Faculdade de Matemática: tudo o que você precisa saber

No momento de escolher que curso universitário seguir, raramente vemos alguém se decidir por uma faculdade de Matemática. Além disso, costuma-se pensar que não há muito futuro nessa carreira, porque não haveria tantas opções de trabalho. Ledo engano!

Atualmente há diferentes possibilidades de atuação para os egressos de um curso de Matemática. O profissional nessa área também vem ganhando espaço e relevância em um mercado especializado, como na área tecnológica.

Se você nutre empatia pelos números e pensa em cursar uma faculdade de Matemática, informe-se aqui sobre os requisitos e as possibilidades que a carreira pode oferecer.

Estudar matemática

Na faculdade de Matemática há duas habilitações possíveis, a licenciatura e o bacharelado. No primeiro caso, o estudante será formado para a docência, para atuar como professor da disciplina no ensino fundamental e médio. Por sua vez, o bacharelado preparará o profissional para a aplicação da Matemática em diversas áreas.

Os cursos duram geralmente 4 anos e também dão a opção de modalidade presenciais ou a distância.

Nova call to action

O objetivo da formação é preparar profissionais capazes de identificar e resolver problemas, como veremos ainda neste artigo. Além disso compreender e utilizar tecnologias para a resolução dessas questões, estabelecer relações entre a disciplina e outras áreas de conhecimento.

De igual modo, na faculdade de Matemática o estudante também será capacitado para lecionar caso opte pela licenciatura em Matemática.

Perfil do estudante matemático

Ser matemático não é somente alguém que gosta dos números, mas também, de resolver problemas. São pessoas curiosas, que se interessam por entender os processos de resolução das equações, as técnicas e os métodos envolvidos.

A curiosidade científica, a facilidade para executar atividades de raciocínio lógico e a abstração também são indicativos de aptidão para o curso de Matemática.

Se você possui essas características e interesses pode ser um forte candidato a trilhar esse caminho.

Mercado de trabalho para o profissional de Matemática

Diferente do que se pensa, há um grande potencial de mercado de trabalho para o egresso em matemática. Isso porque, se nos perguntamos o que é a Matemática, vamos perceber que, em diversas áreas de conhecimento, essa formação está presente.

Em princípio, há muito espaço para quem deseja dar aulas, porque há uma grande demanda de professores no ensino fundamental e médio.

Por outro lado, atualmente, novas possibilidades surgem para aquele que se dedicou à faculdade de Matemática. Análise de dados em empresas, desenvolvimento de softwares, criação de algoritmos (como os de google) são só alguns exemplos.

Também há matemáticos atuando na pesquisa de tecnologia de ponta, inteligência artificial e realidade virtual.

Outro setor que está empregando profissionais desta área é a indústria. O matemático industrial poderá atuar na produção, design de produtos, gerenciamento ambiental, biomatemática, ciências computacionais, entre outras sub-áreas.

Se você pensa que possui vocação e interesse em cursar uma faculdade de matemática, vale à pena sim dar uma oportunidade e investir nessa formação. Quer saber mais sobre o curso, duração e grade curricular? Conheça a formação em Matemática da Multivix!