Receba as novidades do nosso blog!

Fique antenado sobre várias profissões.

• Blog

Processos gerenciais ou Administração? Qual curso escolher?

SICOOB - Faça Acontecer

Em um cenário marcado pela ampla concorrência, as empresas precisam se manter competitivas para sobreviver. Por conta dessa exigência, abrem-se oportunidades para egressos de diversos cursos, como Processos Gerenciais e Administração.

Mas você sabe quais são as diferenças e semelhanças entre essas duas carreiras? Este post foi escrito para quem tem interesse por essas duas áreas, mas não sabem que critérios utilizar para fazer a melhor escolha. Antes de tomar sua decisão, nós recomendamos que continue a leitura!

O que são Processos Gerenciais e o que faz esse profissional?

O termo processos gerenciais é dado às atividades que devem ser realizadas para alcançar os objetivos de uma empresa. Nesse contexto, o profissional da área é o responsável por garantir que todas as ações necessárias sejam executadas com mais eficiência, para ampliar a competitividade.

Na prática, o profissional é responsável por garantir que os recursos estruturais e financeiros e a infraestrutura sejam melhor aproveitados, bem como escolher as pessoas mais adequadas para executar cada uma das funções.

Em outras palavras, o egresso do curso de Processos Gerenciais deve buscar meios de aumentar a produção, sem que isso implique em um reflexo nos custos ou na queda de qualidade.

E-book - Processos Gerenciais

Como é o curso de Processos Gerenciais?

O curso de Processos Gerenciais é oferecido na modalidade Tecnologia, ou seja, possui menor duração quando comparado a uma graduação tradicional. Por conta disso, a formação privilegia aspectos mais práticos. A proposta é fornecer mão de obra qualificada para o mercado, em um curto período de tempo.

A grade curricular está alinhada a versatilidade esperada do profissional de Processos Gerenciais: há disciplinas sobre Gestão de Recursos Humanos, Planejamento Orçamentário, Logística e Direito Trabalhista, entre muitos outros temas.

Outra característica do curso de tecnologia em Processos Gerenciais é que ele é cursado a distância. Isso significa que você poderá estudar a partir de qualquer dispositivo conectado à internet, acessando os conteúdos nos horários em que considerar mais conveniente.

Quais as diferenças e semelhanças com a Administração?

A partir da descrição que nós fizemos, é provável que você esteja se questionando: essas atividades também podem ser feitas por um administrador? Sim, podem. O principal diferencial entre os dois cursos é justamente o tempo de duração.

O curso de Administração é oferecido na modalidade bacharelado, ou seja, além da formação prática, há a preocupação em oferecer uma sólida base teórica ao graduando.

E-book Administração

De qualquer maneira, é válida a ressalva de que há mercado para os dois profissionais, tanto para o tecnólogo em Processos Gerenciais EAD quanto o bacharel em Administração. Para fazer essa escolha, leve em conta especialmente a sua urgência em conquistar uma vaga no mercado.

Por outro lado, vale a ressalva que, após a conclusão do curso, o tecnólogo pode cursar administração como segunda graduação, beneficiando-se do aproveitamento de disciplinas.

Quer fazer o curso de Processos Gerenciais? Garanta sua vaga no vestibular da Faculdade Multivix 2021.

Saiba tudo sobre bolsa de estudo, financiamento estudantil e descontos.