• Blog
  • Farmácia: o que faz o profissional dessa área?

Farmácia: o que faz o profissional dessa área?

Farmácia: o que faz o profissional dessa área?

A área de saúde é uma das mais concorridas quando se trata de vestibular. Medicina, enfermagem, odontologia, biomedicina e psicologia estão sempre no topo da lista.

Mas sabia que a carreira em farmácia também guarda oportunidades únicas para quem opta por seguir uma profissão na área de saúde?

Só para você ter uma ideia, no Sisu 2023 a nota de corte dos cursos de farmácia ficou acima dos 700 pontos. Ou seja, foi um curso bastante concorrido pelos estudantes nas várias faculdades que usam a nota do Enem como critério de entrada.

E não para menos. O mercado de trabalho em farmácia é amplo, a remuneração é atrativa e as possibilidades de avanço na carreira são inúmeras.

Tudo o que você precisa é começar da forma correta. Isto é, cursando uma graduação que realmente te prepare para enfrentar os desafios que te aguardam.

Mas antes de dar esse passo tão importante na sua vida, que tal conhecer um pouco mais a fundo o que faz um profissional de farmácia?

O que é farmácia, afinal?

Quando falamos em farmácia, é bastante comum associarmos ao comércio de medicamentos. No entanto, a carreira do farmacêutico vai muito além das drogarias.

Um profissional de farmácia é um especialista em composições farmacêuticas, que podem ser medicamentos, cosméticos e outros produtos de uso humano ou veterinário.

Nesse sentido, quem se forma na graduação em farmácia é capaz de pesquisar, desenvolver, produzir, analisar, manipular e indicar medicamentos e fármacos para usos diversos.

Onde um farmacêutico pode trabalhar?

O trabalho do profissional de farmácia pode ser desenvolvido em inúmeros locais. Tudo depende do seu interesse e nível de especialização.

A carreira tradicional como farmacêutico levará o profissional a atuar em drogarias ou farmácias hospitalares e comunitárias.

Na área de pesquisa e desenvolvimento, quem se forma em farmácia pode trabalhar tanto na indústria de medicamentos quanto de cosméticos e produtos de higiene pessoal. Outra opção em P&D é na indústria alimentícia.

Há espaço, também, para uma carreira promissora em homeopatia ou fitoterapia, áreas adjacentes à farmacêutica e que têm cada vez mais adeptos.

O profissional pode, ainda, optar pela docência, ajudando a formar outros profissionais da área.

Quais as vantagens em cursar farmácia na graduação?

Como você viu anteriormente, a graduação em farmácia é uma das mais concorridas. Contudo, também é uma das mais gratificantes para quem se forma na área.

Além das opções de carreira que você conferiu no tópico anterior, podemos destacar as seguintes vantagens de cursar farmácia na graduação:

Impacto positivo na saúde das pessoas

Muita gente opta pelas carreiras em saúde porque deseja promover um impacto positivo na vida de outras pessoas. E o curso de farmácia pode contribuir de inúmeras maneiras para isso.

Desde o desenvolvimento de produtos farmacêuticos de qualidade até a orientação quanto ao uso de medicamentos nas drogarias, o farmacêutico tem impacto direto na saúde das pessoas.

Remuneração atrativa

Outra vantagem de cursar farmácia é a remuneração. De acordo com o site Glassdoor, o salário médio de um farmacêutico hospitalar é de R$6.000,00. Já para um farmacêutico industrial, essa faixa é de R$9.000,00 mensais.

Flexibilidade de horários

Quem atua em farmácias e drogarias pode contar com a flexibilidade de horários para trabalhar, uma vantagem que é apreciada por muitas pessoas que conciliam a carreira de farmacêutico com a de docência, por exemplo.

Contato com pessoas

Farmacêuticos que atuam em drogarias também têm contato direto com o público, podendo orientar quanto à escolha e uso de medicamentos. Essa é uma vantagem para quem não consegue trabalhar de forma isolada, sem interação contínua com outras pessoas.

Como escolher a melhor faculdade de farmácia?

A escolha de um curso superior passa por várias etapas. A primeira delas é identificar a área de estudos. Em segundo lugar, a graduação específica que você deseja fazer.

Se até aqui você já concluiu que farmácia é a melhor escolha para o seu futuro profissional, o próximo passo é identificar a melhor faculdade para dar início aos seus estudos.

Confira algumas dicas para tomar essa decisão:

Credibilidade e confiança

Um dos critérios mais importantes ao escolher uma faculdade de farmácia é conferir a credibilidade e confiança da instituição de ensino no mercado.

Para conferir isso, você pode começar consultando a situação da IES no e-MEC. Essa plataforma do Ministério da Educação traz informações importantes sobre o credenciamento da instituição e o reconhecimento dos cursos de graduação.

Outra possibilidade é conversar com alunos e egressos dos cursos de farmácia das instituições de ensino que você pesquisou. Assim, você terá uma opinião baseada na experiência prática.

Grade curricular

Depois de se certificar de que a instituição de ensino tem todos os requisitos para ofertar o curso, o passo seguinte é dar aquela conferida na grade curricular. Isto é, nas disciplinas que formam a graduação em farmácia.

Aqui na Multivix, a graduação em farmácia tem cinco anos de duração, divididos em dez semestres. Ao longo de cada semestre, você tem contato cada vez mais aprofundado com a área de farmácia, consolidando seu aprendizado por meio de práticas de extensão interdisciplinar.

Corpo docente

Gostou da grade curricular? Hora de conhecer os professores que ministrarão cada uma das disciplinas. Além das informações disponíveis no site da instituição, você pode consultar o currículo lattes de cada professor, a fim de conhecê-lo com mais detalhes.

Formas de ingresso

Por fim, você deve consultar quais são as formas de ingresso no curso de farmácia. Aqui na Multivix, por exemplo, você pode aproveitar a sua nota do Enem, pedir transferência de outras IES ou prestar o vestibular.

Quer ter todas as informações sobre o curso de farmácia em um único lugar, de forma simples e confiável? Acesse a página da graduação em farmácia e confira todos os detalhes!

Olá, eu sou a Malu, consultora virtual da Multivix.

Estou aqui para te ajudar!