• Blog
  • Processos gerenciais ou Administração? Qual curso escolher?

Processos gerenciais ou Administração? Qual curso escolher?

Processos gerenciais ou Administração? Qual curso escolher?

Em um cenário marcado pela ampla concorrência, as empresas precisam se manter competitivas para sobreviver. Por conta dessa exigência, abrem-se oportunidades para egressos de diversos cursos, como Processos Gerenciais e Administração.

Mas você sabe quais são as diferenças e semelhanças entre essas duas carreiras? Este post foi escrito para quem tem interesse por essas duas áreas, mas não sabem que critérios utilizar para fazer a melhor escolha. Antes de tomar sua decisão, nós recomendamos que continue a leitura!

O que são Processos Gerenciais e o que faz esse profissional?

O termo processos gerenciais é dado às atividades que devem ser realizadas para alcançar os objetivos de uma empresa. Nesse contexto, o profissional da área é o responsável por garantir que todas as ações necessárias sejam executadas com mais eficiência, para ampliar a competitividade.

Na prática, o profissional é responsável por garantir que os recursos estruturais e financeiros e a infraestrutura sejam melhor aproveitados, bem como escolher as pessoas mais adequadas para executar cada uma das funções.

Em outras palavras, o egresso do curso de Processos Gerenciais deve buscar meios de aumentar a produção, sem que isso implique em um reflexo nos custos ou na queda de qualidade.

Nova call to action

Como é o curso de Processos Gerenciais?

O curso de Processos Gerenciais é oferecido na modalidade Tecnologia, ou seja, possui menor duração quando comparado a uma graduação tradicional. Por conta disso, a formação privilegia aspectos mais práticos. A proposta é fornecer mão de obra qualificada para o mercado, em um curto período de tempo.

A grade curricular está alinhada a versatilidade esperada do profissional de Processos Gerenciais: há disciplinas sobre Gestão de Recursos Humanos, Planejamento Orçamentário, Logística e Direito Trabalhista, entre muitos outros temas.

Outra característica do curso de tecnologia em Processos Gerenciais é que ele é cursado a distância. Isso significa que você poderá estudar a partir de qualquer dispositivo conectado à internet, acessando os conteúdos nos horários em que considerar mais conveniente.

Quais as diferenças e semelhanças com a Administração?

A partir da descrição que nós fizemos, é provável que você esteja se questionando: essas atividades também podem ser feitas por um administrador? Sim, podem. O principal diferencial entre os dois cursos é justamente o tempo de duração.

O curso de Administração é oferecido na modalidade bacharelado, ou seja, além da formação prática, há a preocupação em oferecer uma sólida base teórica ao graduando.

Nova call to action

De qualquer maneira, é válida a ressalva de que há mercado para os dois profissionais, tanto para o tecnólogo em Processos Gerenciais EAD quanto o bacharel em Administração. Para fazer essa escolha, leve em conta especialmente a sua urgência em conquistar uma vaga no mercado.

Por outro lado, vale a ressalva que, após a conclusão do curso, o tecnólogo pode cursar administração como segunda graduação, beneficiando-se do aproveitamento de disciplinas.

Quer fazer o curso de Processos Gerenciais? Garanta sua vaga no vestibular da Faculdade Multivix 2021.

Olá, eu sou a Malu, consultora virtual da Multivix.

Estou aqui para te ajudar!