Graduação online: mais flexibilidade para quem tem sede de viajar!

Se você está pensando em começar uma graduação, mas se preocupa em ter que ficar pelo menos uns quatro anos na mesma cidade, saiba que há alternativas interessantes que possibilitarão inclusive viajar quando você desejar. Quer saber como?

Basta inscrever-se na modalidade de graduação online ou a distância (EAD) e curtir a flexibilidade de estudar, assistir às aulas e organizar-se com os horários, estando em qualquer lugar. Leia mais sobre o assunto a seguir!

Estudar a distância

Até bem pouco tempo atrás, compartilhava-se a ideia de que para realizar um curso superior era imprescindível frequentar uma faculdade, ir a uma sala de aula, garantir um percentual de presença, enfim, cursar presencialmente. Para satisfação de muitos brasileiros, que deixavam de estudar justamente porque não podiam cumprir essa exigência, já não é bem assim.

Atualmente é cada vez mais comum encontrar carreiras que oferecem modalidade de curso superior a distância, através da graduação online.

Essa opção é especialmente interessante para quem deseja ou necessita flexibilidade, para aqueles que valorizam a liberdade de ir e vir, porque não querem – ou não podem – prender-se geograficamente a algum lugar durante alguns anos.

Formas de ingresso

Assim como os cursos presenciais, para ingressar em um curso de graduação a distância é necessário atender à alguns requisitos e passar por algum processo seletivo. Mas há diferentes formas de ingressar em uma graduação online, que não necessariamente através da realização de um vestibular tradicional.

Antes de mais nada, é importante saber que, à diferença do vestibular tradicional, o vestibular EAD pode ser agendado e, inclusive, realizado online. Em geral, há um prazo para a realização desses processos, mas as regras dependem de cada instituição.

O Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) também possibilita ao estudante escolher um curso EAD, como mostramos no post Como usar a nota do Enem para entrar na faculdade. Do mesmo modo, o Programa Universidade para Todos (ProUni) também habilita o acesso a cursos de modalidade a distância, basta concorrer a uma bolsa dentro do programa.

Finalmente, é possível ainda realizar uma transferência de um curso tradicional a um curso EAD.

Flexibilidade e outras vantagens

A flexibilidade é sem dúvida um grande argumento na hora de escolher fazer uma graduação online. Para quem trabalha em algum lugar onde não há o curso desejado, quem quer mudar-se com frequência sem prescindir dos estudos, viajar constantemente sem preocupar-se com faltar aulas, a modalidade a distância pode ser ideal.

Outra vantagem bastante convincente é a economia em tempo e dinheiro. Isso porque não será preciso calcular deslocamentos, alimentação fora de casa, entre outros gastos. A mensalidade também pode apresentar diferenças consideráveis entre um curso presencial e um EAD.