Publicidade e propaganda: a profissão dos criativos e planejadores

Um dos principais cursos de Comunicação Social, Publicidade e Propaganda é responsável por preparar profissionais para atuar nesta área que se destaca pela criatividade e pelo poder de persuasão. São esses profissionais que desenvolvem os anúncios que aparecem nos intervalos da TV ou de um vídeo no Youtube e nas páginas de um jornal ou revista.

Quer entender mais sobre essa carreira e as ideias que formam essa profissão? Então, continue nesta leitura e descubra os segredos da Publicidade e Propaganda!

Então, o que é Publicidade e Propaganda?

Existem muitos conceitos por trás da faculdade de Publicidade e Propaganda, entretanto, ao definir essas duas palavras, é possível compreender o que realmente esta graduação de quatro anos tem a ensinar para os estudantes.

Como a própria expressão deixa claro, Propaganda é a ação de propagar um conceito, um pensamento ou produto para o maior número de pessoas. Mesmo que ela não tenha um fim comercial, pois todos são impactados no cotidiano por ideias políticas e religiosas, por exemplo.

Do outro lado, a Publicidade tem um objetivo muito claro e direto: despertar o desejo de compra em um consumidor. Ela utiliza uma comunicação mais persuasiva para atrair o público e convencê-lo a adquirir determinado produto ou serviço que uma empresa oferece.

Em resumo, a graduação vai apresentar aos alunos os meios de inspirar os desejos de consumo no grande público ou apenas como disseminar novos pensamentos para a maioria, utilizando as ferramentas da Comunicação Social.

Nova call to action

Por que publicitários são “criativos e planejadores”?

É quase de senso comum que os estudantes do curso de Publicidade e Propaganda são obrigatoriamente criativos. Entretanto, não é apenas essa aptidão que forma o profissional da área, pois ainda existe uma série de conhecimentos que são essenciais.

Por exemplo, eles necessitam estudar bastante sobre o comportamento da sociedade e ter uma visão estrategista. Compreender os desejos do público-alvo é a maneira de descobrir como “conversar’ com essas pessoas utilizando meios com os quais elas estão mais familiarizadas, evitando que ocorra ruídos na mensagem.

Lógico que o mercado publicitário costuma ter profissionais com características que fogem destas citadas. Essa é uma área da comunicação que é muito plural e os diferentes perfis são importantes dentro de uma agência, como você verá a seguir.

Onde atua um publicitário e o que ele faz?

Em sua maioria, os publicitários atuam dentro de agências de publicidade, exercendo funções bem específicas. Basicamente são: atendimento, planejamento, pesquisa, mídia, criação e produção. E pelo nome destes setores, é possível compreender uma parte das suas atividades no dia a dia.

Entretanto, todos trabalham com um objetivo em comum: desenvolver campanhas para promover um produto ou conceito com base em estudos prévios do público-alvo, análise de veículos de comunicações para veiculação e criação de peças publicitárias. Cada setor atua na formulação de uma etapa do conteúdo que será entregue ao cliente.

Nos últimos anos, com o crescimento das mídias sociais e dos meios digitais surgiram as agências digitais. Além de realizar os trabalhos de uma agência “tradicional”, elas são especializadas na criação de conteúdos direcionados para redes sociais e entre outras mídias digitais, como por exemplo, advergames.

Esses são apenas alguns elementos que fazem parte da magia do mundo da Publicidade e Propaganda e o suficiente para encantar muitas pessoas.

Será essa a carreira que você pretende seguir? Inscreva-se já na Multivix e fique pronto para o mercado publicitário!