mas sim pelo exemplo.

Quando as pessoas veem outra como referência a ser seguida, então esta pessoa se torna uma líder naturalmente.

E quais são as grandes características de um líder? Saber extrair o melhor das pessoas, incentivá-las, ouvi-las, remover obstáculos para que elas possam trabalhar livremente e mostrar seu potencial.

Líder x gestor: quando cada papel é importante?

Normalmente, as pessoas começam a evoluir na carreira como gestoras. Enquanto isso, vão desenvolvendo suas habilidades de liderança, até que um papel se torna tão conectado ao outro que fica difícil distingui-los.

Mas, enquanto este momento não chega, ficam aqui algumas situações do cotidiano profissional das pessoas e que tipo de perfil predomina:

Distribuir tarefas entre a equipe

Neste caso, a tendência é que o perfil gestor se torne predominante. Afinal, é uma questão de organizar todas as tarefas e distribuí-las de forma equitativa entre todas as pessoas da equipe.

Perceba que é uma tarefa bastante administrativa, que requer habilidades como organização e conhecimento sobre a execução de cada tarefa, para saber o que atribuir a quem.

Definir metas e indicadores de performance

Mais uma vez, entra o papel de gestor. Conhecendo o planejamento estratégico da organização e seus objetivos, o gestor define quais são as metas individuais e coletivas da equipe, assim como o método usado para saber se elas estão sendo cumpridas.

Habilidades de planejamento, organização e mensuração de resultados são requeridas nesta situação, portanto, estão dentro das atribuições do gestor.

Atingimento de metas

Uma coisa é definir as metas, outra é conduzir a equipe ao atingimento das mesmas. E aqui entra o perfil de liderança, que tem por objetivo incentivar a equipe.

Existe uma frase que diz: “gestor é quem manda as pessoas fazerem, líder é aquele que vai junto”. Ou seja, líder é aquela pessoa que reúne em torno do objetivo e está com elas a cada passo da jornada, removendo obstáculos para que elas atinjam as metas.

Superação de crises

Embora o gestor tenha um importante papel na superação de crises, muitas vezes o líder tem que tomar a dianteira para manter a equipe tranquila e focada no que precisa ser feito.

E isso exige um poder de conexão emocional com as pessoas muito grande, pois precisa haver confiança de que as decisões da liderança vão conduzir a todos para o fim do problema.

Deu para entender a diferença de comportamento e atitude entre líder e gestor?

Vale lembrar que não existe um perfil melhor ou pior. É a situação que define que tipo de comportamento adotar. Por isso, é fundamental estar preparado para atuar nas duas posições.

Como se preparar para assumir cargos de liderança e gestão?

Tanto as habilidades de gestão quanto as de liderança podem ser desenvolvidas ao longo da sua carreira. Mas um passo inicial para que você comece a se destacar é, sem dúvida, uma pós-graduação.

Aqui na Multivix, você tem a oportunidade de cursar o MBA em Liderança e Gestão de Equipes, desenvolvendo competências essenciais para atuar na gestão de pessoas de qualquer organização.

Nela, você vai trabalhar competências como comunicação, motivação, liderança situacional, cultura organizacional e empreendedorismo, dentre outras.

Mas as opções não param por aí. Para você que atua na área educacional, a pós-graduação em Lideranças Educacionais traz tudo o que você precisa para se destacar na sua carreira. Acesse a página do curso e saiba mais!

Olá, eu sou a Malu, consultora virtual da Multivix.

Estou aqui para te ajudar!