• Blog
  • Empreendedorismo: qual é o melhor momento para começar?

Empreendedorismo: qual é o melhor momento para começar?

Empreendedorismo: qual é o melhor momento para começar?

O Brasil é um país que se destaca pelo espírito empreendedor. Ao menos é o que indica a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM) de 2021, realizada pelo Sebrae em parceria com o IBQP – Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade.

O estudo revelou que 30,4% da população brasileira empreende de alguma forma e que 53% das pessoas têm o sonho de um dia abrir o próprio negócio.

Este é o seu caso? Então continue a leitura!

Vale a pena empreender no Brasil?

Não há dúvidas de que o Brasil tem um dos sistemas tributários mais complexos do mundo e que isso afeta a decisão de muitas pessoas quando o assunto é empreender.

A falta de conhecimentos de administração, contabilidade, tributação e mesmo direito empresarial, faz com que muitos potenciais empreendedores adiem seu sonho de abrir um negócio. Porém, essa barreira pode ser superada com o auxílio de entidades de apoio ao micro e pequeno empreendedor, como o próprio Sebrae.

Com as questões burocráticas resolvidas, existem motivos de sobra para empreender no Brasil. Tanto é, que 76% das pessoas empreende por oportunidade, não por necessidade.

O empreendedorismo de oportunidade acontece quando a pessoa identifica uma necessidade da sociedade e decide criar um negócio para suprir essa demanda. Já o empreendedorismo por necessidade ocorre quando a pessoa não tem alternativas de trabalho a não ser criar um negócio para ter uma fonte de renda.

Quais as vantagens de empreender?

Realizar sonhos, gerar empregos, contribuir de alguma forma para sociedade. Existem muitos motivos para empreender, mas vamos destacar alguns que impactam diretamente na sua rotina de trabalho:

Mais autonomia no trabalho

De acordo com a Harvard Business Review, 77% das pessoas buscam mais autonomia no trabalho. Isso significa que as pessoas estão em busca de mais protagonismo em suas carreiras, tornando-se verdadeiramente responsáveis por suas decisões e ações.

E quando você decide empreender, essas características estão presentes no seu dia a dia. Não há ninguém dizendo o que você precisa fazer. Quem gerencia suas atividades e se beneficia ou sofre com os resultados é você mesmo.

Flexibilidade

Junto à autonomia vem a possibilidade de uma jornada de trabalho mais flexível e alinhada com seu estilo de vida. Não é à toa que hoje temos mais de 35 milhões de nômades digitais em todo o mundo.

Além disso, a pandemia de coronavírus mostrou às pessoas que é possível conciliar trabalho e afazeres domésticos, conviver mais tempo com a família e ainda assim entregar bons resultados às empresas.

E uma boa forma de ter mais flexibilidade na sua rotina é abraçando o empreendedorismo.

Mais estímulo à criatividade

Colocar a criatividade em prática é outra vantagem do empreendedorismo. Sendo dono ou dona do próprio negócio, você tem mais possibilidades de inventar novos produtos e soluções e colocá-los à prova no mercado.

Já em um emprego formal, nem sempre podemos contribuir com a nossa criatividade. E, mesmo que tenhamos essa abertura, nem sempre nossas ideias são bem aceitas.

Remuneração mais interessante

Um dos motivos que mais levam as pessoas ao empreendedorismo é a questão da remuneração. Se em um trabalho formal você depende da vontade da empresa em aumentar o seu salário, como empreendedor essa responsabilidade passa a ser sua.

E existem inúmeras maneiras de aumentar seus ganhos trabalhando por conta própria. Algumas pessoas optam por trabalhar como freelancers, outras desenvolvem um infoproduto e outras ainda se tornam influencers digitais. As possibilidades são inúmeras.

Desenvolver sua liderança

Empreender também significa liderar pessoas rumo a um objetivo. Portanto, se você gosta de inspirar os outros, desenvolver projetos em equipe e estar sempre inovando, esta é uma excelente maneira de exercer sua habilidade de liderança.

Trabalhar com o que você realmente gosta

Foi-se o tempo em que você precisava de uma carreira tradicional para se dar bem no mercado. Hoje, até mesmo adolescentes podem se tornar referência em uma determinada área e ganhar dinheiro com isso.

As portas do marketing digital estão abertas para quem deseja aproveitar todo o potencial da internet para empreender e trabalhar com o que realmente gosta.

Poderíamos continuar listando várias outras vantagens de empreender, mas precisamos responder a pergunta mais importante: qual é o melhor momento para empreender?

Mais qualidade de vida

Por fim, empreender também pode te trazer mais qualidade de vida. Inclusive, este é um dos principais motivos que levam as pessoas ao empreendedorismo.

Ao organizar seus próprios horários, definir suas prioridades, ter mais flexibilidade e trabalhar com algo que você realmente gosta, é possível desenvolver um estilo de vida mais alinhado com aquilo que você sonha.

Quando começar a empreender?

O empreendedorismo chega em momentos diferentes para cada pessoa. Enquanto alguns esperam a aposentadoria para dar vazão ao seu espírito empreendedor, outros preferem iniciar a carreira empreendendo.

Nesse sentido, o melhor é refletir sobre alguns pontos essenciais para determinar qual é o melhor momento para você empreender:

1. Comece com o porquê

Como bem diz o autor e palestrante Simon Sinek, “Pessoas não compram o que você faz. Elas compram o porquê você faz”.

Portanto, a primeira e mais importante reflexão que você deve fazer é sobre o motivo que te leva a querer empreender.

Perceba que o motivo não pode ser “para ganhar dinheiro”. Dinheiro é consequência de um trabalho bem feito.

Aqui, a reflexão é muito mais sobre o que faz o seu coração bater mais forte e como isso pode ajudar outras pessoas.

2. Parta para o como

Depois de identificar o seu motivo, você precisa entender como vai colocá-lo em prática.

Digamos que você queira transformar a realidade das crianças que vivem em uma comunidade próximo à sua casa. Existem várias maneiras de se fazer isso.

Pode ser por meio do esporte, da educação, aulas de idiomas, preparo para o mercado de trabalho…

A ideia, neste segundo passo, é que você entenda como vai colocar o seu propósito em ação.

3. Entenda o quê

Continuando com o nosso exemplo anterior, o terceiro ponto é entender qual é a solução, serviço ou produto que você vai entregar.

É uma escola? Um ginásio esportivo? Um programa socioeducacional? Um aplicativo de estudos gratuito?

4. Dimensione quais recursos você precisa

Agora que você já entendeu o porquê, o como e o quê, fica mais fácil descobrir quais recursos você precisa para começar a empreender.

Se a sua solução é um software com inteligência artificial que vai ajudar a descobrir quais são as potencialidades de cada criança, provavelmente seu projeto vai demorar bastante.

Mas, se o seu projeto inicial é começar com aulas de idiomas duas vezes na semana para a comunidade, já fica bem mais simples de executar, concorda?

E é aqui que você pode começar a entender qual é o melhor momento para empreender. Afinal, sabendo quais recursos você precisa, fica mais fácil determinar que tipo de preparo você deve ter, seja em termos de conhecimento, dinheiro ou mesmo parcerias.

O bichinho do empreendedorismo te picou? Então venha conhecer a pós-graduação em Empreendedorismo e Transformação Social da Multivix e se preparar para esse desafio!

Olá, eu sou a Malu, consultora virtual da Multivix.

Estou aqui para te ajudar!