Carreira dos sonhos: 8 passos para conquistar a sua

Na infância, é comum sonharmos com profissões chamadas “fora da caixa”. Astronauta, bombeiro, dançarina, escritora e cientista são algumas delas.

Mas quando chegamos à época do vestibular, todos esses sonhos parecem se confundir e podemos ter dificuldades em identificar aquela carreira dos sonhos.

Buscamos auxílio em testes vocacionais, livros, feiras de profissões e opiniões de familiares. Fazemos listas de prós e contras, investigamos as nossas aptidões e fazemos uma escolha.

Essa escolha pode ou não estar alinhada aos seus sonhos de criança, mas a verdade é que ela vai repercutir por boa parte de nossas vidas. Por isso, mais do que escolher uma profissão, precisamos escolher uma carreira. Isto é, uma trilha, um caminho que nos levará àquele cenário ideal de vida.

Mas como construir essa carreira dos sonhos? É o que veremos neste artigo. Continue a leitura!

1. Coloque seus planos em um papel

O primeiro passo para construir uma carreira dos sonhos é colocar seus planos no papel. Este exercício vai te ajudar a compreender qual é o passo a passo para chegar até lá.

Uma boa forma de começar a fazer isso é imaginar como você gostaria de estar daqui a 5, 10, 15 e 20 anos. Inicialmente pode parecer difícil, mas pouco a pouco você vai construindo um cenário na sua mente e transferindo essas ideias para o papel.

Em qual área você gostaria de estar atuando? Que nível de responsabilidade você gostaria de ter? Em quais empresas você gostaria de trabalhar?

Lembre-se também de inserir sua vida pessoal. Onde você gostaria de estar morando? De que modo? Que tipo de vida você gostaria de ter?

2. Conheça seus pontos fortes e fracos

Todo mundo tem aptidão para alguma coisa. Mas nem todo mundo tem as mesmas aptidões. Ou seja, você pode ter muita habilidade em áreas exatas enquanto outra pessoa pode ser melhor que você em ciências humanas.

Isso não é demérito para ninguém, pelo contrário. Conhecer suas forças e fraquezas permite que você defina quais frentes de batalha deseja enfrentar na hora de desenvolver suas hard e soft skills.

Além disso, ter consciência sobre as suas dificuldades e fortalezas pode te ajudar a se sair bem em entrevistas de emprego.

3. Desenvolva suas habilidades

Com o seu plano em mãos, você já tem uma ideia de quais habilidades necessitará para alcançar a sua carreira dos sonhos, certo? Portanto, comece a programar esse desenvolvimento de habilidades.

Obviamente, não precisa fazer tudo de uma vez. Crie uma lista de prioridades, destacando aquelas habilidades que são mais necessárias agora.

Por exemplo, se você almeja um cargo de liderança neste momento, pode buscar uma especialização em liderança e gestão de equipes para aprimorar essa competência.

Mais tarde, caso queira assumir cargos diretivos, você pode querer buscar um MBA em gestão estratégica.

4. Crie uma rede de contatos estratégica

Ninguém constrói uma carreira dos sonhos de forma isolada. Sempre vamos precisar de alguém em algum momento na vida. Logo, criar um bom networking é essencial para obter ajuda quando você precisar.

Você pode começar um perfil no LinkedIn e ir se conectando com pessoas que sejam do seu nicho de estudos ou de trabalho.

Lembre-se de manter seu perfil sempre atualizado com relação a projetos, experiências profissionais e acadêmicas. E, claro, interaja com outras pessoas, para que elas te conheçam.

Desse modo, quando surgir uma oportunidade de crescimento profissional, você estará sempre na mente dessas pessoas como uma possibilidade de parceria.

5. Conheça lugares interessantes para trabalhar

Você já ouviu aquela frase “para quem não sabe para onde está indo, qualquer caminho serve”? Pois bem, na carreira acontece a mesma coisa. Se você não sabe para onde está indo, aceita qualquer oferta de emprego sem pensar muito.

Para evitar desvios no seu plano, o melhor é ter sempre em mente — e no papel — quais empresas têm os mesmos valores que você. Desse modo, sua busca por uma oportunidade vai se tornar mais assertiva.

Na eventualidade de uma escolha entre duas oportunidades, também fica mais fácil decidir para onde ir. Além disso, conhecer as empresas nas quais você gostaria de trabalhar pode poupar tempo e frustrações com ambientes tóxicos e falta de reconhecimento, por exemplo.

6. Arrisque-se

Se você se identifica mais com um perfil empreendedor, precisa começar a se arriscar. Isso não significa colocar em jogo tudo o que você tem, mas sim correr atrás das oportunidades.

Em um emprego formal, muita coisa chega até você sem muito esforço. Basta realizar as suas tarefas do dia a dia com qualidade que você tem um salário garantido no final do mês.

Mas, se você deseja se destacar, ter reconhecimento e construir sua carreira dos sonhos, precisa sair da zona de conforto. Em outras palavras, tome a iniciativa, traga soluções ao invés de problemas e colabore com os outros.

7. Tenha autoconfiança

Um dos segredos das pessoas de sucesso é a autoconfiança. Se nem você acredita em si mesmo, imagina se os outros vão acreditar? Portanto, trabalhe a sua autoestima, qualifique-se profissionalmente e mova-se rumo ao seu objetivo.

Mesmo quando algo não der certo, pergunte-se: o que isso me ensinou? Como me tornou mais forte? Com essa postura de aprendizado contínuo, você terá os recursos que precisa para ir ao encontro da sua carreira dos sonhos.

8. Conte com a gente

Aqui na Multivix, já ajudamos milhares de pessoas a alcançarem suas carreiras dos sonhos por meio de formações de alta qualidade.

Seja na graduação ou na pós, você conta com toda a infraestrutura da Multivix para aprimorar habilidades, conhecer pessoas estratégicas e se destacar profissionalmente.

Acesse nosso site e confira todas as oportunidades que estão disponíveis para você!