AVISOS

Processo Seletivo Medicina Cachoeiro de Itapemirim - ClassificadosAmpla Concorrência Programa de Acesso ao Ensino Superior Classificação individual
  • Blog

Afinal, como funciona a faculdade a distância?

Mesmo com o crescente número de estudantes que optam por realizar um curso EAD, ainda existem diversas pessoas com dúvidas sobre como funciona a faculdade a distância. São muitas questões que surgem na cabeça de quem intenção de fazer uma graduação nesta modalidade e todas elas, muito válidas.

Por exemplo, como são realizadas as aulas, como funciona a interação entre aluno e professores ou se as faculdades EAD são reconhecidas pelo MEC. Por isso, criamos este breve guia com a função de responder às principais dúvidas em relação ao tema.

Os cursos no formato EAD são aprovados do MEC?

Uma questão muito comum para quem deseja entender como funciona a faculdade a distância. Sim, as graduações EAD são reconhecidas pelo MEC. Ambos os modos de estudo – presencial ou a distância – passam pelos mesmos critérios de avaliação do Ministério da Educação.

Por conta disso, independente da modalidade, a grade curricular dos cursos costumam ter exatamente os mesmos conteúdos para não haver diferenciação. Desta maneira, todos os alunos saem formados das melhores faculdades EAD com a mesma base de conteúdos dos estudantes que realizaram a graduação de forma presencial.

Como são realizadas as aulas?

Nos cursos de graduação EAD, os conteúdos das aulas são disponibilizados no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). A plataforma digital também permite que os alunos acessem o plano de ensino, cronograma de atividades, materiais de estudo, exercícios e outras atividades acadêmicas.

Existe uma interação entre alunos e professores?

A comunicação entre professores e alunos acontece por meio do AVA. A plataforma possui fóruns e chats onde é possível trocar informações com outros estudantes e participar de discussões sobre a matéria. O contato com o docente também pode ocorrer por e-mail. Então, mesmo a distância, existe uma “convivência acadêmica” de forma virtual.

Como são feitas as avaliações ao longo do curso?

Esta é outra questão muito comum sobre como funciona a faculdade a distância. Parte das avaliações são realizadas pelo próprio AVA com o aluno realizando as atividades e provas dentro da plataforma. Contudo, por exigência do MEC, algumas avaliações são realizadas presencialmente nos polos de estudo da instituição de ensino.

Se é um curso a distância, tem apresentação de TCC?

Assim como as atividades são enviadas para os professores por meio do AVA, as etapas que compõem o trabalho de conclusão de curso (TCC) podem ser apresentadas online. Do outro lado, o orientador ou tutor realiza comentários e correções a respeito do material enviado pelo aluno até a conclusão. Entretanto, algumas instituições podem exigir uma apresentação presencial apenas para testar os reais conhecimentos do estudante.

Existe diferença entre o diploma do curso presencial e EAD?

Dúvida bem recorrente de quem pretende entender como funciona a faculdade a distância. O diploma terá a mesma validade independente da modalidade e certifica que o estudante concluiu a formação de nível superior. Assim, permite que ele continue sua vida acadêmica realizando uma pós-graduação ou utilize o documento em concursos públicos.

Essas costumam ser as principais dúvidas das pessoas que desejam entender como funciona a faculdade a distância. Agora com tudo esclarecido, conheça os cursos no formato EAD da Multivix e invista na sua carreira!