• Blog
  • Carreira acadêmica vale a pena?

Carreira acadêmica vale a pena?

Carreira acadêmica vale a pena?

Desenvolver uma carreira acadêmica significa abraçar a produção de conhecimento junto à academia, isto é, às universidades.

Essa atuação pode se dar de diversas formas, como pesquisas, produção de artigos científicos, produção de livros técnicos, produção de materiais didáticos e, claro, a docência.

Mas, para isso, você precisa passar por vários estágios de aquisição de conhecimento. Isto é, além da graduação, será necessário passar por cursos de especialização, mestrado e doutorado.

Somente trilhando essa jornada acadêmica para si mesmo você conseguirá avançar na sua carreira acadêmica, subindo degraus para uma atuação profissional cada vez mais interessante e útil para as gerações futuras.

Será que vale a pena entrar nessa? Continue a leitura e descubra!

Por que seguir uma carreira acadêmica?

A primeira pergunta que qualquer profissional se faz antes de optar por uma carreira acadêmica é: por quê? Afinal, existem tantas possibilidades de atuação no mercado de trabalho, não é mesmo?

Pois bem, a carreira acadêmica é o que move a geração de conhecimento. Sem pesquisadores, não chegamos a novas descobertas. Sem novas descobertas, não avançamos na solução de problemas. E, se não conseguimos solucionar problemas, ficamos cada vez mais estagnados.

Ao mesmo tempo, se temos pesquisadores mas não temos pessoas que repassem o conhecimento adiante, este também não serve de nada. Afinal, de que adianta um conhecimento super avançado sobre determinado tema se ninguém tem acesso a ele?

Com essa reflexão, o que queremos dizer é que a carreira acadêmica é a base do avanço do conhecimento. E quando deixamos de valorizá-la ou de optar por ela, perdemos a chance de ver o conhecimento sendo construído e reconstruído.

Para quem é a carreira acadêmica?

Muitas vezes, ligamos a carreira acadêmica estritamente à docência. Ou, em outras palavras, a ministrar aulas. Essa é uma das atuações mais importantes dentro da carreira acadêmica, já que a docência se ocupa de formar outros profissionais.

Mas existem outras possibilidades de atuação para quem segue a carreira acadêmica, como você viu no início deste artigo. Pesquisa e desenvolvimento, elaboração de livros e materiais didáticos, cursos e palestras…

Nesse sentido, a carreira acadêmica é para toda e qualquer pessoa que sinta o chamado para desenvolver uma carreira voltada à produção e compartilhamento de conhecimento.

Esse conhecimento pode ser de matemática, gestão de pessoas, tecnologia da informação, sociologia, engenharia, medicina… não importa. Todas as áreas do saber comportam uma carreira acadêmica. E essa é uma das maiores vantagens para quem se identifica com ela.

Inclusive, muitas pessoas que se dedicaram por anos a uma atividade corporativa ou de cuidados em saúde acabam se voltando para a carreira acadêmica a fim de ajudar na formação de novos profissionais.

É essa tomada de decisão que permite que você tenha acesso a professores experientes na graduação, por exemplo. Unindo conhecimento teórico e prático, esses docentes conseguem agregar mais valor às aulas.

Já pensou em ser uma dessas pessoas? Se a sua resposta foi “sim”, a carreira acadêmica pode ser para você.

Como trilhar uma carreira acadêmica?

Lembra que a carreira acadêmica tem a ver com a produção de conhecimento? Pois bem, se você quer produzir conhecimento, precisa adquirir conhecimento. E essa é, sem dúvida, uma das maiores barreiras para algumas pessoas.

Seguir uma carreira acadêmica exige uma mentalidade de lifelong learner, isto é, de aprendizado contínuo.

Quem se identifica com essa área de atuação está constantemente buscando novos conhecimentos e novas formas de aprendizado, sejam teóricos ou práticos.

E aqui entram os estágios da carreira acadêmica que costumam fazer parte da vida de quem opta por seguir esta área de atuação:

Graduação

A graduação ou curso superior é o primeiro degrau para a construção de uma carreira acadêmica. No ensino superior você tem a chance de escolher uma área específica de trabalho e conhecê-la de forma geral.

Um estudante de administração, por exemplo, terá conhecimentos de logística, gestão de pessoas, finanças, compras, marketing e contabilidade, entre outros. Logo, será um profissional generalista.

Especialização

Como o próprio nome sugere, na especialização você vai se aprofundar um pouco mais em determinada área. Portanto, você deixará de ser um profissional generalista para ser um especialista em determinado assunto.

Continuando com nosso exemplo, um egresso da graduação em administração pode se especializar em finanças. Assim, terá um conhecimento geral sobre o funcionamento de uma empresa, mas com um foco maior no setor financeiro.

Na especialização, é possível optar pela modalidade MBA – Master in Business Administration. Diferentemente de outros países, o MBA tem o mesmo peso de uma especialização, com o diferencial de que seus conteúdos são voltados para a atuação em empresas.

Mestrado

No mestrado, os objetivos de estudo mudam um pouco. O intuito é ir ainda mais a fundo em determinado assunto, mas com um viés mais acadêmico. Ou seja, com foco na produção de conteúdo científico.

Nesta etapa dos estudos, você vai pesquisar a fundo um tema de sua escolha, confrontar opiniões de autores e chegar às suas próprias conclusões.

Pode, também, desenvolver a sua dissertação com base em estudos de campo, enriquecendo ainda mais os seus argumentos para a apresentação das suas ideias.

Doutorado

O doutorado é o ápice de uma carreira acadêmica, quando você tem a oportunidade de apresentar suas próprias ideias. Geralmente é o estágio onde as pessoas chegam a inovações e à construção de novos paradigmas, sejam teóricos ou práticos.

Desenvolver uma tese de doutorado requer muito estudo e dedicação, comprovação de ideias por meio de dados e validações comprovadas por testes confiáveis.

Cada uma dessas etapas permite que você dê um passo a mais na sua carreira acadêmica, já que abrem portas para novas oportunidades.

Por exemplo: ao concluir o mestrado, você pode ministrar aulas em cursos de graduação e especialização. Ao concluir o doutorado, está apto a ministrar aulas em cursos de mestrado.

Com esse avanço, além de expandir suas possibilidades de atuação, você também vai galgando remunerações mais atrativas e novos postos de trabalho, como coordenações de cursos ou liderança de equipes de pesquisa, entre outros.

Agora vem a pergunta: e aí, vale a pena seguir uma carreira acadêmica? Conta pra gente!

Olá, eu sou a Malu, consultora virtual da Multivix.

Estou aqui para te ajudar!